03/02/2010
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar charges sobre a situação dos negros nos dias de hoje no continente africano e comparar a situação de seus descendentes aqui no Brasil.
O professor deverá ter trabalhado o tipo de exploração que o continente africano sofre atualmente, depois da exploração por tráfico humano do passado, onde sua população era retirada à força do local em que viviam para serem utilizados como escravos. Deverá também ter trabalhado os resquícios da escravidão no Brasil, como a pobreza da maioria dos negros brasileiros e a discriminação sofrida por eles ainda nos dias de hoje.
Para realização desta aula o professor deverá apresentar em uma transparência, data show ou até mesmo uma cópia para cada aluno as três charges a seguir:
1° Passo: O professor deverá perguntar aos alunos qual a ligação entre as três charges;
2º Passo: Assim que os alunos identificarem o assunto que será discutido na aula, o professor deverá apresentar os principais pontos de interligação entre as charges, como:
- O processo de exploração do povo africano, perguntando se hoje esse processo acontece como aconteceu antes e o porquê não acontece?
- Qual é o novo tipo de exploração no continente, perguntando se ele é pobre ou rico em recursos naturais e qual a sua importância econômica para o restante do mundo?
- Qual é a atual situação aqui no Brasil dos descendentes dos africanos que foram escavizados e foram responsáveis pela geração de uma enorme riqueza no passado deste país.
3º Passo: Depois do debate com os alunos o professor deverá pedir que os alunos façam um pequeno texto para protestar sobre o tema.
4º Passo: O professor deverá pedir aos alunos cada um deles vá até a frente da sala e leia seu protesto.
5º Passo: Os alunos deverão eleger o melhor texto e escreve-lo em um cartaz e pendurar no mural da sala.
Para maiores informações sobre o continente africano acessar o site:
http://www.africaeafricanidades.com
Sobre o processo histórico de exploração do continente africano acessar o site:
O professor poderá realizar a avaliação durante o debate com os alunos e também durante a leitura dos textos elaborados pelos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/06/2010
Cinco estrelasGostei muito, a criatividade para trabalhar o tema é muito claro e faz com que os alunos compreendam a idéia proposta com tranquilidade é e o tipo de aula que prende a atenção do aluno.