Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso de charges para o ensino da exploração do continente africano

 

03/02/2010

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar  charges sobre a situação dos negros nos dias de hoje no continente africano e comparar a situação de seus descendentes aqui no Brasil.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá ter trabalhado o tipo de exploração que o continente africano sofre atualmente, depois da exploração por tráfico humano do passado, onde sua população era retirada à força do local em que viviam para  serem utilizados como escravos. Deverá também ter trabalhado os resquícios da escravidão no Brasil, como a pobreza da maioria dos negros brasileiros e a discriminação sofrida por eles ainda nos dias de hoje.

Estratégias e recursos da aula

Para realização desta aula o professor deverá apresentar  em uma transparência, data show ou até mesmo uma cópia para cada aluno as três charges a seguir:

undefined

undefined

1° Passo: O professor deverá perguntar aos alunos qual a ligação entre as três charges;

2º Passo: Assim que os alunos identificarem o assunto que será discutido na aula, o professor deverá apresentar os principais pontos de interligação entre as charges, como:

- O processo de exploração do povo africano, perguntando se hoje esse processo acontece como aconteceu antes e o porquê não acontece?

- Qual é o novo tipo de exploração no continente, perguntando se ele é pobre ou rico em recursos naturais e qual a sua importância econômica para o restante do mundo?

- Qual é a atual situação aqui no Brasil dos descendentes dos africanos que foram escavizados e foram responsáveis pela geração de uma enorme riqueza no passado deste país.

3º Passo: Depois do debate com os alunos o professor deverá pedir que os alunos façam um pequeno texto para protestar sobre o tema.

4º Passo: O professor deverá pedir aos alunos cada um deles vá até a frente da sala e leia seu protesto.

5º Passo: Os alunos deverão eleger o melhor texto e escreve-lo em um cartaz e pendurar no mural da sala.

Recursos Complementares

Para maiores informações sobre o continente africano acessar o site:

http://www.africaeafricanidades.com

Sobre o processo histórico de exploração do continente africano acessar o site:

http://www.historianet.com.br

Avaliação

O professor poderá realizar a avaliação durante o debate com os alunos e também durante a leitura dos textos elaborados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Nelí Bertussi Silva , Colégio Estadual Porto Seguro Ensino Fundamental e Médio , Paraná - disse:
    nbsilva1963@gmail.com

    17/06/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, a criatividade para trabalhar o tema é muito claro e faz com que os alunos compreendam a idéia proposta com tranquilidade é e o tipo de aula que prende a atenção do aluno.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.