25/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
• Classificar palavras quanto ao número de sílabas.
• Desenvolver a oralidade e a escrita.
• Levar o aluno a analisar e refletir as formas de leitura e escrita quanto a entonação e ritmo das palavras da língua materna.
• Desenvolver a capacidade de aceitar o outro e as decisões do grupo.
O aluno deverá saber separar as sílabas das palavras.
Obs: Alunos do quarto ano do Ensino Fundamental Inicial.
Estratégias e recursos da aula.
• Turma dividida em quatro grupos.
• Cola, caderno, quadro de giz.
• Retirar quatro palavras do texto “Receita para pegar saci”, colar em uma cartolina.
• Registro da atividade no caderno.
• Ficha para completar juntos em sala de aula (avaliação).
• Espelhos.
Atividade 1
Pedir para que os alunos colem no caderno a receita para pegar saci do tio Barnabé.
Atividade 2
Distribuir para cada grupo uma palavra que esteja no texto da "Receita para pegar saci". Pedir que eles cortem a palavra e descubram quantas sílabas têm em cada uma delas.
Quando pronunciamos uma palavra lentamente dividimos a palavra em pequenos segmentos de som. Para isso a professora deve levar espelhos para sala de aula e pedir para o aluno olhar o movimento da boca quando pronunciar uma palavra.
Atividade 3
Apresentação dos grupos:
Obs: Conforme a apresentação de cada grupo a professora faz o registro no quadro negro e o aluno copia no caderno.
• Grupo 1:
O grupo 1 apresenta a palavra “atirada” e mostra que separou a palavra em 4 sílabas. A professora parabeniza o grupo e complementa dizendo que as palavras que separamos em quatro ou mais sílabas são chamadas de polissílabas.
• Grupo 2:
O grupo 2 apresenta a palavra “taquara” e mostra que separou a palavra em três sílabas. A professora parabeniza o grupo e complementa dizendo que as palavras que separamos em três sílabas são chamadas de trissílabas.
• Grupo 3:
O grupo 3 apresenta a palavra “saci” e mostra que separou a palavra em duas sílabas. A professora parabeniza o grupo e complementa dizendo que as palavras que separamos em duas sílabas são chamadas de dissílabas.
• Grupo 4:
O grupo 4 apresenta a palavra “bem” e mostra que esta palavra não se separa, pois ela só tem uma sílaba. A professora parabeniza o grupo e complementa dizendo que as palavras que só têm uma sílaba são chamadas de monossílabas.
Atividade 4
O professor entrega uma ficha para sistematizar o conteúdo dado.
Avaliação será feita em conjunto. A professora entrega uma ficha para sistematizar o conceito e a ficha é resolvida em grupo. É uma avaliação cooperativa onde um ajuda o outro. A professora deve ficar atenta para dúvidas que surgirem ao longo da atividade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!