Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Receita para pegar Saci. Classificando palavras quanto ao número de sílabas (aula 2)

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Classificar palavras quanto ao número de sílabas.
• Desenvolver a oralidade e a escrita.
• Levar o aluno a analisar e refletir as formas de leitura e escrita quanto a entonação e ritmo das palavras da língua materna.
• Desenvolver a capacidade de aceitar o outro e as decisões do grupo.

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 O aluno deverá saber separar as sílabas das palavras.

Obs: Alunos do quarto ano do Ensino Fundamental Inicial.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula.


• Turma dividida em quatro grupos.
• Cola, caderno, quadro de giz.
• Retirar quatro palavras do texto “Receita para pegar saci”, colar em uma cartolina.
• Registro da atividade no caderno.
• Ficha para completar juntos em sala de aula (avaliação).
• Espelhos.

Atividade 1


Pedir para que os alunos colem no caderno a receita para pegar saci do tio Barnabé.

Atividade 2

Distribuir para cada grupo uma palavra que esteja no texto da "Receita para pegar saci". Pedir que eles cortem a palavra e descubram quantas sílabas têm em cada uma delas.

   Quando pronunciamos uma palavra lentamente dividimos a palavra em pequenos segmentos de som. Para isso a professora deve levar espelhos para sala de aula e pedir para o aluno olhar o movimento da boca quando pronunciar uma palavra.

Atividade 3

Apresentação dos grupos:


Obs: Conforme a apresentação de cada grupo a professora faz o registro no quadro negro e o aluno copia no caderno.

Grupo 1:

O grupo 1 apresenta a palavra “atirada” e mostra que separou a palavra em 4 sílabas. A professora parabeniza o grupo e complementa dizendo que as palavras que separamos em quatro ou mais sílabas são chamadas de polissílabas.

• Grupo 2:

O grupo 2 apresenta a palavra “taquara” e mostra que separou a palavra em três sílabas. A professora parabeniza o grupo e complementa dizendo que as palavras que separamos em três sílabas são chamadas de trissílabas.

Grupo 3:

O grupo 3 apresenta a palavra “saci” e mostra que separou a palavra em duas sílabas. A professora parabeniza o grupo e complementa dizendo que as palavras que separamos em duas sílabas são chamadas de dissílabas.

Grupo 4:


O grupo 4 apresenta a palavra “bem” e mostra que esta palavra não se separa, pois ela só tem uma sílaba. A professora parabeniza o grupo e complementa dizendo que as palavras que só têm uma sílaba são chamadas de monossílabas.

Atividade 4

 O professor entrega uma ficha para sistematizar o conteúdo dado.

Avaliação

Avaliação será feita em conjunto. A professora entrega uma ficha para sistematizar o conceito e a ficha é resolvida em grupo. É uma avaliação cooperativa onde um ajuda o outro. A professora deve ficar atenta para dúvidas que surgirem ao longo da atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.