Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O efeito de sentido consequente do uso da pontuação

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o efeito de sentido consequente do uso da vírgula, ou da ausência dela, em orações subordinadas adjetivas; refletir sobre o uso desse recursos da língua.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que é período composto por subordinação e já ter aprendido as orações subordinadas adjetivas.

Estratégias e recursos da aula

 Recursos

internet

datashow

exercícios xerocados

atividades em pequenos grupos

Aula 1 e 2

Atividade 1 grupo de 4 alunos

Motivação

Para introduzir o tema, o professor exibe em datashow a notícia disponível no blog: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2009/11/kassab-cria-calcada-da-fama-os.html#links http:// . Faz a leitura para contextualizar o assunto, e a partir da manchete:

" Kassab cria calçada da fama. Os moradores que vão pagar a conta, protestam"., pedem  aos alunos, se organizem em grupo de 4, e  conversem sobre as seguintes questões para depois respondê-las oralmente: 1) São todos os moradores os que protestam? Ou a ação se restringe apenas àqueles que pagam a conta? 2) Haveria mudança de sentido se se usasse a vírgula no período:"Os moradores, que vão pagar a conta, protestam". Que mudança de sentido ocorreria?

Atividade 2

Os alunos apresentam suas reflexões e o professor explica então que em determinadas situações o uso da virgula, ou a falta dela, pode mudar o sentido da informação, criando assim um efeito não esperado.  

 Atividade 2 - grupo de 3 alunos

O professor distribui cópias do seguinte exercício para os grupos discutirem e resolverem:

1) Escreva as informações abaixo em dois períodos compostos distintos, de maneira que em um expresse a idéia de totalidade e, em em outro, de restrição.

Veja o modelo: A prefeitura vai autuar os camelôs. Eles não estão em dia com os impostos.

                       A prefeitura vai autuar os camelôs que não estão em dia com os impostos.

                       A prefeitura vai autuar os camelôs, que não estão em dia com os impostos.

 a) Os professores entraram em greve. Eles não poderão ser substituídos.

  b) A revista 'Mulheres' tem novo visual. Assista amanhã a esta eletrônica feminina. Ela é a referência do gênero na tv.

  c) Os bancários devem ir ao departamento de recursos humanos. Eles enviaram seus pedidos de demissão à gerência. 

  d) As crianças serão enviadas a orfanatos . Elas foram desabrigadas pela chuva.

 2) Compare a crítica de dois comentaristas da política a respeito do fato abaixo, para em seguida responder à questão que se segue:

Comentaista 1:  _Os políticos, que praticam fraudes, devem perder definitivamente seus cargos.

Comentarita 2: _ Os políticos que praticam fraudes devem perder definitivamente seus cargos.

a) Que comentário desmoraliza todos os políticos? Justifique.

b) O que possibilita tal interpretação?

3) Considere as seguintes manchetes para um mesmo acontecimento:

Manchete 1: As pessoas que foram desabrigadas pelas chuvas serão encaminhadas para as escolas.

Manchete 2: As pessoas, que foram desabrigadas pelas chuvas, serão encaminhadas para as escolas.

A partir de que manchete pode-se deduzir que, no local onde houve desabrigados, pemanecerão moradores?

4) Certo jornal publica notícia sobre o fim da paralisação das aulas, com a manchete:"Professores que tiveram suas reivindicações ate ndidas retornam às a ulas".

 As famílias enviam então seus filhos à escola.  

a) Considerando a atitude das famílias, pode-se dizer que e las interpretaram corret amente a manchete ? Ou a manchete  ; gerou ambiguidade  para o leitor? Explique.

Atividade 3

Correção pelo professor das atividades

Recursos Complementares

O professor poderá desenvolver também as atividades sobre o uso da vírgula em:

http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/imprimir.php?id=1551

Avaliação
O professor verificará se os alunos compreendem que o uso da vírgula, o a falta dela,  em orações subordinadas adjetivas poderá mudar o sentido da informação. A avaliação poderá ser quantitativa, desde que se mantenha o mesmo nível de exigência dos exercícios propostos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.