25/11/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Analisar o efeito de sentido consequente do uso da vírgula, ou da ausência dela, em orações subordinadas adjetivas; refletir sobre o uso desse recursos da língua.
Saber o que é período composto por subordinação e já ter aprendido as orações subordinadas adjetivas.
Recursos
internet
datashow
exercícios xerocados
atividades em pequenos grupos
Aula 1 e 2
Atividade 1 grupo de 4 alunos
Motivação
Para introduzir o tema, o professor exibe em datashow a notícia disponível no blog: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2009/11/kassab-cria-calcada-da-fama-os.html#links http:// . Faz a leitura para contextualizar o assunto, e a partir da manchete:
" Kassab cria calçada da fama. Os moradores que vão pagar a conta, protestam"., pedem aos alunos, se organizem em grupo de 4, e conversem sobre as seguintes questões para depois respondê-las oralmente: 1) São todos os moradores os que protestam? Ou a ação se restringe apenas àqueles que pagam a conta? 2) Haveria mudança de sentido se se usasse a vírgula no período:"Os moradores, que vão pagar a conta, protestam". Que mudança de sentido ocorreria?
Atividade 2
Os alunos apresentam suas reflexões e o professor explica então que em determinadas situações o uso da virgula, ou a falta dela, pode mudar o sentido da informação, criando assim um efeito não esperado.
Atividade 2 - grupo de 3 alunos
O professor distribui cópias do seguinte exercício para os grupos discutirem e resolverem:
1) Escreva as informações abaixo em dois períodos compostos distintos, de maneira que em um expresse a idéia de totalidade e, em em outro, de restrição.
Veja o modelo: A prefeitura vai autuar os camelôs. Eles não estão em dia com os impostos.
A prefeitura vai autuar os camelôs que não estão em dia com os impostos.
A prefeitura vai autuar os camelôs, que não estão em dia com os impostos.
a) Os professores entraram em greve. Eles não poderão ser substituídos.
b) A revista 'Mulheres' tem novo visual. Assista amanhã a esta eletrônica feminina. Ela é a referência do gênero na tv.
c) Os bancários devem ir ao departamento de recursos humanos. Eles enviaram seus pedidos de demissão à gerência.
d) As crianças serão enviadas a orfanatos . Elas foram desabrigadas pela chuva.
2) Compare a crítica de dois comentaristas da política a respeito do fato abaixo, para em seguida responder à questão que se segue:
Comentaista 1: _Os políticos, que praticam fraudes, devem perder definitivamente seus cargos.
Comentarita 2: _ Os políticos que praticam fraudes devem perder definitivamente seus cargos.
a) Que comentário desmoraliza todos os políticos? Justifique.
b) O que possibilita tal interpretação?
3) Considere as seguintes manchetes para um mesmo acontecimento:
Manchete 1: As pessoas que foram desabrigadas pelas chuvas serão encaminhadas para as escolas.
Manchete 2: As pessoas, que foram desabrigadas pelas chuvas, serão encaminhadas para as escolas.
A partir de que manchete pode-se deduzir que, no local onde houve desabrigados, pemanecerão moradores?
4) Certo jornal publica notícia sobre o fim da paralisação das aulas, com a manchete:"Professores que tiveram suas reivindicações ate ndidas retornam às a ulas".
As famílias enviam então seus filhos à escola.
a) Considerando a atitude das famílias, pode-se dizer que e las interpretaram corret amente a manchete ? Ou a manchete ; gerou ambiguidade para o leitor? Explique.
Atividade 3
Correção pelo professor das atividades
O professor poderá desenvolver também as atividades sobre o uso da vírgula em:
http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/imprimir.php?id=1551
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!