Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Peteca : Os sentidos do Jogo popular e do Esporte

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar que existem sentidos diferentes entre a prática social do jogo de peteca e do esporte peteca;

- Construir referências sobre a peteca como jogo e como esporte;

- Aprender a construir uma peteca a partir de material alternativo.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos: Imagens de pessoas jogando peteca como brincadeira popular e como esporte, saquinhos de leite, retalhos de pano, barbante e tesoura sem ponta.

Atividade 1: Peteca é brincadeira popular ou esporte?

Iniciar aula apresentando para a turma imagens de pessoas comuns e atletas jogando peteca.

Vídeos peteca:

Campeonato Brasileiro de Peteca 2004 - Final

http://www.youtube.com/watch?v=vgKkO0cZ7Fw

Peteca em Capim Branco
http://www.youtube.com/watch?v=7zcDxajQc0Q&feature=related

Imagens

http://www.blogtribuna.com.br/OlhoVivo/ImageBank/FCKEditor/image/peteca.jpg


Em seguida questionar se peteca é brincadeira ou esporte? Partindo do depoimento das crianças, dar início a uma breve exposição sobre a peteca, uma manifestação que nasceu como jogo e brincadeira e se transformou em esporte. Apontar aqui as diferenças entre as brincadeiras e os esportes (exemplo: os esportes têm regras fixadas por uma confederação, campeonatos nacionais e internacionais e profissionalização de sua prática. Já as brincadeiras, são criadas pelas pessoas, passam de geração em geração, as pessoas jogam para se divertirem e as regras podem ser mudadas de acordo com as necessidades do grupo que participa).

Atividade 2 : Aprendendo a fazer uma peteca

Estando cada criança de posse de um saquinho de leite (vazio e lavado), um pouco de retalhos de pano ou jornal, uma tesoura sem ponta e um pedaço de barbante, os passos para construção da peteca são:

1 - abra o saquinho de leite cortando na lateral
2 - coloque um pouco de retalho de pano no meio
3 – embrulhe “como se fosse um ovo da páscoa” e amarre com barbante
4 – picote a parte de cima da peteca (imitando peninhas)

Imagens do arquivo do departamento de educação física do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF

Fonte das imagens



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/aa/Modernpeteca.jpg


http://pt.artesanum.com/upload/grande/1/0/1/peteca-1-9533.jpg


http://www.moderna.com.br/didaticos/ef1/buriti/fazendo/brincando/indio/images/peteca.jpg

Atividade 3: Brincando de peteca x jogando o esporte peteca


Neste momento da aula o professor (a) pedirá que a turma se divida em dois grupos:
Um para brincar de peteca em roda ou em dupla, e outro para jogar o esporte peteca utilizando uma pequena corda imitando a rede que separa os times, delimitando o espaço de jogo e cada partida poderá ser de 5 pontos. O professor deverá adaptar o conjunto de regras oficiais da peteca a faixa etária.

MAIS INFORMAÇÕES

Atividade 4: Organizando as idéias

Após a experimentação reunir as crianças para uma avaliação das percepções das duas práticas lembrando que o destaque aqui se dá em relação aos objetivos do rebater a peteca: na brincadeira, rebatemos para manter a peteca no alto sem cair, já no esporte, rebatemos para dificultar a ação dos colegas do outro time no momento do jogo e marcar ponto.

Avaliação
Avaliação: A avaliação desta aula se dará durante a atividade 4 através da observação do professor (a) durante o diálogo final identificando se as crianças apreenderam as diferenças entre os sentidos existentes entre o esporte peteca e a brincadeira peteca.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Francisco Carlos Soares, febrape/DF , Distrito Federal - disse:
    chicaopeteca@gmail.com

    05/10/2010

    Quatro estrelas

    Brilhante seu trabalho, sou professor de e. f. e desnvolvo trabalho de multiplicadores da modalidade p/ professores junto a secretria de educação além de coordenar os jogos estudantil regionais de peteca aqui em taguatinga/DF. Estou tentando levar a modalidade a nivel de DF mas estou encontrando muita resistência por conta do pouco conhecimento e desinteresse das pessoas que gerenciam o departamnto de E. F. da secretaria deeducão do DF. Nossa federação está empenhada em conseguir este espaço.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.