23/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Identificar que existem sentidos diferentes entre a prática social do jogo de peteca e do esporte peteca;
- Construir referências sobre a peteca como jogo e como esporte;
- Aprender a construir uma peteca a partir de material alternativo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Recursos: Imagens de pessoas jogando peteca como brincadeira popular e como esporte, saquinhos de leite, retalhos de pano, barbante e tesoura sem ponta.
Iniciar aula apresentando para a turma imagens de pessoas comuns e atletas jogando peteca.
Vídeos peteca:
Campeonato Brasileiro de Peteca 2004 - Final
http://www.youtube.com/watch?v=vgKkO0cZ7Fw
Peteca em Capim Branco
http://www.youtube.com/watch?v=7zcDxajQc0Q&feature=related
Imagens
http://www.blogtribuna.com.br/OlhoVivo/ImageBank/FCKEditor/image/peteca.jpg
Em seguida questionar se peteca é brincadeira ou esporte? Partindo do depoimento das crianças, dar início a uma breve exposição sobre a peteca, uma manifestação que nasceu como jogo e brincadeira e se transformou em esporte. Apontar aqui as diferenças entre as brincadeiras e os esportes (exemplo: os esportes têm regras fixadas por uma confederação, campeonatos nacionais e internacionais e profissionalização de sua prática. Já as brincadeiras, são criadas pelas pessoas, passam de geração em geração, as pessoas jogam para se divertirem e as regras podem ser mudadas de acordo com as necessidades do grupo que participa).
Estando cada criança de posse de um saquinho de leite (vazio e lavado), um pouco de retalhos de pano ou jornal, uma tesoura sem ponta e um pedaço de barbante, os passos para construção da peteca são:
1 - abra o saquinho de leite cortando na lateral
2 - coloque um pouco de retalho de pano no meio
3 – embrulhe “como se fosse um ovo da páscoa” e amarre com barbante
4 – picote a parte de cima da peteca (imitando peninhas)
Imagens do arquivo do departamento de educação física do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF
Fonte das imagens
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/aa/Modernpeteca.jpg
http://pt.artesanum.com/upload/grande/1/0/1/peteca-1-9533.jpg
http://www.moderna.com.br/didaticos/ef1/buriti/fazendo/brincando/indio/images/peteca.jpg
Neste momento da aula o professor (a) pedirá que a turma se divida em dois grupos:
Um para brincar de peteca em roda ou em dupla, e outro para jogar o esporte peteca utilizando uma pequena corda imitando a rede que separa os times, delimitando o espaço de jogo e cada partida poderá ser de 5 pontos. O professor deverá adaptar o conjunto de regras oficiais da peteca a faixa etária.
MAIS INFORMAÇÕES
Após a experimentação reunir as crianças para uma avaliação das percepções das duas práticas lembrando que o destaque aqui se dá em relação aos objetivos do rebater a peteca: na brincadeira, rebatemos para manter a peteca no alto sem cair, já no esporte, rebatemos para dificultar a ação dos colegas do outro time no momento do jogo e marcar ponto.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/10/2010
Quatro estrelasBrilhante seu trabalho, sou professor de e. f. e desnvolvo trabalho de multiplicadores da modalidade p/ professores junto a secretria de educação além de coordenar os jogos estudantil regionais de peteca aqui em taguatinga/DF. Estou tentando levar a modalidade a nivel de DF mas estou encontrando muita resistência por conta do pouco conhecimento e desinteresse das pessoas que gerenciam o departamnto de E. F. da secretaria deeducão do DF. Nossa federação está empenhada em conseguir este espaço.