Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Vivenciar novas experiências que contribuem para modificar a compreensão que têm do mundo à sua volta.
•Acessar novas informações que podem modificar a compreensão que tem do mundo à sua volta.
•Articular conhecimentos de modo mais significativo e abrangente
•Conhecer o papel dos meios de comunicação de massa, que hoje são um veículo importantíssimo de disseminação da cultura.
•Conhecer as influências do poder dos meios de comunicação na formação de nossa cultura.
•Analisar criticamente o papel dos meios de comunicação de massa na dinâmica cultural brasileira, reconhecendo sua responsabilidade social.

Duração das atividades
Aproximadamente 03 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Gênero textual - Tabela: estrutura, função e linguagem

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula:

As estratégias utilizadas são:
Aula dialogada
Pesquisa
Leitura de texto
Interpretação de tabela
Trabalho de grupo


1° Passo

a) O professor, com os alunos reunidos em círculo propõe falar sobre os meios de comunicação de massa: O que você entende por meio de comunicação de massa?

b) Propor à turma que completem o quadro abaixo, a partir das experiências individuais. Quem de vocês tem o hábito de:
-ouvir rádio.
- assistir televisão.
- ler jornal ou revista
- usar a Internet

c) A partir das respostas, o professor registra o resultado da pesquisa:

Ouvir rádio Assistir televisão Ler jornais/revistas Acessar a Internet


d) O professor comenta os dados finais da pesquisa concluindo as preferências da turma quanto aos recursos usados como meios de comunicação.

2° Passo

a) O professor faz a leitura de um pequeno trecho sobre os meios de comunicação social de massa e solicita que alguns alunos façam também a leitura oral do texto.
Este material pode ser apresentado para a turma em forma de um cartaz, cópia ou lâmina para o retro-projetor.

Meios de comunicação de massa


Os meios de comunicação social de massa invadem nossas casas diariamente e absorvemos os conteúdos transmitidos por esses veículos. Eles influenciam a maneira de pensarmos, de sentirmos e de nos comportamos. É importante que analisemos criticamente os conteúdos transmitidos, refletindo sobre a relevância das informações, o apelo para o consumo exagerado, a forma como a informação é transmitida, dentre outros.


http://educacao.uol.com.br/planos-aula/como-realizar-programa-de-radio.jhtm

3° Passo

a) Após a leitura oral, o professor propõe a seguinte discussão:

- Qual é o assunto tratado no texto?
- De acordo com o texto, qual a conseqüência para nós, da invasão dos meios de comunicação em nossos lares?
- Vocês concordam com a afirmativa do texto de que estes veículos de comunicação nos influenciam? Como?
- Cite um benefício e um prejuízo desta invasão.
- Cite um exemplo de uma situação em que a sociedade se deixa levar pela influência dos meios de comunicação?
- O texto sugere que ao ouvirmos uma mensagem é necessário fazer uma análise critica sobre o conteúdo dela. Você tem este hábito?

4º passo:

a) O professor poderá escolher dentre as tantas mensagens veiculadas na mídia ( oral ou escrita) e propor que os alunos façam uma análise do seu conteúdo:

- Qual é o conteúdo essa mensagem repassa?
- Qual é o objetivo dela?
- Que recursos o autor da mensagem utilizou para atingir seu objetivo?
- Qual é sua opinião sobre essa mensagem?

5° passo

a) Dividir a turma em grupos para que façam uma pesquisa de opinião na escola sobre meios de comunicação a partir das seguintes orientações:

-Os hábitos dos entrevistados com relação aos meios de comunicação.
-O que os entrevistados acham dos programas que ouvem ou assistem
-Como os meios de comunicação influenciam as ações dos entrevistados
-O que os entrevistados acham da qualidade dos programas
-Qual a conseqüência dos meios de comunicação na formação da auto-imagem do entrevistado

b) A turma se reúne para preparar as perguntas que serão feitas aos entrevistados, a partir dos aspectos discutidos anteriormente.

c) Socialização das perguntas e comentários do professor.


6° passo

a) Realização das entrevistas.

b) Socialização das respostas a partir da produção coletiva de texto. Para isso o professor propõe a seguinte situação de produção de textos: Vamos imaginar que somos jornalistas e que devemos escrever uma notícia para ser publicada no jornal da cidade relatando o resultado da pesquisa que realizamos.

c) Produção do texto. O professor poderá propor a cópia dessa produção.

7° Passo

a) O professor apresenta a tabela abaixo. Propõe a leitura, explicando a sua estrutura, função e linguagem.

Domicílios Brasileiros (%) com Rádio e TV


%                          2001        2002      2003       2004       2005       2006        2007
Rádio                     88,0         87,9       87,8        87,8         88,0         87,9         88,1
Televisão              89,0         90,0        90,1        90,3         91,4         93,0        94,5
Domicílios             46.507     48.036    49.712    51.753    53.114    54.610     56.344
*milhares de domicílios

Nota: Até 2003, não inclui a população da área rural de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Fonte: PNAD (IBGE)

b) Após esse primeiro contato, o professor propõe a discussão das seguintes questões:

- O que essa tabela nos informa?
- Qual o período das informações da tabela?
- Observando a linha referente ao rádio o que você pode concluir?
- Observando a linha referente à televisão o que você pode concluir?
- Observando a linha referente aos domicílios o que você conclui?

c) O que podemos concluir ao analisarmos essa tabela?

Recursos Educacionais

Domicílios com TV no Brasil
http://www.teleco.com.br/nrtv.asphttp://www.teleco.com.br/nrtv.asp


http://educacao.uol.com.br/planos-aula/como-realizar-programa-de-radio.jhtm

Recursos Complementares


Como a comunidade vê a programação das emissoras publicas:
http://veja.abril.com.br/031203/p_138.html

Avaliação

A participação e aprendizagem dos alunos serão avaliadas durante o desenrolar das atividades propostas.As idéias desenvolvidas durante as aulas serão avaliadas nas atitudes dos alunos nos trabalhos de grupos, nas discussões e na participação das interações em sala de aula. A elaboração das perguntas para a entrevista é um instrumento com o qual o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.