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As qualidades físicas e a qualidade de vida

 

26/11/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar as principais qualidades físicas e relacionar com atividades corporais mais diversas.

Duração das atividades
2 aula de 50 minutos (100 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos tratados na aula: "Discutindo a qualidade de vida"

Estratégias e recursos da aula

Os alunos serão reunidos em um círculo e serão indagados se alguém já ouviu falar no termo “qualidade (ou capacidade) física”, e onde usualmente este termo é empregado. Relatar aos alunos a definição deste referido termo contido em http://educadorfisico.wordpress.com/2009/03/30/capacidades-fisicas/ . “Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidad es físicas motoras pa ssíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos”. Após isto, indagar aos mesmos quais atributos que o nosso corpo pode realizar que se encaixam neste conceito.

Atividade 1: conhecendo as várias formas de força

Organizar os alunos em duas equipes e realizar um ‘cabo de guerra”: cada equipe deve ficar em uma das pontas de uma corda com um lenço amarrado no ponto médio da mesma. O objetivo consiste em uma das equipes puxar a equipe antagônica para o seu lado, ou que o lenço ultrapasse uma marca que será feita no chão.

Após a prática, questionar aos alunos o que foi preciso para que as equipes realizassem com sucesso o jogo (espera-se que respondam força). Apresentar a definição de força contida em  http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/41.htm 

Força - É a qualidade física que permite um músculo ou grupo de músculos produzir tensão e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar. Pode ser de 3 tipos:

  1. Força Dinâmica;

  2. Força Estática;

  3. Força Explosiva

Explicar aos alunos que esta é uma das qualidades físicas e que pode ser dividida em vários tipos, sendo ambas utilizadas nesta brincadeira: a força explosiva ao iniciar a atividade, a força estática quando se tenta segurar a equipe oponente e a força dinâmica ao se puxar  para vencer.

Atividade 2: conhecendo as várias formas de resistência:

O professor deverá dividir os alunos em 2 grupos. Cada grupo irá realizar um tipo de corrida diferente:

O primeiro deverá correr o mais rápido possível a distância de 50 metros;

O outro deverá correr por 5 minutos.

Questionar aos alunos qual foi a capacidade que o corpo precisa ter para que sejam realizadas tais atividades (direcionar para o termo resistência). Explicar aos alunos também que existem formas de resistência variadas: a resistência anaeróbica (capacidade de resistir a estímulos intensos) e aeróbica (capacidade de resistir a estímulos longos). Apresentar o conceito: Resistência - É a qualidade física que permite um esforço proveniente de exercícios prolongados, durante um determinado tempo. Pode ser de 3 tipos :

Resistência aeróbia - é  definida como sendo uma qualidade física que permite a um atleta sustentar por um período longo de tempo uma atividade física relativamente generalizada em condições aeróbicas, isto é, nos limites do equilíbrio fisiológico denominado "steady-state".

Resistência anaeróbica - Permite ao atleta sustentar a atividade em débito de 02. A principal variável é o tempo. O objetivo é resistir a uma solicitação superior ao "Steady-State", mantendo a velocidade e o ritmo apesar do crescente débito de O2. Provoca fadiga bioquímica e neuro-muscular.

Resistência muscular localizada - Permite ao atleta realizar num tempo maior possível a repetição de um movimento com a mesma eficiência. Permite a continuação do esforço tanto em condições aeróbicas quanto anaeróbicas. Depende da duração do esforço para determinados grupos musculares. Provoca fadiga periférica (circulatória e motriz) e também fadiga nervosa.

Atividade 3: conhecendo as várias formas de velocidade:

Os alunos serão divididos em duplas e realizarão a brincadeira “ quem pega primeiro”: um aluno ficará com uma tampinha de garrafa na palma da sua mão, enquanto o outro deverá pegá-la antes que o primeiro feche-a.

Mais uma vez será questionado aos alunos qual a qualidade física envolvida, direcionando para a velocida de que pode ser de reação (vivenciada na atividade da tampinha) ou de deslocamento (vivenciada na atividade de corrida de 50 metros).

  • Ve locidade - É a qualidade física particu lar do músculo e das coordenad as neuromusculares que permite e execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem numa só e mesma ação, de uma intensidade máxima e de duração breve ou muito breve. Pode ser de 3 tipos:
  1. velocidade de reação
  2. velocidade de deslocamento
  3. velocidade dos membros
Atividade 4: conhecendo a agilidade e a coordenação motora:

Será organizado um pequeno circuito com cones colocados há cerca de 1 metro de distância como mostra a figura http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2009/03/20090326200841fut01.jpg  . Será pedido que os alunos realizem a passagem no menor tempo possível.

Questionar os alunos qual a qualidade física mais preponderante (direcionar para agilidade) e explicar o conceito da referida “capacidade do corpo mudar de direção o mais rápido possível.” Além disto, explicar que nesta atividade existe outra qualidade que é a coordenação motora (explanar sobre o conceito “executar movimentos em um ritmo adequado”

Atividade 5: conhecendo o equilíbrio:

Os alunos serão convidados a percorrer uma pequena distância (cerca de 10 metros) saltitando somente com uma das pernas no solo (a outra deve ser segura com as mãos). Será questionada aos alunos a qualidade física preponderante (equilíbrio).

Atividade 6: conhecendo a flexibilidade:

Os alunos deverão afastar as pernas, de pé, até o seu limite. Será realizada a mesma dinâmica das outras atividades (questionar e apresentar o conceito de flexibilidade apresentados em http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/41.htm

Discutindo as qualidades físicas:

Após esta bateria de atividades, os alunos serão questionados a respeito das qualidades físicas: as qualidades físicas são utilizadas somente nas atividades físicas sistematizadas ou nas diferentes ações corporais em nosso dia-a-dia? Qual a finalidade de desenvolver as qualidades físicas? Quais são as mais importantes para você?

Recursos Complementares
http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/41.htm

site orientador das discussões e fonte dos conceitos apresentados

Avaliação
Propor aos alunos que selecionem práticas corporais diversas destacando quais qualidades físicas são enfatizadas em cada uma delas.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 2/3 - 66.67%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Graziany, IF Sudeste MG/JF , Minas Gerais - disse:
    grandias@ig.com.br

    19/05/2014

    Cinco estrelas

    LI sobre sua aula e penso que ela é muito boa, pois é um esforço de tratar uma temática difícil como as qualidades física. Parabéns!


  • vic, Alemanha - disse:
    vic@bol.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    regular


  • vic, Alemanha - disse:
    vic@bol.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    regular


Sem classificação.
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