26/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno será capaz de identificar as principais qualidades físicas e relacionar com atividades corporais mais diversas.
Conhecimentos tratados na aula: "Discutindo a qualidade de vida"
Os alunos serão reunidos em um círculo e serão indagados se alguém já ouviu falar no termo “qualidade (ou capacidade) física”, e onde usualmente este termo é empregado. Relatar aos alunos a definição deste referido termo contido em http://educadorfisico.wordpress.com/2009/03/30/capacidades-fisicas/ . “Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidad es físicas motoras pa ssíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos”. Após isto, indagar aos mesmos quais atributos que o nosso corpo pode realizar que se encaixam neste conceito.
Organizar os alunos em duas equipes e realizar um ‘cabo de guerra”: cada equipe deve ficar em uma das pontas de uma corda com um lenço amarrado no ponto médio da mesma. O objetivo consiste em uma das equipes puxar a equipe antagônica para o seu lado, ou que o lenço ultrapasse uma marca que será feita no chão.
Após a prática, questionar aos alunos o que foi preciso para que as equipes realizassem com sucesso o jogo (espera-se que respondam força). Apresentar a definição de força contida em http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/41.htm
Força - É a qualidade física que permite um músculo ou grupo de músculos produzir tensão e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar. Pode ser de 3 tipos:
Força Dinâmica;
Força Estática;
Força Explosiva
Explicar aos alunos que esta é uma das qualidades físicas e que pode ser dividida em vários tipos, sendo ambas utilizadas nesta brincadeira: a força explosiva ao iniciar a atividade, a força estática quando se tenta segurar a equipe oponente e a força dinâmica ao se puxar para vencer.
O professor deverá dividir os alunos em 2 grupos. Cada grupo irá realizar um tipo de corrida diferente:
O primeiro deverá correr o mais rápido possível a distância de 50 metros;
O outro deverá correr por 5 minutos.
Questionar aos alunos qual foi a capacidade que o corpo precisa ter para que sejam realizadas tais atividades (direcionar para o termo resistência). Explicar aos alunos também que existem formas de resistência variadas: a resistência anaeróbica (capacidade de resistir a estímulos intensos) e aeróbica (capacidade de resistir a estímulos longos). Apresentar o conceito: Resistência - É a qualidade física que permite um esforço proveniente de exercícios prolongados, durante um determinado tempo. Pode ser de 3 tipos :
Resistência aeróbia - é definida como sendo uma qualidade física que permite a um atleta sustentar por um período longo de tempo uma atividade física relativamente generalizada em condições aeróbicas, isto é, nos limites do equilíbrio fisiológico denominado "steady-state".
Resistência anaeróbica - Permite ao atleta sustentar a atividade em débito de 02. A principal variável é o tempo. O objetivo é resistir a uma solicitação superior ao "Steady-State", mantendo a velocidade e o ritmo apesar do crescente débito de O2. Provoca fadiga bioquímica e neuro-muscular.
Resistência muscular localizada - Permite ao atleta realizar num tempo maior possível a repetição de um movimento com a mesma eficiência. Permite a continuação do esforço tanto em condições aeróbicas quanto anaeróbicas. Depende da duração do esforço para determinados grupos musculares. Provoca fadiga periférica (circulatória e motriz) e também fadiga nervosa.
Os alunos serão divididos em duplas e realizarão a brincadeira “ quem pega primeiro”: um aluno ficará com uma tampinha de garrafa na palma da sua mão, enquanto o outro deverá pegá-la antes que o primeiro feche-a.
Mais uma vez será questionado aos alunos qual a qualidade física envolvida, direcionando para a velocida de que pode ser de reação (vivenciada na atividade da tampinha) ou de deslocamento (vivenciada na atividade de corrida de 50 metros).
Será organizado um pequeno circuito com cones colocados há cerca de 1 metro de distância como mostra a figura http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2009/03/20090326200841fut01.jpg . Será pedido que os alunos realizem a passagem no menor tempo possível.
Questionar os alunos qual a qualidade física mais preponderante (direcionar para agilidade) e explicar o conceito da referida “capacidade do corpo mudar de direção o mais rápido possível.” Além disto, explicar que nesta atividade existe outra qualidade que é a coordenação motora (explanar sobre o conceito “executar movimentos em um ritmo adequado”
Os alunos serão convidados a percorrer uma pequena distância (cerca de 10 metros) saltitando somente com uma das pernas no solo (a outra deve ser segura com as mãos). Será questionada aos alunos a qualidade física preponderante (equilíbrio).
Os alunos deverão afastar as pernas, de pé, até o seu limite. Será realizada a mesma dinâmica das outras atividades (questionar e apresentar o conceito de flexibilidade apresentados em http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/41.htm
Após esta bateria de atividades, os alunos serão questionados a respeito das qualidades físicas: as qualidades físicas são utilizadas somente nas atividades físicas sistematizadas ou nas diferentes ações corporais em nosso dia-a-dia? Qual a finalidade de desenvolver as qualidades físicas? Quais são as mais importantes para você?
site orientador das discussões e fonte dos conceitos apresentados
Três estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/05/2014
Cinco estrelasLI sobre sua aula e penso que ela é muito boa, pois é um esforço de tratar uma temática difícil como as qualidades física. Parabéns!
24/03/2010
Duas estrelasregular
24/03/2010
Duas estrelasregular