26/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno será capaz de entender o conceito de imagem corporal, bem como a conseqüência da influência da mídia na construção desta.
Conhecimentos tratados nas aulas: "As qualidades físicas e a qualidade de vida", "Aspectos fisiológicos das atividades físicas" e "Discutindo a qualidade de vida".
PROFESSOR SOLICITAMOS QUE, PARA ESTA AULA, LEIA O TEXTO INSERIDO COMO RECURSO EDUCACIONAL E TAMBÉM CONHEÇA AS DISCUSSÕES DAS AULAS: "As qualidades físicas e a qualidade de vida", "Aspectos fisiológicos das atividades físicas" e "Discutindo a qualidade de vida"
Solicitar aos alunos que construam um personagem, onde contenha as seguintes características: nome, idade, profissão (se tem), condição financeira, família, relações com os amigos, sonhos e aspirações, etc. Após feito isto, os alunos deverão desenhar o personagem criado em uma cartolina com o máximo de detalhes possível.
Em um segundo momento, apresentar aos alunos as fotos abaixo, fazendo uma pequena explanação, que se segue:
Levantar junto aos alunos algumas questões relativas às fotos: com qual (quais) dos personagens vocês mais se identificam ou admiram? Por quê? Qual destes são heróis? Quais são as características psicológicas destes? Qual vocês gostariam de ser quando eram crianças? Explicar aos discentes que a imagem corporal é construída a partir das percepções e contatos que temos durante nossas vidas. Desta forma, os meios de comunicação têm papel decisivo na construção pessoal da imagem corporal nos dias atuais . Este fato pode ser observado, por exemplo, através de afirmações do tipo:
o homem que tem um porte físico determinado assume determinados padrões comportamentais, como no caso do super-homem (o homem perfeito, com comportamento austero e com corpo musculoso),
o pingüim, que tem um excesso de gordura corporal e ser um vilão doentio,
o shrek, que apresenta a mesma constituição corporal e é um herói fora dos “padrões”, meio estabanado,
ou mesmo o George, que é o magricela atrapalhado.
Ou nos casos femininos a Fiona (que, ao se apaixonar por Shrek, se transforma em ogra, ganhando peso para ficar parecida com seu marido)
ou as heroínas dos dias atuais (3 espiãs e mulher maravilha) apresentam comportamentos“aceitáveis” e um corpo sem presença de gordura.
Assim, podemos entender que os padrões “criados” pelos meios de comunicação (principalmente) podem gerar uma busca incessante pelos corpos dos personagens “aceitáveis”, o que, em casos extremos, causam transtornos graves como a anorexia e a vigorexia.
Os alunos deverão elaborar um texto com o tema: como eu me vejo e como o mundo quer me ver.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!