02/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
O aluno será capaz de entender as dimensões que perpassam o lazer para a aquisição da qualidade de vida.
Conhecimentos tratados nas aulas: "As qualidades físicas e a qualidade de vida", "Aspectos fisiológicos das atividades físicas", "Como você enxerga o seu corpo?" e "Discutindo a qualidade de vida".
Reunir os alunos e pedir que eles relatem como é a sua rotina diária (horário de aula, o que fazem depois das aulas, se fazem cursos, se trabalham, etc.). Questionar aos alunos o que eles entendem por lazer e dentro da rotina deles o que eles fazem com este fim (é provável que respondam que tudo que realizam fora do horário escolar e de trabalho seja lazer). Questionar também quais atividades corporais eles realizam com o fim de lazer e se podemos afirmar que toda prática corporal pode ser considerada lazer (a idéia aqui é entender que existem diversas dimensões das práticas corporais que vão além do lazer, como um meio de trabalho, por exemplo).
Explicar aos alunos que lazer pode ser definido como qualquer coisa que se faça sem nenhum objetivo específico senão a satisfação, partindo dos seguintes pressupostos, segundo http://www.webartigos.com/articles/16030/1/o-conceito-de-lazer-e-seus-varios-estudiosos/pagina1.html
"o lazer tem sido, historicamente, uma atividade necessária ao desenvolvimento bio-psíquico-social do homem;
Propor aos alunos que escolham algumas atividades que mais gostam e realizá-las (preferencialmente corporais).
Após a prática questionar os alunos os motivos que fazem eles gostarem das referidas atividades “porque vocês gostam de jogar estes jogos?”, “vocês se divertiram ao praticá-los?” Explicar a eles que a satisfação causada pela atividade física está intimamente ligada às experiências de vida dos mesmos e, provavelmente, pessoas com condições sócio-econômicas diferentes podem realizar seu lazer de forma distinta.
- o lazer tem sido, historicamente, uma atividade necessária ao desenvolvimento bio-psíquico-social do homem;
- o lazer está relacionado à disponibilidade do tempo livre;
- o lazer diz respeito mais diretamente às classes privilegiadas pela sua situação sócio-econômica;
- a prática do lazer é influenciada, sobretudo pelo Estado, na medida em que este pode programar políticas públicas para o setor, além de oferecer espaços físicos necessários e adequados para a sua execução.
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