08/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
O aluno será capaz de reelaborar o conceito de qualidade de vida a partir das discussões realizadas nas aulas
O lazer e a qualidade de vida. , Como você enxerga o seu corpo? , Aspectos fisiológicos das atividades físicas , As qualidades físicas e a qualidade de vida e Discutindo a qualidade de vida
, bem como entender o processo de construção e aplicação de uma pesquisa.Conhecimentos tratados nas aulas:
O lazer e a qualidade de vida. , Como você enxerga o seu corpo? , Aspectos fisiológicos das atividades físicas , As qualidades físicas e a qualidade de vida e Discutindo a qualidade de vida
Reunir os alunos em círculo e pedir que leiam em voz alta os textos produzidos por eles na aula “DISCUTINDO A QUALIDADE DE VIDA” como critério de avaliação. Em seguida, questionar aos alunos se acham que o descrito nos textos está de acordo com o entendimento que possuem sobre qualidade de vida após este bloco de aulas. A partir da respostas dadas, propor que seja montado um “teste” para saber o nível de qualidade de vida da comunidade que eles vivem (retomar a discussão a respeito da qualidade de vida como algo intimamente ligado aos aspectos econômico sociais).
Os alunos serão divididos em 4 grupos, onde cada um deles deverá elaborar 10 questões de múltipla escolha relacionadas com um tema preestabelecido pelo professor (saúde física, lazer, satisfação com o seu corpo e condições sócio-econômicas).
Ao final, os alunos farão a escolha de 5 questões de cada grupo e montarão o teste, que deverá ser aplicado para verificação.
Os alunos aplicarão este teste na comunidade em que vivem, em uma amostra de 10 pessoas por “pesquisador”.
Os alunos irão discutir os resultados da pesquisa a partir de um painel produzido por eles. O painel devera ser colocado em local de fácil acesso a todos os alunos da escola e, por um tempo determinado grupos de alunos que participaram da pesquisa deverão estar presentes para divulgar o resultado para os demais colegas da escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!