Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


(Re) Construindo a noção de qualidade de vida

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de reelaborar o conceito de qualidade de vida a partir das discussões realizadas nas aulas

O lazer e a qualidade de vida. , Como você enxerga o seu corpo? , Aspectos fisiológicos das atividades físicas , As qualidades físicas e a qualidade de vida  e Discutindo a qualidade de vida

, bem como entender o processo de construção e aplicação de uma pesquisa.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
PROFESSOR, PARA ESTA AULA TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL QUE SEJAM MINISTRADAS AS AULAS: “AS QUALIDADES FÍSICAS E A QUALIDADE DE VIDA”, “ASPECTOS FISIOLÓGICOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS”, “COMO VOCÊ ENXERGA O SEU CORPO?”, “DISCUTINDO A QUALIDADE DE VIDA” E “O LAZER E A QUALIDADE DE VIDA” QUE TRABALHARAM ESTA TEMÁTICA

Reunir os alunos em círculo e pedir que leiam em voz alta os textos produzidos por eles na aula “DISCUTINDO A QUALIDADE DE VIDA” como critério de avaliação. Em seguida, questionar aos alunos se acham que o descrito nos textos está de acordo com o entendimento que possuem sobre qualidade de vida após este bloco de aulas. A partir da respostas dadas, propor que seja montado um “teste” para saber o nível de qualidade de vida da comunidade que eles vivem (retomar a discussão a respeito da qualidade de vida como algo intimamente ligado aos aspectos econômico sociais).

Os alunos serão divididos em 4 grupos, onde cada um deles deverá elaborar 10 questões de múltipla escolha relacionadas com um tema preestabelecido pelo professor (saúde física, lazer, satisfação com o seu corpo e condições sócio-econômicas).

Ao final, os alunos farão a escolha de 5 questões de cada grupo e montarão o teste, que deverá ser aplicado para verificação.

Os alunos aplicarão este teste na comunidade em que vivem, em uma amostra de 10 pessoas por “pesquisador”.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos irão discutir os resultados da pesquisa a partir de um painel produzido por eles. O painel devera ser colocado em local de fácil acesso a todos os alunos da escola e, por um tempo determinado grupos de alunos que participaram da pesquisa deverão estar presentes para divulgar o resultado para os demais colegas da escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.