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Brasil e Japão

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • analisar duas culturas contrastantes pelo ponto de vista da imigrante japonesa;
  • aprender a se relacionar com outras culturas por diversos meios, pois é uma realidade de muitas escolas ter alunos imigrantes em suas salas;
  • conhecer a linguagem do mangá (histórias em quadrinhos) e dos animes (desenhos animados);
  • identificar elementos da cultura japonesa na obra de Tomie Ohtake;
  • analisar de que maneira Carlos Eduardo Nogueira relacionou as duas culturas em seu vídeo Yansan;
  • compreender as diferenças nas linguagens da pintura de Tomie Ohtake, do documentário dirigido por Paschoal Samora e da animação de Carlos Eduardo Nogueira.
Duração das atividades
05 a 06 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • relações do Brasil com o Japão;
  • história da mitologia brasileira de Yansan;
  • desenhos animados da atualidade.
Estratégias e recursos da aula

Objetivos específicos:

  • identificar as relações que existem entre os três recursos apresentados pelo ponto de vista do choque cultural;
  • associar as maneiras como as relações se deram nos três exemplos;
  • avaliar de que maneira a cultura japonesa está no nosso cotidiano por meio dos animes e mangás;
  • criar imagens abstratas;
  • criar um mangá.

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre como eles enxergam a relação entre Brasil e Japão: se é uma relação próxima, ou não; se é fácil identificar elementos em comum, como a culinária, a vestimenta, objetos do uso cotidiano, etc.

Instrumentalização/desenvolvimento

 Aula 01: Analisando as relações

Após a discussão inicial, o professor deve apresentar o recurso “Escolhi viver aqui”, dirigido por Paschoal Samora, onde a imigrante Japonesa Midori, vivendo no Brasil desde 1990, dá um relato sobre os motivos que a levaram a escolher o Brasil para morar.

Midori, a japonesa

Portal do Professor. Midori, a japonesa. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12248

O professor nesse momento deve instigar uma breve discussão sobre o que os alunos pensam agora sobre as relações entre Brasil e Japão.

Para intensificar essa discussão, o professor pode apresentar as imagens de Tomie Ohtake e pedir para que os alunos se manifestem com relação àquelas obras abstratas.

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Sem Título, 1962.

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Sem Título, 1962.

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Sem Título, 1967.

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Sem Título, 1967.

Atenção Professor! Para conhecer um pouco mais sobre a obra da artista sugerimos o texto: "Tomie Ohtake e a trama espiritual da arte brasileira" Disponível em: http://www.concinnitas.uerj.br/resumos6/chen.pdf

 

Depois dessa apresentação, o professor deverá pedir para que os alunos desenvolvam uma imagem abstrata, individualmente, em técnica livre (desde pintura, até colagem ou escultura, usando para isso os materiais que ele s tenham disponíveis).

Atenção professor! Peça para que os alunos tragam os materiais que tenham disponíveis em casa, seja para pintura, escultura ou colagem.

Aula 02: Estreitando as relações

Com base nas discussões levantadas na aula anterior, o pr ofessor deve fa zer uma recapitulação dos principais elementos identificados pela turma na relação entre Brasil e Japão e então apresentar o vídeo Yansan, de Carlo Eduardo Nogueira.

Nesse vídeo, Nogueira explora uma história da mitologia brasileira de maneira a fazer paralelos com um a visualidade de anime (mangá), aproveitando que a sonoridade dos nomes das personagens é bem próxima do que seria possível em japonês (Yansan, Ogun, etc).

O filme está disponível em: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=4839&exib=5937

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Cenas do filme Yansan.

Depois desse vídeo, os alunos devem relatar quais são os desenhos animados da atualidade que usam a linguagem do mangá (como exemplo citamos: Naruto, Dragon Ball Z, As Três Espiãs Demais, Jake Long – O Dragão Ocidental, Ben 10, etc.)

O final dessa aula será marcado pela divisão da turma em pequenos grupos que irão desenvolver um mangá (4 ou 5 alunos) ou um anime (8 ou 9 alunos).

Atenção Professor! Reserve mais 2 ou 3 aulas para o término da atividade, conforme o desenvolvimento da turma.

Os alunos deverão informar ao professor as equipes e os temas da produção com base na temática da aula. O professor deverá auxiliar os grupos na elaboração do roteiro e no decorrer da atividade.  A seguir indicamos algumas funções para divisão do trabalho dentro de cada equipe, dessa forma todos os alunos podem participar de forma ativa no grupo.

Funções em um grupo de mangá:

- roteiro

- criação dos personagens (podem ser dois alunos para essa etapa)

- criação dos cenários

- colorização

Funções em um grupo de anime:

- roteiro

- criação dos personagens (podem ser dois alunos para essa etapa)

- criação dos cenários

- colorização

- animação

- edição

- sonorização

Para edição do material sugerimos os softwares livres Gimp (edição de imagens) e Inkscape (desenho). Caso seja possível o professor deverá reservar um scanner para essa atividade. Nesse caso, os alunos poderão digitalizar os esboços e colorir e animar utilizando os softwares Gimp e o Inkscape.

Atenção Professor! No caso de ser utilizada a linguagem da animação, deve ser reservado o laboratório de informática para a prática. Para os mangás (revistas em quadrinhos) não é um fator determinante que seja feito no computador, elas podem ser feitas da maneira tradicional, papel, canetas, etc., mas as animações tradicionais são muito demoradas e ficaria inviável fazer um desenho animado sem o auxílio do computador.

Aula 03: Apresentação dos resultados

Os grupos deverão apresentar para turma os materiais produzidos. O professor deverá comandar as discussões e os alunos poderão participar do processo de avaliação, preenchendo o seguinte questionário:

Critérios

Satisfatório (85 – 95)

Regular ( 65 – 85)

Insuficiente (50 – 65)

Argumento (Roteiro)

O roteiro está bem articulado, com todas as cenas, ação de cada personagem, movimentos de câmera, falas, áudio, efeitos especiais, etc. O roteiro está bem articulado, porém apenas as informações básicas: fala dos personagens, mudanças de cena, etc. O roteiro está desarticulado, com falha na narrativa sem indicar as falas dos personagens, as cenas, planos de camera, etc.

Personagens

Os personagens estão de acordo com a temática da história. Perfil e figurino adequado com o texto e característica do estilo escolhido (mangá). Alguns personagens estão de acordo com a temática da história. Os personagens não atendem as características básicas do estilo escolhido (mangá)

Cenários

Os cenários são criativos e bem elaborados. Os cenários são criativos, porém faltou caprichar no acabamento. Precisa melhorar o acabamento e o cenário não corresponde com a história.

Apresentação final (Produção)

O trabalho ficou bem produzido: cenas, personagens, iluminação e áudio em sintonia. O trabalho ficou bem produzido, porém o áudio não está sincronizado com a história. O trabalho ficou incompleto: sem áudio, cenas mau elaboradas, sem efeitos de transição.

Catarse

Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou após a atividade.

Prática social final do conteúdo

O professor deverá organizar uma exposição na escola para apresentação dos trabalhos. Será necessário reservar dois espaços: um para exposição das HQs e outro dos animes.Os grupos deverãol elaborar cartazes para divulgar o evento e os seus trabalhos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Midori, a japonesa Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Além dos critérios propostos na aula 03, o professor deverá avaliar:

- participação do aluno durante as discussões

- envolvimento com as atividades

- responsabilidade com o trabalho

- capricho, criatividade e inovação

- respeito às datas de entrega

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