25/11/2009
Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Objetivos específicos:
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre como eles enxergam a relação entre Brasil e Japão: se é uma relação próxima, ou não; se é fácil identificar elementos em comum, como a culinária, a vestimenta, objetos do uso cotidiano, etc.
Instrumentalização/desenvolvimento
Aula 01: Analisando as relações
Após a discussão inicial, o professor deve apresentar o recurso “Escolhi viver aqui”, dirigido por Paschoal Samora, onde a imigrante Japonesa Midori, vivendo no Brasil desde 1990, dá um relato sobre os motivos que a levaram a escolher o Brasil para morar.
Portal do Professor. Midori, a japonesa. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12248
O professor nesse momento deve instigar uma breve discussão sobre o que os alunos pensam agora sobre as relações entre Brasil e Japão.
Para intensificar essa discussão, o professor pode apresentar as imagens de Tomie Ohtake e pedir para que os alunos se manifestem com relação àquelas obras abstratas.
Sem Título, 1962.
Sem Título, 1962.
Sem Título, 1967.
Sem Título, 1967.
Atenção Professor! Para conhecer um pouco mais sobre a obra da artista sugerimos o texto: "Tomie Ohtake e a trama espiritual da arte brasileira" Disponível em: http://www.concinnitas.uerj.br/resumos6/chen.pdf
Depois dessa apresentação, o professor deverá pedir para que os alunos desenvolvam uma imagem abstrata, individualmente, em técnica livre (desde pintura, até colagem ou escultura, usando para isso os materiais que ele s tenham disponíveis).
Atenção professor! Peça para que os alunos tragam os materiais que tenham disponíveis em casa, seja para pintura, escultura ou colagem.
Aula 02: Estreitando as relações
Com base nas discussões levantadas na aula anterior, o pr ofessor deve fa zer uma recapitulação dos principais elementos identificados pela turma na relação entre Brasil e Japão e então apresentar o vídeo Yansan, de Carlo Eduardo Nogueira.
Nesse vídeo, Nogueira explora uma história da mitologia brasileira de maneira a fazer paralelos com um a visualidade de anime (mangá), aproveitando que a sonoridade dos nomes das personagens é bem próxima do que seria possível em japonês (Yansan, Ogun, etc).
O filme está disponível em: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=4839&exib=5937
Cenas do filme Yansan.
Depois desse vídeo, os alunos devem relatar quais são os desenhos animados da atualidade que usam a linguagem do mangá (como exemplo citamos: Naruto, Dragon Ball Z, As Três Espiãs Demais, Jake Long – O Dragão Ocidental, Ben 10, etc.)
O final dessa aula será marcado pela divisão da turma em pequenos grupos que irão desenvolver um mangá (4 ou 5 alunos) ou um anime (8 ou 9 alunos).
Atenção Professor! Reserve mais 2 ou 3 aulas para o término da atividade, conforme o desenvolvimento da turma.
Os alunos deverão informar ao professor as equipes e os temas da produção com base na temática da aula. O professor deverá auxiliar os grupos na elaboração do roteiro e no decorrer da atividade. A seguir indicamos algumas funções para divisão do trabalho dentro de cada equipe, dessa forma todos os alunos podem participar de forma ativa no grupo.
Funções em um grupo de mangá:
- roteiro
- criação dos personagens (podem ser dois alunos para essa etapa)
- criação dos cenários
- colorização
Funções em um grupo de anime:
- roteiro
- criação dos personagens (podem ser dois alunos para essa etapa)
- criação dos cenários
- colorização
- animação
- edição
- sonorização
Para edição do material sugerimos os softwares livres Gimp (edição de imagens) e Inkscape (desenho). Caso seja possível o professor deverá reservar um scanner para essa atividade. Nesse caso, os alunos poderão digitalizar os esboços e colorir e animar utilizando os softwares Gimp e o Inkscape.
Atenção Professor! No caso de ser utilizada a linguagem da animação, deve ser reservado o laboratório de informática para a prática. Para os mangás (revistas em quadrinhos) não é um fator determinante que seja feito no computador, elas podem ser feitas da maneira tradicional, papel, canetas, etc., mas as animações tradicionais são muito demoradas e ficaria inviável fazer um desenho animado sem o auxílio do computador.
Aula 03: Apresentação dos resultados
Os grupos deverão apresentar para turma os materiais produzidos. O professor deverá comandar as discussões e os alunos poderão participar do processo de avaliação, preenchendo o seguinte questionário:
Critérios |
Satisfatório (85 – 95) |
Regular ( 65 – 85) |
Insuficiente (50 – 65) |
Argumento (Roteiro) |
O roteiro está bem articulado, com todas as cenas, ação de cada personagem, movimentos de câmera, falas, áudio, efeitos especiais, etc. | O roteiro está bem articulado, porém apenas as informações básicas: fala dos personagens, mudanças de cena, etc. | O roteiro está desarticulado, com falha na narrativa sem indicar as falas dos personagens, as cenas, planos de camera, etc. |
Personagens |
Os personagens estão de acordo com a temática da história. Perfil e figurino adequado com o texto e característica do estilo escolhido (mangá). | Alguns personagens estão de acordo com a temática da história. | Os personagens não atendem as características básicas do estilo escolhido (mangá) |
Cenários |
Os cenários são criativos e bem elaborados. | Os cenários são criativos, porém faltou caprichar no acabamento. | Precisa melhorar o acabamento e o cenário não corresponde com a história. |
Apresentação final (Produção) |
O trabalho ficou bem produzido: cenas, personagens, iluminação e áudio em sintonia. | O trabalho ficou bem produzido, porém o áudio não está sincronizado com a história. | O trabalho ficou incompleto: sem áudio, cenas mau elaboradas, sem efeitos de transição. |
Catarse
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou após a atividade.
Prática social final do conteúdo
O professor deverá organizar uma exposição na escola para apresentação dos trabalhos. Será necessário reservar dois espaços: um para exposição das HQs e outro dos animes.Os grupos deverãol elaborar cartazes para divulgar o evento e os seus trabalhos.
Nome | Tipo |
---|---|
Midori, a japonesa | Vídeo |
Instituto Tomie Ohtake: http://www.institutotomieohtake.org.br/tomie/teartista02.htm
Animatix: http://www.animatix.com.br/materias.php?cd_secao=29&codant=
Mangá: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mang%C3%A1
As relações entre anime e mangá: http://www.animatix.com.br/materias.php?cd_secao=44&codant=
Inkscape: http://www.inkscape.org/doc/basic/tutorial-basic.pt_BR.html
Gimp: http://www.estudiolivre.org/el-gallery_view.php?arquivoId=2208
Além dos critérios propostos na aula 03, o professor deverá avaliar:
- participação do aluno durante as discussões
- envolvimento com as atividades
- responsabilidade com o trabalho
- capricho, criatividade e inovação
- respeito às datas de entrega
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!!!!