Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte Escolar e Esporte de Rendimento

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a diferença do esporte realizado na escola e do esporte de competição exibido pela mídia.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Definição de: Esporte, Recreação e Educação Física.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

O esporte escolar, muitas vezes é um reflexo do esporte competitivo.

Ao pensar esporte na escola a primeira coisa que nos vem a mente é Educação Física. O esporte praticado na escola serve para a socialização, podendo ser explorado sua potencialidade reconhecer nas pessoas suas capacidades esportivas.

PROBLEMATIZAÇÃO

undefined.

CESEP.COM.BR Disponível em: http://www.cesep.com.br/belem/images/images/Ed.%20Fisica%2011.jpg acessada em: 16/11/2009.

undefined

ARTURMONTEIRO.COM.BR Disponível em: http://www.arturmonteiro.com.br/wp-content/uploads/2009/06/daniele_hypolito_g.jpg acessada em: 16/09/2009.

Você seria capaz de diferenciar o esporte escolar daquele esporte veiculado pela mídia (competições)?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Queremos saber o verdadeiro significado de esporte, sabemos que para ser um atleta de renome além do talento deve-se ter empenho, dedicação e acima de tudo força de vontade para chegar lá.

Atividade

Peça para que os alunos relatem em forma de texto tudo o que sabe sobre o esporte. Escolha um esporte qualquer e fale sobre ele: surgimento, evolução, curiosidades etc.

"O esporte que reconhecemos hoje é fruto de profundas transformações sociais ocorridas com o advento da chamada Revolução Industrial na Europa dos Séculos XVIII E XIX, com origens, sobretudo, inglesas". (BETTI, 2004, p.17).

Pesquisa

- Dividir a turma em grupos para realizarem pesquisa sobre determinada modalidadse esportiva (do interesse do grupo) quanto a: origem e evolução, ressaltando quando passou a ser praticada profissionalmente (criação de sua federação); e, quando a modalidade passou a ser esporte olímpico.

- Ainda em grupos, pesquisarem diferentes instituições sociais, como escola, igreja, estado, associações, entre outras, para saber de que forma essas instituições influenciam ou sofrem influencia do fenômeno esportivo.

- Após estas investigações, cada equipe deverá elaborar um painel demonstrando os principais dados coletados e apresentando-o aos colegas.

- Num segundo momento, cada grupo deverá, relatar, por escrito, aquilo que julgou ser mais importante em todos os trabalhos apresentados, evidenciando a influência das mais variadas instituições sobre o fenômeno esportivo.

O esporte, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial, passou a ter conotações mercadológicas.

O esporte, na segunda metade do século XX, assumiu grande relevância social. Para muitos, esse fenômeno representava uma forma de status e, para alguns era o meio mais rápido de ascensão social.

Atualmente, a educação física escolar é vista como um elemento de socialização que contribui para o desenvolvimento mental e social.

Os profis sionais [Esporte na es cola]

O víd eo apresenta entrevist a com o atleta Claudin ei Quirino que relata sobre sua vida profissional esportiva, onde iniciou suacarreira por vaidade.

Roteiro de Discussão:

1. O que é ser atletaprofissional?

2. Será que todos os atletas profissionais são valorizados igualmente?

3. Qual é a missão da escola em relação ao esporte?

4. Como que a escola consegue mostrar a cada um qual é o seu talento?

A escola pode ser responsável por mostrar o caminho correto que cada um deve seguir, através das aulas de Educação Física podemos observar as potencialidades de cada um.

CATARSE

O esporte assim como o esporte de rendimento já fez parte da Educação Física, hoje isso está mudado pois um dos objetivosda Educação Física Escolar é a socialização dos alunos.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Vamos realizar comosalunosa atividade proposta no vídeo (os profissionais).

Atividade proposta: Voleibol com rede humana.

Com esta atividade todos os alunos poderão participar dasaula sem que seja feita exclusão.

- Dividir a turma em três equipes, sendo três times com o mesmo número de participantes.

- As regras utilizadassão as mesmas do voleibol.

- Dois times posicionam-se normalmente na quadra, o terceiro time fará a vez da rede, ficando sobre a linha que divide a quadra.

- Quando um time cometer um erro ficará no lugar do queestá na rede.

- Para diferenciar os times poderemos usar fitas de cores diferentes amarradas a cabeça dos alunos.

- Vence quem fizer 15 pontos primeiro.

Através desta atividade os alunos desenvolvem: o domínio do corpo, saque, passe, recepção, bloqueio e finalização, sem contar à introdiução aos sistemas defensivo, ofensivo e transição de posições.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Os profissionais [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

http://www.efdeportes.com/efd79/esporte.htm- O esporte enquanto elemento educacional. acessada em 17/11/2009.

Avaliação

Através da produção de texto e conteúdo da pesquisa realizada, pela participação nos momentos de discussão e nos momentos de prática.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.