30/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Identificar os órgãos e mecanismos envolvidos na homeostase.
Analisar os grupos de seres vivos que desempenham esta função.
Compreender a relação entre homeostase e ambiente.
Pergunte aos alunos se eles sabem o porque do corpo fazer os músculos tremerem quando estamos com frio. Ou o porquê de expelir suor em dias quentes. Isto tem a ver com a homeostase. Mas afinal, o que é homeostase? Para que serve? Inicie sua aula questionando os alunos quanto ao tema. O que eles entendem sobre isso? Peça uma pesquisa inicial, sem muito aprofundamento sobre este tema.
Será que é apenas os seres humanos que possuem este mecanismo de regulação? Que outros grupos animais também mostram homeostase? E em que níveis?
Dentro da pesquisa inicial dos alunos, instrua-os a montar mapas conceituais, onde figurem os sistemas orgânicos que estão relacionados com a homeostase, e os grupos animais que desenvolvem este mecanismo.
Neste estágio os alunos já devem ter os órgãos e sistemas que estão relacionados com a homeostase. Aqui vamos ver como alguns sistemas funcionam e correlacionar com o nosso tema.
(disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10202 acessado dia 14/11/09)
De que maneira os pêlos participam da homeostase dos mamíferos? (regulação da temperatura).
(disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11107 acessado dia 14/11/09)
De que maneira os pulmões se relacionam com a homeostase?
Circulação em anfíbios adultos clip 2: Pipa e Pseudis: coração e suas partes
(disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14712 acessado dia 14/11/09)
Como a circulação participa da homeostase de um organismo?
(disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10663 acessado dia 14/11/09)
Após ver o funcionamento da insulina, glucagon e triglicerídios, relacione como estes hormônios e órgãos com o mecanismo de homeostase.
EXCREÇÃO – http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2987/Excrecao.swf?sequence=1
Ou http://www.planetabio.com/excrecao.html
Agora que os alunos relembraram o funcionamento dos sistemas acima mencionados, que tal propor que eles incrementem o mapa conceitual com as interrelações dos sistemas dentro da homeostase. Devem incluir o conceito de feedback e osmorregulação. Também devem constar as diferenças da homeostase de animais pecilotérmicos e homeotérmicos.
A atividade proposta é um jogo, divide-se a sala em dois ou mais grupos, cada um com seu mapa conceitual para utilizar em sala de aula. O professor deverá passar alguns desafios para cada grupo, e um tempo limitado para a resolução deste problema. Eles devem discutir entre si e utilizar apenas os mapas conceituais que detém. Ao final do tempo estipulado, deverão apresentar para a classe o desafio passado e como explicam o funcionamento dele.
Exemplos:
1.Como o tubarão que é uma espécie predominantemente marinha consegue manter sua osmorregulação, uma vez que não tem bexiga natatória?
2. A maioria dos peixes é estenoalina. Como explicar o mecanismo que possibilita a alguns peixes que vivam no mar e migrem para a água doce para se reproduzir?
3. Se répteis são ectotérmicos, por que não aquecem ao sol até morrerem? (que mecanismo regula a temperatura em seus corpo s?)
4. Quais os mecanismos que os endotérmicos tem para manter sua temperatura?
5. Como peixes de água fria (que vivem nos pólos) fazem para evitar que seu sangue congele?
Os alunos devem entregar ao professor suas reflexões por escrito. Elas serão parte da avaliação também. Ao fim de cada apresentação, os alunos poderão tecer perguntas e comentários. E o professor poderá corrigir algum equívoco dos alunos nas explicações ou nos comentários.
Peça que os alunos complementem seus mapas conceituais. Agora o conceito de homeostase faz mais sentido para eles? Este conceito pode figurar em outras áreas do conhecimento, como a ecologia, por exemplo? De que maneira?
Um dos sistemas que é bastante importante na homeostase é o excretor. Os rins fazem um papel muito importante no organismo, mantendo o equilíbrio de todo o corpo. Mas há pessoas que tem problemas renais, necessitando de diálises e até mesmo transplantes. Proponha uma pesquisa sobre estes processos, e também uma campanha para que as pessoas sejam doadores de órgãos.
Nome | Tipo |
---|---|
Pêlo e estruturas anexas | Animação/simulação |
Insulina | Animação/simulação |
Circulação em anfíbios adultos clip 2: Pipa e Pseudis: coração e suas partes | Vídeo |
Respiração pulmonar | Animação/simulação |
SÍTIOS:
http://www.afh.bio.br/excret/excret1.asp (ACESSADO DIA 12/11/09)
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/atv1.htm
Lâmina de rins e néfrons http://www.danielbranco.com.br/atlasi/054.html
Utilize as produções dos alunos como parte da avaliação. Para isso poderá utilizar da ferramenta rubrica.
Os mapas conceituais podem ser fonte de avaliação, tanto dos alunos como sua própria. Verifique neles se há conceitos ou ligações errôneas, se ocorrer erros em vários mapas é interessante rever com os alunos os conceitos passados.
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