25/11/2009
Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Atenção professor! Procure planejar essa aula em conjunto com as disciplinas de história (cidadanua e sujeiito histórico) e sociologia (individuo e desigualdade social) para que a interdisciplinaridade ajude a fixar o conteúdo e a prática social possa ser amplificada.
Objetivos específicos:
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles pensam sobre política, de maneira geral. Depois questionar sobre o que eles pensam sobre política no Brasil. O que representa votar e fazer parte da democracia, etc.
Depois dessa discussão, apresentar o vídeo Questão social: caso de polícia, onde é apresentado o nascimento da república e seu desenvolvimento até a atualidade.
Portal do professor. Questão social: caso de polícia. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1290 Acesso em 14 de Nov. de 2009
Questão social: caso de polícia
Instrumentalização/desenvolvimento
Aula 01: Introdução à política com Chico Science
Após a discussão inicial e a apresentação do vídeo, o professor apresentará as músicas da Nação Zumbi “A Cidade” e “Da Lama ao Caos”.
Disponível em: http://letras.terra.com.br/chico-science/45205/
Disponível em: http://letras.terra.com.br/chico-science/108267/
Atenção professor! Caso seja possível apresente o áudio para os alunos apreciarem o ritmo da música e a interpretação do artista.
Agora questione os alunos se eles já conheciam a banda e suas músicas. Procure enfatizar nessa discussão a questão social sempre presente nas letras, além do resgate cultural promovido pela utilização da batida do Maracatu nas músicas da banda.
No vídeo (Questão social: caso de polícia) e nas músicas fica clara a intenção dos autores em explicitar a vontade das oligarquias em estabelecer um poder sobre as classes economicamente inferiores. Instigue os alunos a discutirem o assunto em pequenos grupos, relacionando os fatos históricos com os fatos da atualidade. Se as situações apresentadas no vídeo e nas letras são comum na comunidade.
Atenção professor! É nesse momen to que a aula neces sita da integração com as disciplinas de história e sociologia para enriquecer a discussão. Seria interessante também trazer revistas e jornais que tratem desses assuntos que estão sendo levantados.
O final dessa aula deve ser reservado para que os alunos possam, agora de maneira individual, estruturar um texto, a ser entregue na próxima aula, sobre os temas abordados na discussão em grupo. Esse texto pode ser trabalhado também nas aulas de história e sociologia, caso isso seja possível, ficando a critério dos professores essa cooperação mútua.
Aula 02: Relação entre arte e política
Com base nas discussões estabelecidas na aula anterior, o professor deve começar a aula apresentando obras de Cildo Meireles, Nelson Leirner e outros artistas que usam a política como tema, enfatizando o caráter questionador e crítico desses artistas.
Cildo Meireles, Zero Cruzeiro, 1974-77.
Cildo Meireles, Circuitos Ideológicos,
Nelson Leirner, A Lot(e), 2006.
Nelson Leirner, Partida de Futebol, 2000.
Agora estabelecendo relações com as músicas de Chico Science, o professor deve pedir para os alunos que desenvolvam um projeto ou uma realização artística que tenha como tema seus textos desenvolvidos na aula anterior.
Atenção professor! Peça para que os alunos tragam os materiais que tenham disponíveis em casa, seja para pintura, escultura ou colagem. Também lembre a eles que, como Cildo Meireles e Nelson Leirner, eles podem utilizar elementos da cultura de massa para fazer seus trabalhos (caixas de produtos de marca, anúncios de revistas, latas de refrigerante, etc.).
Aula 03: Apresentando os resultados
Os alunos deverão apresentar para turma as suas realizações artísticas, no caso de projetos, devem ler e apresentar um esboço (maquete) de como seria realizado o projeto, bem como falar em linhas gerais sobre seus textos. O professor deverá comandar as discussões e os alunos poderão participar do processo de avaliação, preenchendo o seguinte questionário:
Critérios |
Satisfatório (85 – 95) |
Regular (65 – 85) |
Insuficiente (50 – 65) |
Comprometimento com a discussão |
o aluno participou da discussão contribuindo com ideias criativas e pertinentes ao tema, citando exemplos do cotidiano |
o aluno participou da discussão com ideias criativas pertinentes ao tema |
o aluno não participou da discussão |
Relação: obra e tema |
a obra apresentada condiz com o tema proposto de maneira criativa e inovadora |
a obra apr esentada condiz com o tema de forma sim ples e resumida |
a obra apresentada não condiz com o tema proposto |
Execução (ou apresentação do projeto) |
o trabalho é caprichado, bem acabado e de fácil compreensão |
o trabalho é caprichado, porém está um pouco confuso |
o trabalho precisa ser melhor finalizado e rever alguns pontos do projeto que estão confusos |
Catarse
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou após a atividade.
Prática social final do conteúdo
O professor deve incentivar os alunos a se mobilizarem politicamente, criando organizações para auxiliar na gestão escolar e nas ações sociais que envolvem seus bairros. Essa prática social, aliada à construção do conhecimento proporcionada com as pesquisas propostas nas aulas pode ajudar os alunos a se integrarem mais no cenário político regional e modificar seu olhar sobre a política.
Nome | Tipo |
---|---|
Questão social: caso de polícia | Vídeo |
Projeto arte na escola. Disponível em: http://www.artenaescola.org.br/livros_detalhe.php?livro=209 Acesso em 14 de Nov. de 2009.
Nelson Leirner, biografia. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=879&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=1 Acesso em 14 de Nov. de 2009.
Nelson Leirner, vídeo: Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2844&id=001302&titulo=Nelson%20Leirner&auto=undefined Acesso em 14 de Nov. de 2009.
Nelson Leirner, Zona Franca. Disponível em: http://www.bienalmercosul.art.br/novo/index.php?option=com_pessoa&campo=artista&Itemid=54&task=detalhe&id=79 Acesso em 14 de Nov. de 2009.
Cildo Meireles, biografia: Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=581&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=1 Acesso em 14 de Nov. de 2009
Além dos critérios propostos na aula 03, o professor deverá avaliar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!