25/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Bruno Mattiazzo e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário referente ao tema Natal, estratégias para busca de informações específicas em textos e a habilidade da escrita em Inglês.
É interessante que os alunos já estejam familiarizados com as estratégias de leitura em Língua Inglesa.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início as discussões do tema destas aulas - a celebração do Natal ao redor do mundo, os alunos assistirão o vídeo “My Favourite Day – Christmas” (Fig. 1), postado abaixo, que tem duração aproximada de dois (2) mintutos.
RECURSO
Vídeo My Favourite Day – Chirstmas
http://www.britishcouncil.org/kids-stories-favourite-day-christmas.htm
Figura 1 – Imagem do Recurso
É importante que os alunos tenham oportunidade de assistir o vídeo quantas vezes forem necessárias para o entendimento deste. Além disso, observamos que o vídeo está organizado por slides, e, sendo assim, o aluno deverá acionar a seta a direita (em que se lê NEXT) para que continue. O professor deverá orientar os alunos para avançarem os slides quando o que estiverem assistindo ficar claro para eles, através da análise das imagens, palavras que conhecem e palavras que se assemelham ao Português. Se necessário, os alunos também poderão consultar dicionários Inglês-Português.
Ao assistirem o vídeo proposto, os pares deverão debater as seguintes questões:
1. What is the boy’s favorite holiday? / Qual é o feriado preferido do menino?
2. What do the people do to celebrate this holiday in his country? / O que as pessoas fazem neste feriado no país dele?
Ao final deste momento o professor deverá instigar e organizar uma discussão sobre o tema Natal, em aula aberta. Para tanto, poderá se basear nas seguintes questões norteadoras:
1. What holiday is the video about? / O video é sobre qual feriado?
2. How is it celebrated by the boy (in the UK)? / Como ele é celebrado pelo menino (no Reino Unido)?
ATIVIDADE 1
Dando seqüência às aulas, neste momento o professor deverá propor que cada dupla pesquise sobre as tradições da celebração do Natal em diversos países. Cada dupla ficará responsável por um país (a ser escolhido pela dupla) e deverá encontrar informações sobre:
a) Food / alimentação
b) Decorations / enfeites
c) Common presents / presentes comuns
d) Traditional ways of celebration / formas tradicionais de comemoração
e) Why people celebrate Christmas in this country? / Por que as pessoas celebram o Natal neste país?
Para a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):
RECURSO
Sites para Pesquisa
http://www.the-north-pole.com/around/
http://www.soon.org.uk/country/christmas.htm
http://www.whychristmas.com/
http://eleaston.com/xmas-world.html
Figura 2 - Imagem do Site the-north-pole.com
Neste momento é importante que o professor oriente as duplas para evitar que duas delas pesquise sobre o mesmo país. Durante a atividade, o professor deverá passar pelas duplas, orientando os alunos na pesquisa dos tópicos, para que anotem as informações relevantes que encontrarem, exercitando a estratégia de leitura scanning, que se refere a busca de informações específicas no texto, a partir da análise das palavras-chave que n ele encontram, relacionadas às questões propostas. Os alunos poderão também selecionar imagens que considerarem relevantes neste momento.
ATIVIDADE 2
Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que as duplas organizem as informações encontradas na pesquisa, criando um texto, em Inglês, sobre o tema “Christmas in (país)” para ser postado em um blog da turm a. Os textos poderão ser curtos, mas deverão conter informações relevantes sobre os tópicos pesquisados na atividade anterior. Caso não seja possível criar um blog, sugerimos a criação de um jornal mural da turma. Maiores informações sobre um jornal mural podem ser encontradas pelo professor no recurso (Fig. 3) postado abaixo.
RECURSO
Jornal Mural
http://www.projetopresente.com.br/revista_1/jornalmural.pdf
Figura 3 – Imagem do Recurso
Neste momento, o professor orientará as duplas quanto a organização do texto. Dicionários inglês-português poderão ser usados.
O objetivo da criação do blog ou do jornal mural é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. Informações sobre como criar um blog (Fig. 4) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 4 – Imagem do Recurso
ATIVIDADE 3
As duplas apresentarão para a turma, preferencialmente em Inglês, o texto produzido, ou seja, as informações que coletaram sobre o Natal em determinado país.
Ao final deste momento, para encerrar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate em aula aberta (Fig. 5) sobre o Natal no Brasil (em Inglês ou em Português), estabelecendo um contraste entre a forma que este é celebrado aqui e ao redor do mundo. Para tanto poderá ter como base as seguintes questões norteadoras:
1. How do people celebrate Christmas in Brazil? / Como as pessoas celebram o Natal no Brasil?
2. Do people usually have a Christmas party at home? / As pessoas geralmente fazem festas em casa?
3. What does it represent for Brazilians in general? / O que ele representa para os brasileiros em geral?
4. Is Christmas Brazilians favorite day? Why? / O Natal é o dia favorito dos brasileiros? Por quê?
Figura 5 – Alunos debatendo em aula aberta
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/alunos_debate.jpg Acesso em: 04 de novembro de 2009.
Sugestões
1. Entrevistar pessoas da comunidade sobre a forma que celebram o Natal, incluindo as informações coletadas nos textos.
2. Em colaboração com o professor de Geografia, pesquisar sobre a localização e características (políticas, econômicas, culturais) dos países sobre os quais foram feitas as pesquisas.
3. Em colaboração com o professor de Artes criar cartões de Natal com mensagens em Inglês.
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a leitura e criação dos textos em Inglês e Português, internalizando (aprendendo) vocabulário relativo as formas de celebrar o Natal nos diversos países.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/10/2010
Quatro estrelasADOREI Juliana. Vou aproveitar e fazer com minhas turminhas aqui em Minas Gerais, ok?! Beijos no coraçãozinho!!!
09/07/2010
Cinco estrelasJá vivenciei a experiência de trabalhar com este tema para que nossos alunos entendessem "The really truth Christmas feeling: justice, britherhood and peace on Earth" - (O verdadeiro espirito Natalino: justiça, fraternidade e paz na Terra) em detrimento do consumismo e capitalização no Natal, bem como conhecer as formas de celebrar o Natal nos diversos países. Armário presépio, confraternizaram-se, arranjaram donativos para creches. Podemos ouvir músicas natalinas com "headphones", etc.
24/03/2010
Cinco estrelasA AULA É ÓTIMA.PARABÉNS.