Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Fairy Tales: contando histórias!

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Bruno Mattiazzo e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de organizar uma história em uma sequência lógica de eventos

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos conheçam os tempos verbais Passado Simples e Passado Contínuo.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Para dar início a estas aulas, o professor deverá apresentar o vídeo “Fairy Tales – Cinderella” (Fig. 1), postado abaixo, com a duração de 4:37 minutos. Este vídeo trata da história do conto de fadas Cinderela.

RECURSO
Vídeo Fairy Tales - Cinderella
http://www.youtube.com/watch?v=hebtX_RMdFw

Cinderella
Figura 1 - Imagem do Recurso

Observação: o vídeo poderá ser salvo em DVD e exibido em aparelho apropriado para todos alunos ao mesmo tempo, caso o professor considere mais adequado!

Ao final da exibição do vídeo, em aula aberta, o professor, utilizando-se do Inglês ou do Português, relembrará com os alunos a história contada e sua sequência. Para tanto, poderão ser usadas as seguintes questões norteadoras:

1. Who was the story about? / Sobre quem era a história?

2. What happened? / O que aconteceu?

3. Where did the story take place? / Onde a história aconteceu?

4. What was the problem? / Qual era o problema?

5. How did the main character solve the problem? / Como o personagem principal resolveu o problema?

6. Why do you think the character made a particular choice? / Por que você acredita que o personagem fez tal escolha?

Questões adaptadas de:
http://www.readwritethink.org/lessons/lesson_view.asp?id=874  Acesso em 04 de novembro de 2009.

ATIVIDADE 1

Como continuidade a atividade anterior, o professor então, dividirá os alunos em duplas para que organizem a história de Cinderela na sua forma escrita. Para tanto, cada dupla receberá a Folha de Atividade 1 (Fig. 2), que contém as partes da história fora de ordem para serem numeradas na ordem correta.

RECURSO

Folha de Atividade 1
http://www.slideshare.net/jugense/atividade-cinderella

Atividade Cinderella

Figura 2 – Imagem do Recurso

Em aula aberta o professor corrigirá a atividade, solicitando que os alunos que se sentirem à vontade digam as respostas que consideram corretas, para finalmente, colocar a ordem numérica correta na lousa.
A história será então lida silenciosamente ou em voz alta, novamente pelas duplas. Neste momento o professor requisitará que os alunos circulem no texto da atividade as palavras que auxiliam a marcar a sequência temporal dos fatos da história e dará 05 minutos para que tentem fazê-lo. Logo após, questionará os alunos sobre quais são tais palavras, colocando-as, em seguida, na lousa: First / Then / Next / After that / Finally. Observe-se que nem todas elas aparecem no texto da atividade e que sendo assim, poderá ser importante dar mais exemplos aos alunos, escrevendo frases na lousa, como por exemplo: She was cleaning the house. Then, the fairy appeared. / Finally she was happy. / First the godmother gave her a dress. Next she gave her the shoes.

ATIVIDADE 2

Ainda em duplas da atividade anterior, os alunos deverão (re)criar um conto de fadas qualquer que escolherem, usando, para isso as palavras que marcam a sequência temporal: First / Then / Next / Afte r that / Finally.
Para instigar a cri atividade dos alunos, sugerimos a consulta aos seguintes sites (Fig. 3):

RECURSO
Sites Sugeridos – Fairy Tales

1. http://www.ivyjoy.com/fables/
2. http://www.grimmfairytales.com/en/main
3. http:/ /www.surlalunefairytales.com/
4. http://classicfairytales.com/en/main
5. http://andersenfairytales.com/en/main

Andersen Fairy Tales

Figura 3 – Imagem do Site Andersenfairytales

Neste momento, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração média de 30 minutos e que neste momento os alunos utilizem editores de texto tais como o Microsoft Word, uma vez que este permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.


ATIVIDADE 3


Para finalizar as atividades destas aulas, após correção criteriosa dos textos, feita pelo professor durante a orientação dos grupos, estes serão organizados na forma de livro eletrônico - e-book. E-Book é uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico: trata-se de uma obra com o mesmo conteúdo da versão impressa, com a exceção de ser, por óbvio, uma mídia digital. Sua criação permite o acesso dos textos por todos os alunos da classe para a leitura e reforço do uso dos advérbios de tempo estudados nesta aula. Abaixo sugerimos um site que ensina como criar um E-book (Fig. 4).
Sugerimos que os textos criados pelos alunos, se possível, sejam impressos e encadernados no formato de livro, ficando um exemplar na Biblioteca da Escola.


RECURSO
Site para Criação do E-Book
http://www.feedbooks.com/

e-book

Figura 4 – Imagem do Recurso


Observação: para a criação do e-book é necessário criar uma conta gratuitamente no site e depois acessar “Publish”.


Sugestões

1. Em colaboração com os professores de História e Geografia, aprofundar as pesquisas sobre os contos de fadas, buscando elementos sobre a época e sobre os países onde se originaram.

2. Em colaboração com o professor de Artes, os alunos podem criar as ilustrações para as histórias que escreveram.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender e utilizar adequadamente os advérbios de tempo para marcar a sequência da história. Também a criatividade e a participação do aluno na criação das histórias devem ser levadas em consideração.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Josiane Sila de Oliveira, EE Ondina de Paula Ribeiro , Amazonas - dijo:
    jprosi40@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente modo de trabalho com histórias clássicas. Adaptarei e utilizarei com meus alunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.