Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Perder ou ganhar: eis a questão!

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Reconhecer que perder e ganhar faz parte da vida.
2. Identificar os sentimentos decorrentes dos vários tipos de perdas vividos no dia a dia.
3. Refletir sobre como as experiências de perder e de ganhar interferem nas relações entre as pessoas.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
Momentos da aula:

1º Momento: Brincadeira de “telefone sem fio”
O professor dividirá a turma em dois grupos para trabalhar a comunicação de uma mensagem. Inicia-se com um elemento de cada grupo que passará a mensagem para o colega ao lado e assim sucessivamente. A mensagem deverá ser transmitida o mais rápido possível. Vencerá o grupo que, além de alcançar maior velocidade, não alterar a essência da mensagem.
Após a brincadeira, comentar sobre qual o grupo vencedor e o perdedor e o que aconteceu em cada grupo para alcançar tal resultado.

2º Momento: A partir do que foi vivenciado pelos alunos no momento anterior, o professor deverá propor que cada grupo faça uma “dramatização”, em que apenas o corpo poderá falar, por meio de gestos, movimentos e expressões, mostrando como se sentiram ganhando ou perdendo. Abrir espaço para que comentem sobre o que foi dramatizado por cada grupo em relação aos sentimentos que emergiram durante a brincadeira. O professor também poderá lançar as seguintes questões: O que dá vontade de fazer quando se perde? E quando se ganha? Ganhar é sempre bom? Você se lembra de alguma situação em que o ganhar não foi tão bom?


3º Momento: Após a discussão, o professor convidará os alunos a se sentar confortavelmente, de olhos fechados, dizendo: imagine que cada um de vocês está passeando por onde quiser, com um objeto ou um animal ou uma pessoa (Pausa). Mas de repente, este objeto, animal ou pessoa escolhida não está mais com você. Como você se sente neste momento? (Solicitar que os alunos se concentrem na percepção dos sentimentos que afloram nesta situação). Você procura o objeto, animal ou pessoa que se perdeu, mas não o encontra. Como se sente? (Pausa).
Agora você deverá representar, por meio de desenhos, as três etapas vivenciadas e escrever os sentimentos relacionados a cada uma delas: eu e o objeto ou animal ou pessoa escolhida; a perda; eu sem ele. Para isto, o professor deverá disponibilizar aos alunos: folhas sulfite, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor.


4º Momento: Cada aluno deverá socializar os desenhos e os sentimentos relacionados a cada etapa. O professor poderá destacar as semelhanças de sentimentos que poderão ser relatados por eles frente a situações de perda. Em seguida, ampliar a discussão, abordando os vários tipos de perda, tais como: perda de pessoas, animais, objetos; perda em situações de jogos; perda de notas e outras. Solicitar que os alunos exemplifiquem estes tipos de perda com situações vividas por eles, comentando sobre como se sentiram e como lidaram com elas.

Professor, para ampliar o entendimento acerca do assunto e obter maiores informações para o debate com os alunos, você poderá assistir ao vídeo “O sentimento de perda”, em que este tema é abordado por um psicólogo, de forma clara e breve. Para isto, acesse o sítio http://www.youtube.com/watch?v=_vgrE6qxATE

Sentimento de perda


5º Momento: Professor e alunos poderão fazer uma síntese coletiva sobre como o grupo lida com a questão do perder e ganhar, como isto interfere nos relacionamentos interpessoais e o que é necessário fazer para lidar melhor com a perda em diferentes situações do dia a dia.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer a aula poderá convidar os alunos para assistir e comentar sobre os seguintes vídeos, que abordam a questão do perder e do ganhar em diferentes perspectivas: “A morte – a dor de uma perda na visão dos passarinhos”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=CX1I-LboWs0&feature=related; “Um mês pra ganhar, um minuto pra perder” (situação vivida por um trabalhador/pedreiro), acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=X9JNU03UobU e ao acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=TPs_ifsjaD8 , você encontrará também um vídeo que vale a pena conferir “Chinlone não deixe a bola cair” (O Chinlone é o esporte oficial da Myanmar, antiga Birmânia - país limitado a norte e nordeste pela China, a leste pelo Laos, a sudeste pela Tailândia-, é uma mistura de dança com esporte, onde não há preocupação em perder ou ganhar, mas executar a acrobacia mais bonita, sem deixar a bola cair).

Acesse, ainda, as aulas disponíveis no Portal: A Finitude da Vida e Lidando com perdas, que abordam esta temática.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.


Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula. Solicitar aos alunos que reflitam: Em que a aula contribuiu para repensar sobre a experiência de perder e ganhar.


Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos na brincadeira do telefone sem fio, na dramatização e nas discussões realizadas. Verificar, ainda, em relação aos alunos, a capacidade de: expressão de sentimentos; representação de situações vividas por meio de desenhos; identificação de situações relativas à experiência de perda e suas reações a elas; colaboração no momento da síntese coletiva.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.