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Destilação simples

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar o processo de separação de materiais, a destilação simples;
  • Identificar as aplicações da destilação;
  • Relacionar a destilação com o processo de fabricação da água ardente.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Separação de materiais: filtração e decantação.
  • Estados físicos da matéria.
Estratégias e recursos da aula

Professor, antes da aula prepare a aparelhagem necessária para a destilação de alguns líquidos. Essa aparelhagem deverá ser montada no laboratório de Química. Leve para o laboratório aproximadamente 300 ml de caldo de cana.

Aula 1:

No laboratório de química, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, distribua os grupos nas bancadas do laboratório. Mostre o destilador para os alunos explicando a função de cada uma das partes. Em seguida, mostre o caldo de cana (garapa) para os alunos, pergunte o que podemos fazer com o caldo de cana? É provável que alguns alunos respondam que do caldo de cana podemos extrair o álcool e o açúcar. Caso os alunos não respondam, direcione-os lembrando de onde é extraído o caldo de cana: cana-de-açúcar.

Em seguida, proceda com a destilação do caldo de cana. Durante a destilação, chame a atenção dos alunos para o aquecimento do líquido e o momento em que ele entra em ebulição. Informe que a substância que possui o menor ponto de ebulição mudará de fase primeiro: fase líquida para a fase gasosa. Em seguida, o gás passa pelo condensador e retorna para fase líquida, sendo recolhido no coletor. Depois de concluída a destilação, pegue o líquido no coletor e mostre para os alunos, peça para que alguns deles cheirem o líquido e identifiquem a substância (álcool).

 

Figura 1 – Destilador simples
Fonte: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2005/mistura%20separacao/destilacaosimples1.jpg acessado 13 de novembro de 2009

Após isso, explique aos alunos que o caldo de cana contém várias substâncias e uma delas é o álcool que possui um ponto de ebulição mais baixo do que os outros componentes do caldo de cana, por isso, ele evaporou primeiro.

Obs.: caso sobre tempo, destile outros líquidos: vinho, solução de água e sal.

Para finalizar essa aula, os alunos deverão fazer um relatório sobre o experimento, de acordo com o modelo abaixo:

MODELO

1. TÍTULO: corresponde ao nome do experimento realizado.

2. INTRODUÇÃO: uma breve introdução da teoria necessária para o entendimento do experimento.

3. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS: indique os materiais utilizados e os procedimentos para a realização do experimento.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO: onde os seus resultados e suas observações serão apresentados.

Aula 2:

Professor, nessa aula os alunos estudarão um pouco sobre a aplicação da destilação, e aproveitando o tema, pode-se trabalhar com a questão do alcoolismo.

Leve os alunos para o laboratório de informática. No laboratório, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, caso disponha de mais computadores os grupos poderão ser menores. Depois que os alunos se organizarem, eles deverão pesquisar na internet, utilizando sites confiáveis como: www.unb.br/iq ou www2.iq.usp.br as aplicações da destilação, ou seja, como a destilação facilita a nossa vida. Professor, informe aos alunos que cada grupo deverá abrir um documento de texto e colocar as informações pesquisadas. Esse documento deverá ser entregue para o professor para compor a avaliação.
É provável que os alunos encontrem que a destilação é utilizada na fabricação de água ardente. Mas caso isso não ocorra, peça para que os alunos pesquisem sobre a fabricação de água ardente.

Depois da pesquisa, crie um blog junto com os alunos e coloque o seguinte título: Destilação simples: processo de fabricação de água ardente.

Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Em seguida, divida a turma em três grupos da seguinte forma: mantenha os alunos nos seus grupos, e forneça número para eles, 1, 2 e 3. Todos os grupos deverão receber um desses números e no final teremos a turma dividida nos grupos 1, 2 ou 3. Depois dessa divisão, peça para que os grupos pesquisem e coloquem as informações no blog:

Grupo 1 – responsável por descrever o processo de destilação;
Grupo 2 – responsável por identificar as aplicações da destilação;
Grupo 3 – responsável por relacionar a destilação com a fabricação da água ardente.

Professor, ajude os alunos na organização do blog, de modo que não sejam colocadas informações iguais.

Para sistematizar a aula os alunos deverão elaborar um relatório sobre as informações presentes no blog. Isso fará com que os alunos leiam todas as informações postadas no blog.

Professor, como alternativa para o desenvolvimento da aula, você poderá construir com os alunos um destilador com materiais alternativos:

Como construir um destilador


Materiais

  • 1 lâmpada incandescente queimada de vidro transparente;
  • 1 metro de tubo plástico de 0,5cm de diâmetro;
  • 1 garrafa de plástico de 1,5 litro;
  • 1 borracha escolar;
  • arame;
  • pedaços de madeira;
  • cola ou massa epóxi.


Procedimentos
1) Com um ferro quente (uma chave de fenda), faça um furo na garrafa, do diâmetro da mangueira (tubo plástico);
2) Por esse furo, passe a mangueira e vede o furo com massa epóxi;
3) Torça a mangueira de maneira que fique enrolada como no desenho;
4) Você construiu um condensador!;
5) Para obter um balão de vidro, segure a lâmpada incandescente com um pano grosso e, com ajuda de uma chave de fenda, quebre o fundo da lâmpada e retire o filamento de metal (tungstênio) e o seu suporte de vidro;
6) Corte uma borracha escolar de modo que sirva de tampa para o balão;
7) Faça um furo nesta tampa, com diâmetro igual ao da mangueira;
8) Com madeira e arame, monte o suporte para o destilador.

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Funcionamento
- Retire a tampa do balão destilador e coloque o líquido a ser destilado até a metade da altura do balão.
- Encha o condensador (garrafa) de água fria.
- Acenda a lamparina e aqueça o balão.
- Regule a distância da lamparina ao balão.

Experimento adaptado do site:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/quimica/sensibilidade/saibamais/13__saiba_mais_c.htm acessado em 13 de novembro de 2009.

Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação poderá ser feita através da participação dos alunos e através da correção dos relatórios propostos no final das duas aulas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • petrus soares guimarães, Instituto Federal do Pará - IFPA , Pará - disse:
    petrusguimaraes@hotmail.com

    30/05/2012

    Cinco estrelas

    Otima plano de aula, aplicarei futuramente com meus alunos. Agradeço pela colaboração pois me ajudou muito em uma atividade academica, espero que continuem assim nos ajudando a elaborar diadaticas interessantes para nossos alunos.


  • ELIZETE RIBEIRO CASTRO, Secretaria Municipal de Educação , Maranhão - disse:
    elizcastro_05@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Este experimento proporciona a expressão da criatividade, problematização e muita discussão. deixa a aula uma fogueira.


Sem classificação.
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