Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Computadores fazem arte

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio História Sujeito histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • analisar até que ponto as novas tecnologia ajudam na vida cotidiana;
  • estabelecer relações entre as novas tecnologias e o ritmo acelerado da vida contemporânea;
  • conhecer as diferentes maneiras de relações interpessoais que as novas tecnologias proporcionam, tanto no âmbito pessoal, como profissional e educacional;
  • conhecer a obra de alguns artistas que utilizam as novas tecnologias.
Duração das atividades
03 e 04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • noções básicas de uso cotidiano do computador
Estratégias e recursos da aula

Objetivos específicos:

  • proporcionar ao aluno o uso das novas tecnologias, em especial o computador, para ampliar suas possibilidades de se relacionar com o mundo;

  • presentar alguns artistas que utilizam as novas tecnologias.

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre de que maneira eles usam o computador. Se eles têm perfis virtuais, se participam de comunidades na internet, se já fizeram amigos por meio dessas comunidades, enfim, questionar qual a relação que os alunos estabelecem com as novas tecnologias, em especial o computador e a internet.Depois dessa discussão, apresentar o vídeo “Desventuras de um dia ou a vida não é um comercial de margarina” onde a personagem principal é uma jornalista que se vê em apuros pelo ritmo acelerado de sua vida.

Desventuras de um dia ou a vida não é um comercial de margarina

Portal do Professor. “Desventuras de um dia ou a vida não é um comercial de margarina”. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13743

Instrumentalização/desenvolvimento

Aula 01: Ritmo acelerado

Com base nos exemplos do vídeo, o professor deve perguntar aos alunos quem deles já presenciou uma situação parecida com os pais, ou mesmo já viveu esse apuro no dia-a-dia.Peça para que eles relatem em forma de um breve texto essas experiências, seja ele de opinião favorável ou desfavorável ao uso das novas tecnologias.O professor deve apresentar em seguida a música da Nação Zumbi “Computadores fazem arte” e disponibilizar a letra para os alunos analisarem.

Nação Zumbi
Composição: Chico Science

Computadores fazem arte
Artistas fazem dinheiro.
Computadores fazem arte
Artistas fazem dinheiro.
Computadores avançam
Artistas pegam carona.
Cientistas criam robôs
Artistas levam a fama.

Agora o professor deve propor para os alunos uma discussão sobre essa letra:

  • o que entenderam dela?
  • qual o ponto de vista do autor?
  • se os alunos concordam com o que está na letra?

Após a discussão os alunos deverão elaborar um breve texto sobre o tema.

Atenção professor! Já que o assunto são as novas tecnologias, seria interessante que essa aula fosse ministrada no laboratório de informática, utilizando ferramentas como blogs e editores de texto on-line para instigar a participação dos alunos no tema de maneira mais prática. O professor pode criar um blog para disponibilizar materiais de apoio e pesquisa, lançar discussões, divulgar o trabalho dos alunos, etc.

Sugerimos as ferramentas:

Caso os alunos ou o professor tenha dificuldades de utilizar as ferramentas, sugerimos os tutoriais:

Aula 02: A visualidade virtual
Essa aula o professor iniciará apresentando obras de artistas que utilizam as novas tecnologias em suas obras.

  • EDUARDO KAC

Eduardo Kac faz experiências com cientistas, testan do ao extremo a tecnolo gia em favor da arte, mesmo que às vezes passando por cima da ética, como no caso do Coelho Fluorescente, entre outros experimentos do que ele denomina “arte transgênica”.



Coelho Fluorescente: esse coelho recebeu em seu código genético DNA de animais bioluminescentes e por isso ele brilha no escuro.

http://atc.berkeley.edu/upload/Eduardo_Kac1154973446.jpeg


Rara Avis: obra em que o expectador se coloca virtualmente no lugar de uma arara robótica dentro de um viveiro com outras 30 aves vivas.

http://www.cap.eca.usp.br/wawrwt/version/textos/figure3.jpg

Atenção professor! Mais detalhes sobre a biografia de Eduardo Kac podem ser encontrados no site http://www.ekac.org/kac2.html

  • WILLIAM LATHAM

William Latham utiliza a abstração das formas de maneira a criar combinações “genéticas” entre elas, criando uma espécie de evolução das formas no plano virtual, o que ele chamou de “arte orgânica”.


http://metafysica.nl/l_flower.jpg


http://www.digitalspace.com/avatars/book/authorp/latham2.gif

  • KEITH COTTINGHAM

Keith Cottingham utiliza a pintura virtual para criar corpos e rostos que, segundo ela, são “tanto genéricos como específicos”, questionando a própria natureza da representação com esses retratos fictícios.


Processo de criação da artista
http://www.kcott.com/art/art_images/92_images/fict_process.jpg


Gêmeos
http://www.kcott.com/art/art_images/92_images/twins.jpg

Atenção professor! Mais informações sobre a artista no site http://www.kcott.com/

Nas obras desses artistas o uso das novas tecnologias é presente de maneiras diferentes, mas em comum está a vontade dos artistas em explorar os limites da tecnologia, seja na relação com ela mesma, seja na relação com a percepção do expectador.

Depois de exibir algumas imagens, o professor deve agora pedir para que os alunos façam uma imagem virtual, utilizando para isso o software livre GIMP que é um editor de imagens. Tutorial do Gimp está disponível em: http://www.estudiolivre.org/el-gallery_view.php?arquivoId=2208  Podem ser imagens criadas a partir de fotos da web, interferências em fotos tiradas com aparelhos celulares dos próprios alunos, enfim, qualquer tipo de imagem digital pode ser uti lizado. O formato deve ser padrão para a turma, sendo 800x600 pixels uma sugestão.

Atenção professor! Provavelmente será necessária mais uma aula para que seja terminada essa atividade, portanto reserve o laboratório de informatica para duas aulas consecutivas.


Aula 03: A presentando os resultados
O s alunos deverão apresentar para turma as suas realizações artísticas no meio digital. Todos os alunos deveram expressar suas opiniões sobre os trabalhos dos colegas e o professor deverá comandar as discussões.

Após a discussão o professor poderá divulgar as imagens dos alunos no blog, com a permissão deles, e divulgar na comunidade escolar, solicite que os alunos comentem as obras dos colegas no sentido de contribuir para obra, mantendo sempre o respeito entre os colegas.


Catarse
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou após a atividade.


Prática social final do conteúdo
O professor deverá organizar uma exposição virtual com os alunos. Nesse caso sugerimos que o professor publique as obras no seu blog e cada aluno deverá criar um texto sobre sua obra, falando do seu processo criativo, tecnica, etc.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Desventuras de um dia ou a vida não é um comercial de margarina Animação/simulação
Recursos Complementares
  • Artigos de revista, jornais, publicações da internet
  • Imagens de outros artistas que trabalham com arte digital
Avaliação

O professor deverá avaliar os alunos pelos seguintes critérios:

Critérios

Satisfatório (85 – 95)

Regular (65 – 85)

Insuficiente (50 – 65)

Comprometimento com a discussão na produção dos textos

  Contribuiu consideravelmente para o tema, apontando questões relevantes e indicando exemplos práticos. Contribuiu algumas vezes para discussão apontando temas relevantes. Participou poucas vezes das discussões, porém não emitiu sua opinião sobre o tema.

Participação nos blog

Postou comentários sobre as obras dos colegas, indicando novas fontes de pesquisa, mantendo sempre o respeito. Postou alguns comentários sobre as obras dos colegas, em alguns momentos indicou fontes de pesquisa. Não participou dos fóruns ou em alguns momentos faltou com respeito com relação ao trabalho do colega.

Execução da imagem digital

Criativo, equilibrio na composição da imagem entre cores e objetos, superou a proposta da atividade. Criativo, porém apresentou dificuldades na composição da imagem, concluiu a atividade. Não concluiu a imagem.

Respeito ao trabalho dos colegas

Respeitou o trabalho dos colegas durante as exposições orais e virtuais. Respeitou o trabalho dos colegas somente nas exposições orais ou virtuais. Faltou com respeito aos colegas em todas as oportunidades.

Respeito às datas de entrega

Entregou o trabalho na data marcada Entregou o trabalho na data marcada, porém estava incompleto Não entregou o trabalho
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carla, Patrícia Freitas , Rio Grande do Sul - disse:
    patinunes.freitas@gmail.com

    06/03/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns!!!!


  • Maria Aparecida de Deus Dias Oliveira, Colégio Estadual Câmara Filho , Goiás - disse:
    cida.deus20@gmail.com

    02/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula, pois vejo que você dá importância não somente para a disciplina de arte mas também para a inclusão digital que você destacou e muito bem. Eu sou professora de arte e sinto muita dificuldade em ministrar esta disciplina devido a falta de subsídios, material, etc.Mas já estou buscando melhorar as minhas aulas com essas sugestões. E o que mais me chamou a atenção foi conhecer alguns artistas que utiliza as tecnologias em suas obras. Valeu essa experiência.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.