Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Profissões em debate: a construção do currículo

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ler e escrever currículos, atentando para as informações que devem conter.

• Identificar os elementos que compõem um currículo: dados pessoais, formação, experiência profissional e cursos.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Neste caso, o aluno deve ter informações a respeito de suas experiências profissionais.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- debate

Desenvolvimento

1º passo:
- Iniciar a aula indagando aos alunos em que profissões estão atualmente empregados. Neste caso, seria interessante criar junto com os alunos uma tabela (ver exemplo abaixo) com o levantamento destas profissões após a enquete realizada com a turma:

Diarista Pedreiro Eletricista Cozinheira Marceneiro Padeiro Serralheiro Secretária do lar
    5          2            3              5              1             2             2                   3

- Com esse levantamento, indagar os alunos se alguma vez foi solicitados a eles a apresentação do Curriculum Vitae. Informar aos alunos que o currículo é muito importante, sobretudo, quando houver a necessidade de mudança de emprego ou até mesmo para o primeiro emprego.

2º passo:
- Exibir para os alunos o vídeo Como conseguir o primeiro emprego (ver em recursos educacionais) no qual são dadas dicas e sugestões de como preencher o currículo, além de como se portar em entrevistas.
- Após a exibição do vídeo, indagar aos alunos se alguns tinham clareza daquelas informações e que diferenças esses esclarecimentos podem fazer em suas vidas profissionais.

3º passo:
- Após a exibição do filme, entregar para cada aluno um modelo de Curriculum Vitae (ver em recursos educacionais).
- O professor pedirá aos alunos que observem atentamente as informações contidas no modelo. Nesta ocasião, o professor poderá escrever essas informações no quadro na medida em que os alunos forem citando-as.
- O professor deve destacar os elementos principais de um currículo: as informações pessoais, objetivo, formação, experiência profissional, qualificações e atividades profissionais, informações adicionais.
- Na seção “experiência profissional” o professor deverá destacar que os empregos anteriores devem se apresentar dos mais recentes para os mais antigos.
- Com isso, o professor dará para cada aluno o mesmo modelo, só que sem as informações, de modo que os alunos preencham o currículo com as suas informações profissionais. O professor deverá lembrar para os alunos que o currículo está sendo produzido para futuros empregadores e que, portanto, será necessário ser cautelosos com a linguagem e a qualidade do texto.

Recursos Educacionais

Recurso 1
Vídeo: Como consegui o primeiro emprego.
http://www.youtube.com/watch?v=3umQA94PDN8

Recurso 2
Modelo de Currículo

Rodrigo Magalhães Pedroso Dias
Brasileiro, solteiro, 29 anos
Rua Castor de Afuentes Andradas, número 109
Pampulha – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 8888-9999 / E-mail: rodrigoaug@gmail.com.br

OBJETIVO

Cargo de Analista Financeiro

FORMAÇÃO


• Pós-graduado em Gestão Financeira. IBMEC, conclusão em 2006.
• Graduado em Administração de Empresas. UFMG, conclusão em 2003.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


• 2004-2008 – Rocha & Rodrigues Investimentos
Cargo: Analista Financeiro.
Principais atividades: Análise técnica de balanço patrimonial, análise de custo de oportunidade, análise de estudos de mercado.
Responsável pelo projeto e implantação de processos pertinentes a área. Redução de custos da área de 40% após conclusão.
• 2001-2003 – ABRA Tecnologia d a Informação
Cargo: Assistente Financeiro
Principais atividades: Contas a pagar e a receber, controle do fluxo de caixa, pagamento de colaboradores, consolidação do balanço mensal.
• 2000-2001 - FIAT Automóveis
Estágio extra-curricular com duração de 6 meses junto ao Departamento de Custeio

QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS


• Inglês – Fluente (Number One, 7 anos, conclusão em 2001).
• Experiência no exterior – Residiu em Londres durante 6 meses (2004).
• Curso Complementar em Gestão de Investimentos de Renda Variável (2004).
• Curso Complementar em Direito Empresarial (2007).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


• Premiado com o título de Aluno Destaque da graduação – Menção Honrosa (2003)
• Disponibilidade para mudança de cidade ou estado

http://www.meucurriculum.com/

Recursos Complementares

Curriculum Vitae
O Currículo Vital (do latim trajetória de vida), também abreviado para CV ou apenas currículo (por vezes utiliza-se o termo curricula, como forma no plural do termo) é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De um modo geral o Curriculum Vitae tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.
O curriculum vitae é uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve as experiências profissionais, formação acadêmica, e dados pessoais para contato. Ainda é a forma que muitas empresas usam para preencher vagas de emprego.

Papel Social
A utilização e o papel social do CV varia nos diversos países consoante as políticas de empregabilidade e educação. Da mesma maneira o formato pode variar dependendo do contexto. Embora de um modo geral seja um documento apresentado de forma sintetizada, idealmente com uma ou duas páginas, em certos casos deve ser mais detalhado e minucioso.
Atualmente há programas de computador que permitem a criação de um currículo através do preenchimento de formulários. Muitas empresas utilizam-se deste recurso na Internet para catalogar candidados a empregos.
Uma variante do CV é o portfólio, que tem o mesmo objetivo em linhas gerais, mas presta-se a dar pequenas mostras da habilidades da pessoa, sendo mais utilizado por profissionais das áreas relacionadas com artes ou produção. Este curriculo permite a sistematização das experiencias significativas ao contexto solicitado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curriculum_vitae

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Os alunos que frequentam as turmas de jovens e adultos estão em sua maioria inseridos no mercado de trabalho ou entrando pela primeira vez nele, sendo assim, a produção de currículos além de ser uma importante atividade de contempla a leitura e escrita de textos de gêneros diversos, ainda auxilia na prática a inserção dos alunos numa sociedade grafocêntrica. O objetivo final é que o currículo seja feito respeitando os diversos elementos necessários em sua composição

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.