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Rato, Carro, Caro: tirando dúvidas na oficina do R

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar, nas palavras, os dígrafos: RR.
• Escrever corretamente palavras com esses dígrafos.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Os alunos precisam conhecer a letra R e os sons diferentes que essa letra desempenha nas palavras (R forte e R brando).

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- debate;
- texto impresso;

Desenvolvimento

1º passo:

- O professor deverá inicialmente, chamar a atenção dos alunos para o fato de que a letra R pode representar dois sons diferentes: na garganta [h] (r forte), ou na ponta da língua [r] (r brando).
- Em seguida, distribuir uma folha, contendo 24 desenhos de objetos com palavras escritas com R. Pedir que recortem todos os 24 objetos, separando-os em duas colunas: na primeira, colocar os objetos cujos nomes são falados com R na garganta [h] e, na segunda, colocar os objetos cujos nomes são falados com o R na ponta da língua [r].
[h]                                                                                                                                                      [r]
Rodo Carro Relógio Serrote Rato Barriga Rádio Roda Rei Carroça
Burro Rio Beterraba
Macarrão Rede                                                                                                                     Cenoura Arara Urubu Peneira
                                                                                                                                           Cadeira
                                                                                                                      ;                       Vassoura Coração
                                                                                                                                            Mamadeira Nariz


2º passo:
- O professor poderá fixar as figuras, tanto no caderno dos aprendizes como em um painel da sala, incentivando-os a recortarem outras figuras para ampliação do mural.

3º passo:
-Distribuir uma folha contendo 24 palavras, nas quais o R aparece em diversas posições dentro da palavra. Pedir que recortem todas as palavras e as classifiquem desta forma:
 R no início da palavra: rato, roda
 R no final da sílaba: porta, carta, argola, mar, vender, devagar.
 R entre vogal nasal e outra vogal: Henrique, honra, enrola.
 R entre consoante no final da sílaba anterior e vogal: Israel, desrespeito.
 R entre consoante e vogal: cravo, pranto.
 R ou RR entre vogais (intervocálico): careta, carreta, carro, caro, muro, murro, Europa, errado, corrente, parente.
- O professor tanto pode colocar por escrito a posição do R nas palavras como também pode simplesmente apresentar um quadro de palavras onde os alunos terão que analisar as palavras e as diferentes posições do R nessas palavras:

Risada Trabalho Formiga Verão Cigarra Honra


4º passo:
- Levar os alunos a perceberem que tanto o R , quanto o RR , são grafados entre vogais, portanto o ambiente não é suficiente para decidir que regra deverá ser usada. Deve-se, então, observar a pronúncia:
[h]: carreta, carro, errado, corrente, rato, rádio, relógio. [r]: careta, muro, Europa, caro, parente.

5º passo:
Formular uma regra para cada grupo de palavras. As regras deduzidas deverão ser colocadas no painel e nos cadernos dos alunos, juntos com os exemplos. A partir daí, toda palavra que aparecer deverá ser acrescentada aos exemplos do painel e do caderno. Sempre que necessário, o professor deverá repetir esta atividade com outros exemplos para sistematização e familiarização da regra.

Recursos Educacionais
- Folha xerocada com 24 figuras em que as palavras são registradas com a letra R em diversas posições na palavra.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para o professor:
- MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2007.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O professor deverá observar, posteriormente, se o aluno compreendeu a regra e a esta aplicando em diversas situações. As hipercorreções são comuns nesses casos. Assim, o professor deverá retomar a regra sempre que possível.

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