19/11/2009
Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Identificar características de grandes cidades e cidades do interior
Descrever o que há em cidades grandes e no interior
Refletir sobre as vantagens e desvantagens de se viver em uma cidade grande ou em uma cidade no interior
Estratégias de leitura em língua inglesa (reconhecimento de palavras cognatas, skimming, scanning, entre outras). É importante que os alunos consigam ler um texto, sem a necessidade de traduzi-lo.
Sugestão para leitura sobre estratégias: http://www.readingmatrix.com/articles/anderson/article.pdf (acesso 16/11/09)
wh-questions e yes/no questions (why, what, when, which)
O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/big-towns-or-the-countryside (acesso 16/11/09)
Ele deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos.
1a aula:
Para introduzir o assunto da aula, apresente os termos: “Big towns e Countryside”. Apresente exemplos de capitais conhecidas e de cidades do interior do seu estado. À medida que você disser uma cidade, os alunos devem dizer: “Big town” ou “countryside”.
1. Distribua o handout e mais uma vez destaque a diferença entre cidades grandes e cidades do interior mostrando as ilustrações no cabeçalho. Os alunos deverão então escrever o nome de cada figura, observando as palavras apresentadas ao centro.
Respostas das atividades 1 e 2:
( a ) well - C ( n) bakery – BT / C ( m ) statues / monuments - BT ( e) tractor - C ( g ) supermarket – BT / C ( h ) hospital – BT / C ( b ) barn - C ( c ) plantation - C ( f ) movie theater - BT ( i ) office - BT ( l ) skyscrapers / tall buildings - BT ( k) factory - BT ( d ) animals / cattle - C ( j ) shops - BT |
Leia as respostas em voz alta e pratique a repetição.
2. Peça que eles formem grupos de 3 alunos e que observem as figuras da atividade e indiquem se podem ser encontradas em cidades grandes ou do interior. Os alunos podem escrever BT (big town) ou C (countryside) próximo a cada figura. Corrija a atividade oralmente com toda a turma. Respostas acima.
3. Ainda em grupos os alunos devem classificar a cidade onde moram. Ensine-os como responder e justificar suas respostas.
Exemplo: I live in a big town / the countryside. In my city there is one __________ / there are ________________.
4. Em seguida, os grupos devem listar as vantagens e desvantagens de se viver em uma cidade grande ou do interior.
5. Cada grupo deve apresentar suas opiniões e justificativas sobre os pontos positivos e negativos de cidades grandes e do interior.
2a e 3a aulas
Essas aulas devem acontecer, preferencialmente, no laboratório de informática. Opcionalmente, se apenas o professor tiver acesso a um computador conectado à Internet em sala de aula, ele pode projetar a tela do computador no quadro ou na parede com o auxilio de um datashow para que os alunos façam as atividades. Explique que farão atividades baseadas em um site.
Atividade 1: http://www.channel4learning.com/apps26/learning/microsites/E/essentials/geography/units/locarea_bi.shtml
Os alunos devem ler um texto sobre o tema da aula. Explore os links da página, pedindo os alunos para identificarem o que encontrarão clicando em cada um. Chame a atenção também para as ilustrações, perguntando se elas têm relação com o texto e quais informações podem trazer sobre ele. Peça que leiam o texto e discutam em pares a questão proposta no final do texto e auxilie-os a elaborar respostas simples, mas em inglês. Exemplos: I would like to see more parks and trees in my city. I can help taking care of a tree or garden in my neighborhood.
Atividade 2:
Nessa atividade, os alunos responderão um quiz sobre o tema da aula e o texto lido na atividade anterior.
Atividade 3:
Maps / changes:
Os alunos descreverão as mudanças ocorridas em uma cidade em 30 anos. Essa atividade os preparará para uma pesquisa e reflexão ocorridas na sua própria cidade.
Como complementação ou para casa, você pode pedir que os alunos façam as demais atividades propostas pelo site no link "Activities for home" e/ou a leitura das "FAQs". Sugira, professor, que a partir dessa leitura e mais pesquisa sobre o tema, eles façam cartazes do tipo "Você sabia...? = Did you know that...?" sobre cidades e meio-ambiente.
4a aula - Avaliação
Proponha uma pesquisa sobre o bairro ou a cidade onde moram. Eles deverão procurar fotos que mostrem como o bairro ou a cidade era há 10, 20 ou 30 anos. Além de descreverem seus bairros ou cidades no momento e no passado, eles devem listar os pontos positivos e negativos de cada época. Essa pesquisa deverá ser apresentada através de cartazes, vídeos ou teatro. Estabeleça critérios para a avaliação antes que os alunos comecem a realizar o trabalho.
Nesse tipo de atividade podem ser avaliados:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasnão entendo nada do que eles estão dizendo