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Big towns or the countryside

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar características de grandes cidades e cidades do interior

Descrever o que há em cidades grandes e no interior

Refletir sobre as vantagens e desvantagens de se viver em uma cidade grande ou em uma cidade no interior 

Duração das atividades
4 horas / aula de 50min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias de leitura em língua inglesa (reconhecimento de palavras cognatas, skimming, scanning, entre outras). É importante que os alunos consigam ler um texto, sem a necessidade de traduzi-lo. 

Sugestão para leitura sobre estratégias: http://www.readingmatrix.com/articles/anderson/article.pdf (acesso 16/11/09)

wh-questions e yes/no questions (why, what, when, which) 

Estratégias e recursos da aula

O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em: 

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/big-towns-or-the-countryside  (acesso 16/11/09)

Ele deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos. 

1a aula:

Para introduzir o assunto da aula, apresente os termos: “Big towns e Countryside”. Apresente exemplos de capitais conhecidas e de cidades do interior do seu estado. À medida que você disser uma cidade, os alunos devem dizer: “Big town” ou “countryside”.

1. Distribua o handout e mais uma vez destaque a diferença entre cidades grandes e cidades do interior mostrando as ilustrações no cabeçalho. Os alunos deverão então escrever o nome de cada figura, observando as palavras apresentadas ao centro.

Respostas das atividades 1 e 2:

( a ) well - C

( n) bakery – BT / C

( m ) statues / monuments - BT

( e) tractor - C

( g ) supermarket – BT / C

( h ) hospital – BT / C

( b ) barn - C

( c ) plantation - C

( f ) movie theater - BT

( i ) office - BT

( l ) skyscrapers / tall buildings - BT

( k) factory - BT

( d ) animals / cattle - C

( j ) shops - BT

Leia as respostas em voz alta e pratique a repetição.

2. Peça que eles formem grupos de 3 alunos e que observem as figuras da atividade e indiquem se podem ser encontradas em cidades grandes ou do interior. Os alunos podem escrever BT (big town) ou C (countryside) próximo a cada figura. Corrija a atividade oralmente com toda a turma. Respostas acima.

3. Ainda em grupos os alunos devem classificar a cidade onde moram. Ensine-os como responder e justificar suas respostas. 

Exemplo: I live in a big town / the countryside. In my city there is one __________ / there are ________________.

4. Em seguida, os grupos devem listar as vantagens e desvantagens de se viver em uma cidade grande ou do interior.

5. Cada grupo deve apresentar suas opiniões e justificativas sobre os pontos positivos e negativos de cidades grandes e do interior.

2a e 3a aulas

Essas aulas devem acontecer, preferencialmente, no laboratório de informática. Opcionalmente, se apenas o professor tiver acesso a um computador conectado à Internet em sala de aula, ele pode projetar a tela do computador no quadro ou na parede com o auxilio de um datashow para que os alunos façam as atividades. Explique que farão atividades baseadas em um site.

Atividade 1: http://www.channel4learning.com/apps26/learning/microsites/E/essentials/geography/units/locarea_bi.shtml

Os alunos devem ler um texto sobre o tema da aula. Explore os links da página, pedindo os alunos para identificarem o que encontrarão clicando em cada um. Chame a atenção também para as ilustrações, perguntando se elas têm relação com o texto e quais informações podem trazer sobre ele. Peça que leiam o texto e discutam em pares a questão proposta no final do texto e auxilie-os a elaborar respostas simples, mas em inglês. Exemplos: I would like to see more parks and trees in my city. I can help taking care of a tree or garden in my neighborhood. 

Atividade 2:

http://www.channel4learning.com/apps26/learning/microsites/E/essentials/geography/units/quiz.jsp?unit=Investigating+our+local+area&unitShortName=locarea

Nessa atividade, os alunos responderão um quiz sobre o tema da aula e o texto lido na atividade anterior.

Atividade 3:

Maps / changes:

http://www.chann el4learning.com/apps26/ learning/microsites/E/essentials/geography/units/locarea_ah.shtml

Os alunos descreverão as mudanças ocorridas em uma cidade em 30 anos. Essa atividade os preparará para uma pesquisa e reflexão ocorridas na sua própria cidade. 

Como complementação ou para casa, você pode pedir que os alunos façam as demais atividades propostas pelo site no link "Activities for home" e/ou a leitura das "FAQs". Sugira, professor, que a partir dessa leitura e mais pesquisa sobre o tema, eles façam cartazes do tipo "Você sabia...? = Did you know that...?" sobre cidades e meio-ambiente. 

4a aula - Avaliação

Avaliação

Proponha uma pesquisa sobre o bairro ou a cidade onde moram. Eles deverão procurar fotos que mostrem como o bairro ou a cidade era há 10, 20 ou 30 anos. Além de descreverem seus bairros ou cidades no momento e no passado, eles devem listar os pontos positivos e negativos de cada época. Essa pesquisa deverá ser apresentada através de cartazes, vídeos ou teatro. Estabeleça critérios para a avaliação antes que os alunos comecem a realizar o trabalho. 

Nesse tipo de atividade podem ser avaliados: 

  • a "consistência" da pesquisa: como os alunos obtiveram essas informações? Entrevistaram moradores mais velhos? Visitaram o arquivo público da cidade?
  • a apresentação organizada das idéias e das informações encontradas
  • o uso da língua inglesa, mesmo que em tópicos ou construções simples e objetivas
  • a criatividade, a forma de chamar a atenção e despertar o interesse da turma para a apresentação
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