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Jogos matemáticos: Construindo o 10 e Varal dos Numerais

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Formar uma dezena a partir de quantidades menores;
• Criar redes de relações numéricas;
• Formalizar seu pensamento aditivo e subtrativo;
• Desenvolver o espírito de competição, consciência de grupo, coleguismo e companheirismo.
 Demonstrar a compreensão da construção do sistema de numeração;
 Identificar o sucessor e o antecessor dos números menores que 100;
 Interpretar situações-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação ou divisão;

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• O aluno deverá reconhecer os numerais.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- jogo;
- trabalho em grupos.

Desenvolvimento

1º passo:
- Nesta aula, o professor deverá dividir a turma em dois grandes grupos. Em cada grupo ele dará um jogo. O Jogo Construindo o 10 que tem como objetivo trabalhar com os alunos o sistema decimal e o jogo Varal dos Números que tem como finalidade o trabalho com situações-problema, além da ordenação (sucessor e antecessor).
- Sendo assim. Será necessário que o professor, ao dividir a turma em dois grupos, divida-a pensando em alunos que precisam ainda consolidar o sistema decimal (desta forma, esses alunos deverão trabalhar com o jogo Construindo o 10) e os alunos que já consolidaram o sistema decimal e precisam consolidar o calculo mental, as operações matemáticas, além da ordenação (sucessor e antecessor).

2º passo:
- O professor distribuirá os jogos e explicará para cada grupo o funcionamento dos mesmos, as regras e os objetivos, como podemos observar a seguir (ver o materiais a serem utilizados em cada jogo nos recursos educacionais):

JOGO: CONSTRUINDO O 10
MODO DE JOGAR:
O professor distribui os 5 quebra-cabeças para cada equipe que ao sinal dado deverá montá-los e registrar as operações em seu caderno. Vencerá a equipe que montar os 5 quebra-cabeças primeiro.

JOGO: VARAL DOS NÚMEROS
MODO DE JOGAR:
Cada jogador recebe uma ficha numerada. O professor lerá a situação-problema e todos os alunos deverão resolvê-la. A dupla que possuir a ficha com o resultado, deverá pendurá-la no varal. O professor deverá ter o cuidado de elaborar situações-problema cuja solução não seja repetida e se limite aos resultados que os alunos possuem, por exemplo, de 1 a 15 se forem 30 alunos. A cada situação lida uma dupla vai e coloca o resultado no varal. Assim até que todas as fichas sejam colocadas. Durante a ida ao varal o professor questiona sobre o lugar do número no varal: é antecessor de que número? Menor de que número? Sucessor de que número? Maior de que número?

3º passo:
- O professor deverá circular pelos grupos, tirando dúvidas e auxiliando-os. O grupo que trabalhará com o Varal dos números precisará de mais mediação, pois será o professor quem questionará os antecessores e sucessores.
- A aula deverá ser encerrada após a resolução dos dois jogos. Caso seja, possível o professor poderá propor a troca dos jogos entre os grupos.

Recursos EducacionaisJOGO: CONSTRUINDO O 10
MATERIAIS:
- 5 quebra-cabeças para cada equipe.
JOGO: VARAL DOS NÚMEROS
MATERIAIS:
- 1 ficha numerada para cada aluno; - 1 varal; - prendedores de roupa; - situações-problema.

Recursos Complementares

DANTE, Luis Roberto – Didática da resolução de problemas, São Paulo, Ática, 1998. DUARTE, Newton. O ensino de matemática na educação de adultos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1992.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
A atividade com jogos matemáticos deverá ser realizada como uma forma concreta e lúdica para os alunos aprenderem matemática. A divisão estratégica dos jogos objetiva o trabalho com habilidades que ainda não foram alcançadas por alguns alunos. O professor deverá estar atentado à resolução dos jogos dentro dos grupos, sobretudo na participação de todos os alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
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  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • mara, PMC - RME , Paraná - disse:
    maradumke@ibest.com.br

    16/08/2011

    Quatro estrelas

    Achei a idéia mto boa. Só não entendi que tipo de quebra-cabeça é esse.


  • maria goretti salustiano de santana, escola municipal justino dantas , Rio Grande do Norte - disse:
    mgsalus@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma excelente atividade, está me auxiliando como estratégia numa turma de alunos que estão em correção de fluxo.


  • Gláucia Lamounier Nicolai, Colégio Magnum , Minas Gerais - disse:
    glaucialamounier@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula é bem interessante e colabora com a construção do conceito dos números, proporciona uma ótima visualização durante a ordenação no varal, mas eu não compreendi se o quebra-cabeça pode ser qualquer um ou se tem um específico para a atividade.


Sem classificação.
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