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Formando e reformulando palavras com sílabas móveis

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.
• Perceber que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e que pode conter um ou mais fonemas.
• Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
• Analisar as palavras em relação à quantidade de letras e sílabas.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Os alunos precisam conhecer o alfabeto e reconhecer sílabas do padrão canônico.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- texto impresso;
- trabalho em grupo.


Desenvolvimento

1º passo:
-O professor deverá dividir a turma em grupos. Essa divisão poderá ser por níveis de aprendizagem ou não. Ficará a cargo do professor como organizará o trabalho com as atividades em grupo. O professor poderá formar até quatro grupos de alunos.
- As atividades que serão distribuídas entre os grupos. Todas as atividades têm como objetivo principal a formação de palavra a partir de sílabas, entretanto, diferem-se pelo nível de dificuldade.

2º passo:
- Sugerimos ao professor que distribua as atividades xerocadas para cada aluno da equipe. Entretanto, a equipe deverá solucionar coletivamente o desafio de cada atividade.
-A seguir, apresentamos a distribuição das atividades por nível como sugestão para o professor:

Atividade 1: Formação de nomes próprios a partir de sílabas
Esta atividade é a mais simples do conjunto de atividades sugeridas nesta aula. Dica: o professor poderá alterar a atividade, inserindo nomes dos alunos da sua turma.

Ex.

BER                                                             
RO
TO

__________

Atividade 2: Formando quantas palavras conseguir usando as sílabas de cada grupo
Esta atividade é um pouco mais complexa, pois os alunos terão de formar um número significativo de palavras combinando cinco sílabas. Dica: o professor poderá alterar a atividade, inserindo sílabas já trabalhadas.

Ex.

GA TA
FA
A RO

____________

Atividade 3: Formando nomes de animais
Esta atividade solicita que os alunos formem apenas um nome de um animal selecionando as sílabas que serão utilizadas. Dica: o professor poderá alterar a atividade, inserindo palavras de outros campos semânticos:

Ex.

JA   TA   ME   LO   FO   TOU   CA

_____________


Atividade 4: Formando quantas palavras conseguir usando “G” ou “Q”
Esta atividade é a mais complexa, porque solicita que os alunos formem um número significativo de palavras combinando sílabas que geram palavras com G ou Q. A dificuldade está no fato de que muitos alunos confundem essas duas letras graficamente e fonologicamente. Dica: o professor poderá alterar a atividade, inserindo outras letras que os alunos têm dificuldade.

RIO DRA QUA GUA NA DE
DRO REN SE GUAR DA TE
PO TI RI A LI LIN

________________

________________

________________


3º passo:

Socialização dos desafios e suas respostas.

Recursos Educacionais

- Texto impresso com as atividades descritas.

Recursos Complementares

LIMA e SILVA, V. M. & MARQUES, F. Jogos e atividades para alfabetização. São Paulo: Mucédula & Cia.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Apesar de a aula ser proposta para o trabalho em grupo, o professor deverá estar atento para as respostas individuais de cada aluno. Ele poderá até aplicar atividades semelhantes, só que individualmente, para verificar se os alunos conseguem relacionar a pauta sonora com a grafia.

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