Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escrevendo palavras e se localizando

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- ler e comprender as informações de um texto
- ouvir com atenção
- escrever palavras
- conhecer e reconhecer a função dos mapas
- fazer sua localização espacial
- localizar o lugar em que vive em meio à espaços maiores.

Duração das atividades
3/4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos reconheçam letras do alfabeto e tenham noção da formação de sílabas e palavras.

Estratégias e recursos da aula
Professor, leve para sua turma a reprodução da letra da Musica “Ora bolas” de Edith Derdyk,e Paulo Tatit. Ela faz parte do CD Canções de Brincar produzido pelo selo Palavra Cantada. Você pode ser acessá-la pelo site: http://tv.estadao.com.br/videos,PALAVRA-CANTADA---ORA-BOLAS,22243,253,0.htm
Inicie a aula pedindo aos alunos para escutarem a música que você colocará para tocar. Deixe os alunos relacionarem com ela livremente. Alguns se sentirão mais tocados pelos sons, pelos instrumentos do que pela letra e se expressarão com movimentos corporais. Em uma segunda audição solicite à turma que fique atenta à letra e, então, faça algumas perguntas como: Vocês conhecem essa música? Conseguiram entender sobre o que ela trata? Ela fala de alguém? Ah, ela faz perguntas, não é? E vocês conseguiram entender alguma dessas perguntas? Em seguida, reproduza novamente a música e incentive-os a ficarem mais atentos às perguntas feitas nela. Provavelmente, nessa audição, escutando a música de forma mais direcionada, eles conseguirão identificar algumas perguntas. Anote as que forem ditas no quadro-negro e entregue a letra da música para os alunos para que possam conferir e identificar as perguntas que não foram citadas anteriormente.

Ora bolas!!
Edith Derdyk,e Paulo Tatit Palavra cantada
http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/286862/

Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino?
Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora?
Mora lá naquela casa!
Onde está a casa?
A casa tá na rua!
Onde está a rua?
Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade?
Do lado da floresta!
Onde é a floresta?
A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil?
ta na América do Sul continente cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta!
E como é o planeta?
O planeta é uma bola que rebola lá no céu
(biz)

Solicite aos alunos que grifem, na letra, as frases interrogativas (que têm perguntas). Depois peça que observem qual a palavra que mais se repete nessas frases. Eles devem responder que é a palavra “onde”, mas se não o fizerem vá lendo as perguntas e auxiliando-os a reconhecer que essa palavra se repete em seis das oito perguntas existentes nessa música. Escreva-a no quadro e pergunte: o que queremos saber quando usamos essa palavra “onde”? Incentive os alunos a formularem outras perguntas que iniciem com essa palavra e vá conduzindo a turma para a compreensão de que ela se refere a lugar, ou seja, que usamos a palavra onde quando queremos nos localizar (Onde estou?) ou localizar alguém ou algo. E que a música “Ora bolas” busca localizar os lugares onde a casa do menino está localizada.
Feita a relação entre a palavra "onde" e a idéia de lugar, solicite às crianças que identifiquem na música as palavras que dão nome a lugares (apesar de existir outras como pé, oceano, céu, dê destaque as que estão em negrito). Peça que, um de cada vez, fale uma delas para você anotar no quadro. Talvez seja mais fácil para crianças de 7/8 anos reconhecerem os nomes rua, cidade, Brasil, planeta como lugares. A expressão “continente americano” pode ser desconhecida para eles. Você, professor, deve explicar a eles o que ela significa. 
Feito isso proponha, como atividade, que copiem essas palavras no caderno, organizando-as numa ordem crescente. Isto é, escrevendo primeiro a palavra que indica o menor lugar até chegar ao lugar maior, que no caso é o planeta. Deixe que atendam à sua solicitação, sem intervir muito, para que possa observar como percebem esses lugares e se estão atentos para a interligação existente entre eles. Interligação essa, que está indicada na musica , pelas palavras: no…, dentro, ao lado, cercado.
Antes de discutir como realizaram essa atividade, leve para a sala de aula diferentes mapas da divisão político-administrativa dos diferentes espaços, mas em especial, dos três: da cidade, do Brasil e do mundo. Apresente um a um para os alunos na medida em que as palavras correspondentes forem citadas. Assim, quando falarem a palavra cidade mostre o mapa da cidade, chamando atenção para o título do mapa, para as cores, palavras e outros sinais que estiverem mais em evidência, ajudando-os a iniciar a aprendizagem da leitura do mapa, bem como, a se localizarem nele. Por exemplo, se for possível, ajude a localizar o bairro onde fica a escola e/ou a moradia dos alunos. No mapa do Brasil, se for possível, localize a cidade, ou o estado, explicando que para todo o Brasil ser representado “na folha” do mapa, foi necessário diminuir muito o seu tamanho real e, consequentemente, a cidade que fica dentro do país, foi representada apenas com um pontinho, ou talvez, nem tenha aparecido no mapa estudado. Destaque, então o estado em que fica localizada a cidade. Faça o mesmo com o mapa do mundo, explicando ainda o que é, e onde fica o continente americano citado na música. Nesse mapa volte a localizar o Brasil e, se possível, o estado e a cidade onde moram. Ainda, se for possível, leve o globo terrestre, fazendo relação com a parte final da música e explicando que a diferença entre o globo e o mapa-mundi é que esse representa a terra de forma plana e no globo a forma da terra está representada como ela é: redonda como uma bola, tal como diz na música Ora Bolas.
Após essa discussão, volte à atividade feita no caderno, peça a um aluno que fale ou escreva no quadro-negro qual foi à primeira palavra escrita por ele, ou qual das palavras retiradas da música indica o menor lugar. Veja se todos escreveram a mesma palavra, ouça os alunos e solicite a cada um que explique sua resposta, conduzindo à identificação da casa como o menor dos lugares citados na música. Faça o mesmo com todos os outros lugares até chegar ao planeta e, quando necessário, retorne aos mapas para facilitar a compreensão dos alunos. Discuta com eles o fato de que a palavra floresta poderá ser maior ou menor que cidade, conforme o tamanho das duas.
Solicite que façam um desenho representando como esses lugares aparecem na música. Essa é uma forma de os alunos demonstrarem se compreenderam o que foi discutido na aula: a escala crescente dos lugares em que o menino e sua casa se localizam. Esse desenho deverá, também, ser alvo de discussão individual ou coletiva sua com os alunos.
Professor, outra sugestão para que os alunos tenham oportunidade de refletir sobre a relação entre esses lugares é realizar uma adaptação da letra original de “Ora bolas” para a realidade dos alunos. Veja um exemplo de como pode ser essa adaptação:

___________________

Letra de____________________________Inspirada na letra na
música “Ora bolas” de Sandra e Paulo Tati Palavra cantada

Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino? Esse menino é o aluno_________________________________!
Onde ele mora? Mora lá naquele casa!
Onde está a casa? A casa está na rua________________________________________!
Onde está essa rua? A rua está no bairro_____________________________________!
Onde está esse bairro? Tá dentro da cidade___________________________________!
Onde está essa cidade! Do lado de outras cidades como:
____________________________________ e________________________________!
Onde estão essas cidades? Elas estão dentro do estado: __________________________
que fica dentro do___________________! Onde está o Brasil?
Tá na América do Sul, continente cercado de oceanos, no pla neta_________________!
E como é esse planeta? O planeta é redondo como uma bola que fica lá no céu.

Explique aos alunos que cada um deles é o aluno a que se refere esse texto. Então que o primeiro espaço deve ser preenchido com o nome deles. Oriente-os, também, a completarem os demais espaços do texto tomando como referência a sua realidade. Incentivo-os e a criarem um título para essa versão da letra.

                                                             Imagem elaborada pela autora

                                                             Fonte: arquivo pessoal da autora

Chame atenção para o fato de que os melhores títulos são aquele que anuniciam para o leitor as principais informações que aparecerão no texto. Essa atividade também deve ser corrigida coletivamente e, depois, ser lida pelos alunos, em voz alta, para que aqueles que ainda ficaram em dúvida possam aprender com os colegas e, ainda, para que conheçam os endereços uns dos outros.

Recursos Complementares

Professor, para conhecer outras músicas do CD em que está inserida a música "Ora Bolas" e outros CDs produzidos pelo selo Palavra Cantada acesse o site: http://www.palavracantada.com.br/final/index.aspx Os autores de“Ora bolas”, também, publicaram pela editora Cosac Naify um livro com o mesmo título. De acordo com o site http://livraria.folha.com.br/catalogo/1012215/ora-bolas , consultado em 30/10/2009 “é um livro ilustrado com CD de músicas compostas por Paulo Tatit e Edith Derdyk, uma viagem ao mundo da bola. A bola que está no pé do menino, que mora na casa, que está na rua, dentro da cidade... O limite para o jogo é o espaço sideral. Numa seqüência de perguntas e respostas, que lembra a embolada nordestina, o coro infantil dá ritmo a essa infinita partida de futebol. Como o enfrentamento de duas torcidas. Andrés Sandoval criou ilustrações que se desdobram pelo livro, acentuando o efeito de continuidade da embolada e os malabarismos da letra manuscrita."

Então, se tiver acesso ao livro será bastante enriquecedor explorá-lo em sala de aula. 

Avaliação

Professor sugerimos que nos diversos momentos da aula você observe como os alunos estão se desenvolvendo em relação a:
- leitura e comprensão de um texto
- escrita de palavras
- capacidade de se localizar espacialmente.

Compare as reposta do início e do fim dessa aula e avalie se houve progresso dos alunos em relação aos objetivos propostos. O dominio pela crianças desses espaços político-administrativo é mesmo lento e gradual. Dessa forma, é importante estar sempre criando oportunidade para abordá-los novamente.
Com relação à escrita de palavras e frases fique atento ao uso da escrita convencional e aproveite para explorar a grafia correta das palavras, principalmente nos momentos da escrita coletiva no quadro.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • girley alves silva, Colégio Águia Júnior , Bahia - disse:
    girleyalves@hotmail.com

    02/06/2013

    Cinco estrelas

    Amei ,muito bom mesmo .senti saudades da minha turma de 1° ano


  • Paty, E.M.Antotonio Rubens Costa de Lara , São Paulo - disse:
    patidurante@hotmail.com

    26/08/2012

    Cinco estrelas

    Boa noite, Adorei a propósta de trabalho que integra Língua Portuguesa, Geografia/Artes. Parabéns pelo grande trabalho que serve como estratégia e sugestão de uma aula inovadora diferente onde os alunos irão aprender com prazer e não esquecerão todo o conteúdo que será explorado no decorrer das aulas. Que Deus abençõe pessoas assim que são comprometidas e envolvidas com a educação com um olhar clinico e inovador... Beijos! Simplesmente Amei... ProfªPaty (5 ano A )Tarde.


  • Maria Cristina, EMEIEF Jardim das Rosas , São Paulo - disse:
    mariacristinahansen@hotmail.com

    26/07/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante, gostamos muito aqui em SP, continue com está criatividade professora, parabéns. Maria Cristina


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.