Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O equilíbrio do corpo

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:

  • Movimentos corporais associados ao equilibrar;
  • Vivência em equilíbrio estático, dinâmico e recuperado;
  • Relacionar movimentos fundamentais como: Correr, saltar, subir e equilibrar;
  • Jogos que envolvam o equilíbrio do corpo.
Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a elaboração desta aula.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula refletindo sobre algumas figuras previamente preparadas:

  • O que essas pessoas nas fotos estão fazendo? (equilibrando o corpo em diferentes situações)

undefinedundefined

  • Seja com os pés ou com as mãos essas pessoas estão vivenciando situações onde o equilíbrio do corpo está sendo testado. O simples fato de andarmos no nosso dia a dia, já é uma vivência de equilíbrio. Um bebe, normalmente, tem equilíbrio? Hoje andar é fácil, mas no início de nossas vidas, quando éramos bebe, nos sentimos como se estivéssemos andando em uma corda bamba até conseguirmos a vivência necessária para chegar no grau de equilíbrio que temos hoje ao andar. Porém o fato de não desequilibrarmos mais, em situações normais, para andar, não significa que em outras situações o nosso equilíbrio seja assim tão bom (tudo é uma questão de vivência). Querem um exemplo:
  • Na foto onde o menino se equilibra com as mãos. Será que teremos uma sensação de equilíbrio tão boa ao tentarmos fazer o que ele está fazendo?

Atividade 01: “Plantando Bananeira”

·        A partir do desafio proposto pelo professor, incentivar os alunos a experimentar o movimento em três etapas:

·        Inicialmente três a três, com dois alunos ajudando o colega que se equilibra com as mãos no chão.

·        Em seguida cada aluno poderá tentar o mesmo movimento, com ou sem os colegas, mas escorando os pés em um apoio (ex: parede).

·        Finalmente o movimento poderá ser vivenciado sem qualquer auxílio (É necessário para segurança desta atividade que se tenha colchões ou um gramado para sua realização.).

Após a vivência conduzir na seguinte reflexão:

2º Momento – Acabamos de experimentar situações onde a maioria das pessoas não tinha a vivência necessária para que o equilibrar o corpo fosse natural. Prova disso é aquela sensação que sentimos de que vamos cair a todo o momento. Mas será que só quando viramos de ponta cabeça que sentimos essa sensação de desequilíbrio? Que tal se fizéssemos agora uma brincadeira para testarmos nosso equilíbrio em outras situações:

Atividade 02: “Pé de Lata”

O professor poderá preparar preveamente o “pé de lata” para que os alunos vivenciem, ou pedir em uma aula anterior latas e corda de varal para junto com os alunos prepararem esse material. (mais informações de como fazer e como brincar, no site “educar para crescer”, disponível em recursos complementares).

Outra possibilidade é a vivência com pernas de pau (caso a escola tenha disponível esse material).

 undefined

Atividade 03: “Corrida do Saco”

  • Agora que experimentamos o equilibrar de várias formas, só falta vivenciarmos uma brincadeira que reúna outros movimentos fundamentais que também já vimos (correr e o saltar) – Corrida do Saco.
  • Material: Sacos de serapilheira ou plástico grosso, em número igual ao dos participantes ou caso seja diferente, fazer a atividade por grupos realizando diversas vezes entre formações diferentes dos grupos.

Regras do Jogo: É marcado um percurso no chão com uma linha de partida e uma meta. Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra no seu saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em direção à meta (pulando ou correndo, mas sem sair do saco). Ganha aquele que chegar primeiro.

undefined
Recursos Complementares
Avaliação

Discutir com a turma aspectos relacionados ao equilibrar, suas possibilidades e co-relações com outros movimentos fundamentais como o salto, o correr e o subir. Exemplo de perguntas:

Situações que normalmente fogem da nossa rotina, são as que têm maior chance de sentirmos a prova o nosso equilíbrio do corpo. Quais situações, vivenciadas na aula ou não, podemos citar como exemplo? Existe alguma coisa que podemos fazer para nos ajudar em uma situação de desequilíbrio? Em quais situações o re-equilibrar de torna mais fácil e mais difícil (porque)? O correr e o saltar tornam o equilíbrio ainda mais interessante. Qual a sensação de experimentar uma atividade que une o correr o saltar e o equilibrar?

 Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência e resgate da cultura popular envolvido nas brincadeiras, bem como o que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, respeito às regras e cooperação durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • aparecida cardoso, escola mul. josé de amorim , Bahia - disse:
    cibelcardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente, isso só vem acrescentar no nosso trabalho diário com a educação física!!!!!!!!


  • Gilmar Nery, AABB Comunidade , Bahia - disse:
    nery-ba@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, exelentes atividades, me ajudarão bastante no meu dia dia de aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.