01/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno poderá perceber e experimentar:
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a elaboração desta aula.
1º Momento – Iniciar a aula refletindo sobre algumas figuras previamente preparadas:
Atividade 01: “Plantando Bananeira”
· A partir do desafio proposto pelo professor, incentivar os alunos a experimentar o movimento em três etapas:
· Inicialmente três a três, com dois alunos ajudando o colega que se equilibra com as mãos no chão.
· Em seguida cada aluno poderá tentar o mesmo movimento, com ou sem os colegas, mas escorando os pés em um apoio (ex: parede).
· Finalmente o movimento poderá ser vivenciado sem qualquer auxílio (É necessário para segurança desta atividade que se tenha colchões ou um gramado para sua realização.).
Após a vivência conduzir na seguinte reflexão:
2º Momento – Acabamos de experimentar situações onde a maioria das pessoas não tinha a vivência necessária para que o equilibrar o corpo fosse natural. Prova disso é aquela sensação que sentimos de que vamos cair a todo o momento. Mas será que só quando viramos de ponta cabeça que sentimos essa sensação de desequilíbrio? Que tal se fizéssemos agora uma brincadeira para testarmos nosso equilíbrio em outras situações:
Atividade 02: “Pé de Lata”
O professor poderá preparar preveamente o “pé de lata” para que os alunos vivenciem, ou pedir em uma aula anterior latas e corda de varal para junto com os alunos prepararem esse material. (mais informações de como fazer e como brincar, no site “educar para crescer”, disponível em recursos complementares).
Outra possibilidade é a vivência com pernas de pau (caso a escola tenha disponível esse material).
Atividade 03: “Corrida do Saco”
Regras do Jogo: É marcado um percurso no chão com uma linha de partida e uma meta. Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra no seu saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em direção à meta (pulando ou correndo, mas sem sair do saco). Ganha aquele que chegar primeiro.
http://www.flickr.com/photos/reginacarvalho/473538010/
http://www.flickr.com/photos/fabiana_veloso/2646406944/
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/brinquedos-artesanais-408190.shtml?page=page3
http://www.flickr.com/photos/paranoarte/2244450172/
http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=169974Discutir com a turma aspectos relacionados ao equilibrar, suas possibilidades e co-relações com outros movimentos fundamentais como o salto, o correr e o subir. Exemplo de perguntas:
Situações que normalmente fogem da nossa rotina, são as que têm maior chance de sentirmos a prova o nosso equilíbrio do corpo. Quais situações, vivenciadas na aula ou não, podemos citar como exemplo? Existe alguma coisa que podemos fazer para nos ajudar em uma situação de desequilíbrio? Em quais situações o re-equilibrar de torna mais fácil e mais difícil (porque)? O correr e o saltar tornam o equilíbrio ainda mais interessante. Qual a sensação de experimentar uma atividade que une o correr o saltar e o equilibrar?
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência e resgate da cultura popular envolvido nas brincadeiras, bem como o que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, respeito às regras e cooperação durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
Cinco estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasexcelente, isso só vem acrescentar no nosso trabalho diário com a educação física!!!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, exelentes atividades, me ajudarão bastante no meu dia dia de aulas.