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O Ensino de Genética e as novas descobertas científicas: criticidade e valores éticos em questão.

 

09/01/2009

Autor e Coautor(es)
Analuê Borges Moura
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JABOTICABAL - SP ANTONIO JOSE PEDROSO PROF

Talita Yumi Uchiyama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Este trabalho teve por objetivo desenvolver metodologias alternativas no ensino de genética, capazes de subsidiar a compreensão de conhecimentos básicos da gética e biologia molecular, como estrutura do DNA e do RNA, duplicação, transcrição e tradução do DNA, e estão relacionados às novas pesquisas científicas, como Organismos Transgênicos, Projeto Genoma Humano e Clonagem, possibilitando aos alunos espaço para discussão crítica e fundamentada, visando a formação de opiniões, discussão e o posicionamento diante destes avaços científicos que possuem implicações diretas na sociedade.
Duração das atividades
As atividades foram desenvolvidas durante um bimestre, sendo uma aula dupla por semana, totalizando oito aulas duplas com duração de 50 minutos cada, perfazendo um total de 16 horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Primeiramente usou-se de observação, para verificar como era o comportamento da maioria dos alunos, se a amioria era ativa ou mais calada. Posteriormente Em aplicou-se, em sala de aula, um questionário para os alunos, a fim de conhecer os seus gostos e avaliar seus conhecimentos prévios referentes aos temas Transgênicos e Projeto Genoma Humano. O intuito deste questionário era observar os conhecimentos que os alunos possuíam sobre estes temas para elaboração da sequência didática.
Estratégias e recursos da aula
  • Primeiro encontro

No primeiro encontro, os alunos foram conduzidos à sala de vídeo na qual foi apresentado e discutido com os alunos o cronograma do terceiro bimestre, a fim de informá-los sobre todas as atividades que seriam desenvolvidas, inclusive a realização dos trabalhos sobre Projeto Genoma, Clonagem e Transgênicos, que dividimos a sala em três gupos grandes, sendo que cada grupo representaria um dos temas citados, em dentro dos grupos os alunos formariam duplas para fazer os trabalhos escritos, assim como os critérios de avaliação, possibilitando possíveis modificações. Em seguida foi exibido o vídeo “Projeto Genoma Humano”, que abordou conceitos da biologia molecular básica, tais como: DNA, cromossomos, genes, e quais organismos os possuem. Após a apresentação do vídeo foi iniciada uma discussão baseada em algumas questões, afim de que os alunos apresentassem seus conhecimentos prévios sobre o assunto abordado.

  • Segundo encontro

No segundo encontro foi ministrada uma aula expositiva dialogada na sala de vídeo (apresentação em Power-Point) abordando os conceitos de estrutura química do DNA, a história da descoberta do modelo e duplicação do DNA. No final do encontro, os alunos foram informados da atividade que realizariam no próximo encontro sobre a duplicação do DNA, assim como da importância no desempenho dos alunos frente à atividade proposta, para que esta fosse realizada com sucesso.

  • Terceiro encontro

No terceiro encontro, seguindo o modelo proposto por Moreira (2007) foi proposto aos alunos que simulassem a duplicação do DNA, sem o auxílio das estagiárias e após a explicação da atividade a ser desenvolvida (Quadrilha do DNA), os alunos foram identificados como bases nitrogenadas (Adenina, Timina, Guanina e Citosina) e enzimas (polimerase e ligase), por meio de placas de EVAs. Vale ressaltar que esta simulação foi planejada previamente pelas estagiárias, de forma que todos os alunos participariam da atividade. A intenção era de que os alunos realizassem a atividade através dos conceitos ministrados no encontro anterior e discussão entre eles durante a realização da atividade.

  • Quarto encontro

No quarto encontro foi ministrada na sala de vídeo, uma aula expositiva dialogada sobre transcrição e tradução do DNA, abordando as metodologias utilizadas no desenvolvimento de organismos transgênicos e no Projeto Genoma Humano. Após a aula expositiva foi apresentado o vídeo “DNA/RNA (Coleção Multimídia Newton – DVD)” com o intuito de ilustrar e facilitar a compreensão do processo da Síntese de Proteína como um todo.

  • Quinto encontro

No quinto encontro, para ilustrar e auxiliar a compreensão dos mecanismos de tradução do DNA foi realizada uma atividade prática, em que os alunos simularam a síntese de proteínas, utilizando modelos de ribossomos, fitas de RNA, aminoácidos com seus anticódons originadores, e uma tabela correlacionando seqüências de aminoácidos com suas respectivas proteínas. Para tanto, a sala foi dividida em grupos de cinco alunos, que receberam materiais iguais, com exceção da fita de RNA, que em cada grupo originaria uma proteína diferente. Cada grupo teria que apresentar como resultado a seqüência de aminoácidos gerada pela fita de RNA recebida. Após a realização da atividade prática da síntese de proteínas, foi aplicado um questionário composto de 17 questões, sendo 8 dissertativas e 9 de múltipla escolha, abrangendo o conteúdo ministrado até o presente encontro. A intenção da avaliação era verificar o que os alunos estavam assimilando e a validade das atividades práticas propostas pelas estagiárias.

  • Sexto encontro

No sexto encontro, visto que os alunos não conseguiram terminar de responder o questionário no encontro anterior, devolvemos os questionários e disponibilizamos 50 minutos para que os alunos terminassem de respondê-los. Após o término do tempo estipulado para o término das questões, iniciou-se a correção das questões, através de discussões com toda a sala com o intuito de verificar o que os alunos haviam respondido em cada questão.

  • Sétimo e oitavo encontro

A proposição da atividade para o sétimo encontro, era que cada dupla entregasse o trabalho escrito sobre os temas Projeto Genoma Humano, Clonagem ou Transgênicos e em seguida apresentasse o que tinha pesquisado sobre o tema, o posicionamento de cada um e argumentos que embasassem a sua posição, promovendo deste modo, uma discussão entre os alunos para que estes pudessem se posicionarem a favor ou contra o tema proposto, como em um Júri-simulado. Contudo, devido à falta de tempo, não foi possível que todos os grupos apresentassem suas pesquisas nesse encontro, ficando os grupos de Projeto Genoma e Transgênicos para o oitavo encontro.


Durante o desenvolvimento da seqüência didática proposta acima, a avaliação se deu de uma forma contínua, ou seja, durante todas as atividades desenvolvidas nos oito encontros, levando em consideração a participação dos alunos durante as aulas expositivas e atividades práticas propostas, assim como o questionário de avaliação e o trabalho escrito.
 

Avaliação
• As aulas práticas, caracterizadas por jogos didáticos que enfatizam o lúdico, e os vídeos-apoio facilitaram a compreensão e a internalização do conteúdo pelos alunos, pois estes recursos despertam o interesse dos estudantes pelo conteúdo, além de serem integradores de várias linguagens, permitindo, portanto transpor a realidade para onde quer que seja necessário ou desejável. • O uso de diferentes tipos de avaliação foi importante para não desfavorecer nenhum aluno, uma vez que cada pessoa tem maior facilidade com método de avaliação, portanto a fim de se obter a real situação do processo ensino-aprendizagem é necessário avaliar de modo contínuo e considerar as todas suas discussões dos alunos, produções e atitudes, oferecendo muito mais do que um índice quantitativo. • É muito importante manter um bom relacionamento entre professor e alunos, a fim de que os alunos sintam-se à vontade em expor suas próprias idéias, sentimentos e dúvidas. • A utilização de diferentes metodologias para exposição dos conteúdos é essencial para se alcançar um maior número de alunos, de modo mais efetivo, pois as preferências dos alunos por determinados recursos se dão pela percepção de suas melhores habilidade com os sentidos áudio-visuais exigidos por estes recursos. • Relacionaram o conteúdo visto em sala com as novas descobertas científicas expostas pela mídia e vivenciadas por todos, uma vez que durante o júri simulado eles explicaram com bastante clareza, quais os conteúdos básicos envolvidos em pesquisas como Projeto Genoma, Clonagem e Transgênicos, lconsidrendo os aspectos éticos, religiosos, econômicos, sociais e ambientais. • É de grande importância a utilização da história da ciência no ensino de genética já que conscientiza o aluno de que a Ciência não se constitui em algo dado e acabado, de modo que sempre haverão questionamentos a serem feitos, fazendo com que os alunos percebam que seus questionamentos e dúvidas são sempre importantes.
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