17/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
• Descrever lugares, pessoas, objetos e processos.
• Perceber imprecisões ou lacunas ao ouvir a descrição de lugares, pessoas, objetos e processos.
• É necessário que os alunos saibam expressar-se e ouvir a fala do outro.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- debate.
Desenvolvimento
1º passo:
- O professor, inicialmente, colocará o vídeo Tarsila do Amaral – biografia artística (ver em recursos educacionais) para introduzir um pouco da biografia desta artista e sua importância para o cenário da Arte e Literatura no Brasil.
- Com isso, o professor poderá apresentar algumas obras de Tarsila do Amaral. O objetivo é pedir que os alunos descrevam verbalmente cada um dos quadros. Sugerimos que o professor faça a mediação, acrescentando nas descrições dos alunos, informações sobre as obras da artista. Verificar a sugestão de leitura em recursos complementares.
2º passo:
- O professor apresentará inicialmente o quadro Aboporu, a mais famosa de suas obras, (ver recursos educacionais). Os alunos deverão descrever o quadro, informarem o que acham dele, o professor também poderá problematizar indagando o que significa aquela pessoa com a cabeça tão pequena e o pé tão grande.
3º passo:
-Mais uma vez, o professor apresentará um quadro bastante conhecido da Tarsila do Amaral, intitulado Operários (ver recursos educacionais). Este quadro é pertinente para esta aula, já que estamos propondo a descrição oral de pessoas e objetos e ele traz os rostos de várias pessoas. Esta é uma excelente oportunidade para que os alunos sejam incentivados a descreverem cada um dos rostos.
4º passo:
-No quadro Morro da favela (ver recursos educacionais) os alunos terão a oportunidade de descreverem um lugar, além de pessoas. Sugerimos que o professor posteriormente faça um debate com relação a habitação e condições de moradia nas favelas.
5º passo:
- Finalmente, os alunos deverão analisar a última imagem que refere-se ao auto-retrato da Tarsila. Os alunos deverão descrever o rosto da Tarsila, seus traços e até a sua personalidade. Diante disto, os alunos deverão descrever a si mesmos. Sugerimos que o professor proponha que cada aluno descreva-se verbalmente, como se estivessem fazendo o auto-retrato de si mesmo..
Recursos Educacionais
Recurso 1
Vídeo: Tarsila do Amaral – biografia artística.
http://www.youtube.com/watch?v=Hgwy1v7T8RI
Recurso 2
Imagens: Algumas obras da Tarsila
Imagem 1: O abaporu
http://mypreview.wordpress.com/2008/01/21/tarsila-arte-e-vida/
Imagem 2: Operários
http://www.orizamartins.com/operarios-tarsila.jpg
Imagem 3: Morro da favela
http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
Imagem 4: Auto-retrato
Sugestão de leitura sobre vida e obra de Tarsila do Amaral:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O professor deverá ficar atento, sobretudo, a capacidade dos alunos descreverem verbalmente as imagens, sobretudo a forma como descrevem a si mesmos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!