19/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
- Desenvolver habilidades de observação.
- Escrever pequenas frases.
- Conhecer um pouco dos lugares de sua cidade e/ou de outras cidades.
- Desenvolver a habilidade de representação em forma de desenho.
Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos já estejam se iniciando na escrita de pequenas frases.
Professor, comece a aula distribuindo alguns cartões-postais de sua cidade e/ou de outros lugares (da capital de seu Estado, por exemplo) para a turma.
Imagem elaborada pela autora
Fonte arquivo pessoal da autora
Imagem elaborada pela autora
Fonte arquivo pessoal da autora
Você poderá encontrá-los em bancas de revistas, na secretaria ou agência de turismo (se houver na sua cidade) e em alguns sites na internet. Em seguida, pergunte: vocês sabem o que é isso? Se não souberem informe que são cartões-postais e volte a perguntar: Você ou sua família já enviou ou já recebeu algum? Provavelmente eles se lembrarão de alguma viagem que fizeram ou de pessoas próximas à sua família que viajou e lhes enviou um cartão-postal. Caso não tenham essa experiência conte a eles que cartões-postais são geralmente usados por pessoas que estão viajando e que querem dar notícias aos amigos e familiares, aproveitando para mostrar a eles um pouco do lugar em que estão.
Solicite aos alunos que observem bem os cartões-postais trazidos por você e digam o que eles mostram. Oriente-os a identificar no cartão-postal a “legenda” da imagem: ela pode vir junto à imagem ou na parte de trás do postal. Solicite, ainda, que os alunos comparem as informações visuais (o que é informado nas imgens) e o que é informado por meio das palavras/texto.
A partir dessas observações conduza a turma a concluir que, geralmente, os cartões-postais trazem imagens de lugares (prédios, ruas, praças, vistas panorâmicas, monumentos entre outros). Em seguida levante a questão: por que esses lugares estão representados no cartão-postal? Conduza a discussão para a compreensão de que os lugares da cidade escolhidos para compor o cartão-postal geralmente são aqueles que foram considerados, pelas pe ssoas que o produziu, bonitos e/ou importantes por mostrar características de uma cidade e de seu povo.
Peça, então, que observem os cartões-postais de sua cidade ou da capital que você trouxe para sala de aula e pergunte: vocês concordam que os lugares que aparecem nos postais são bonitos e importantes para sua cidade? Vocês conhecem esses lugares? Esses lugares informam ao visitante algo sobre a vida de vocês aqui nessa cidade? Quais outros lugares da cidade acham que poderiam estar em um cartão-postal? Por quê?
Incentive os alunos a emitirem sua opinião, solicitando-os que escutem os colegas e reflitam se concordam ou não com aquela opinião e por quê? Professor, aqui temos o objetivo de levar as crianças a entenderem que não só os lugares reconhecidamente considerados como pontos turísticos podem compor um cartão-postal, pois geralmente, eles representam os lugares importantes e/ou o modo de vida de uma parcela da cidade: aquelas social e economicamente dominantes. E a partir daí fazê-los pensar que próximo a sua casa ou alguns dos lugares que fazem mais parte de sua vida também podem ser escolhidos para estar em um cartão-postal por serem mais representativos de sua vida.
Professor, se não houver cartão-postal de sua cidade, leve ou peça aos alunos que levem fotos da cidade ou mesmo que pensem e escolham lugares da cidade que eles acham que poderiam estar em cartões-postais para serem mostrados para pessoas que não a conhecem para que conheçam um pouco dela e de seu povo.
Proponha a turma que confeccione cartões-postais de sua cidade que mostrem os lugares pensados pela turma. Para isso, é importante discutir que o cartão-postal tem duas partes: a parte da frente e a de trás, como pode ser observado a seguir:
Imagem elaborada pela autora
Fonte arquivo pessoal da autora
Discuta quais elementos compõem cada uma delas. Na primeira, a parte da frente, geralmente encontra-se uma ou mais imagens de lugares da cidade. Na segunda, a parte de trás, geralmente está a legenda da imagem representada á frente. Na parte de trás há, também, espaços para se escrever uma pequena mensagem ao destinatário (aquele a quem se destina ou a quem será enviado esse cartão postal) e para o seu endereço. Nessa parte, ainda, há o espaço para o selo, já que os cartões-postais não precisam ser colocados em envelopes.
Reserve um tempo da aula para que os alunos façam a parte da frente do cartão-postal. Peça a eles que pensem em um lugar ou em coisas da cidade que eles acham bonitos, importantes e/ou representativos do modo de vida das pessoas de sua cidade. E que, em seguida, o represente, utilizando desenhos, fotografias e/ou colagem (gravuras que podem ser retiradas, por exemplo, de revistas ou jornais). Lembre os alunos de fazerem a legenda do cartão, ou seja, escreverem o nome do lugar que foi representado e o da cidade onde esse lugar está localizado. Veja alguns postais produzidos por meus alunos do 1ª ano do Ensino Fundamental:
&nbs p; ; Imagem elaborada pela autora
Fonte arquivo pessoal da autora
Como pode ser observado tanto nos postais trazidos pela professora quanto nesses, feitos pelos alunos, a legenda pode ser feita na parte da frente ou na parte de trás do cartão-postal.
Imagem elaborada pela autora
Fonte arquivo pessoal da autora
Para que completem a segunda parte, você professor, deve combinar para quem cada um enviará seu cartão-postal. Uma sugestão é a troca, entre eles, por meio de um amigo oculto. Para tal, escreva em pequenos pedaços de papel o nome de todos os alunos e solicite que cada um peque um dos papéis, tomando o cuidado de avisar, caso peguem o papel em que está escrito seu nome, para que ele possa ser trocado por outro. Assim, após conhecer o nome de seu amigo oculto cada aluno deve escrever o nome do colega no local reservado para o destinatário e, também, uma ou duas frases, comentando sobre o lugar representado na primeira parte. Por ultimo deverá datar e assinar. Após essa orientação, professor, é importante que você auxilie seus alunos na escrita correta das palavras e na montagem das frases. Lembre-os que devem manter segredo a respeito do destinatário de seu cartão-postal.
Quando terminarem de confeccionar os postais sorteie um primeiro aluno para entregar o seu cartão-postal ao amigo oculto. Esse, antes de revelar o nome do colega pode fazer um pouco de suspense, falando algumas características do seu amigo oculto, para que a turma adivinhe. O aluno que o receber lerá o cartão-postal e mostrar o lugar representado. Poderá também fazer um comentário sobre o postal recebido. Em seguida deverá iniciar o processo de entrega do segundo cartão-postal.
Após todos terem entregado seus postais sugerimos que faça uma exposição com todos eles na sala ou em outros espaços da escola para que todos os cartões-postais produzidos pela turma possam ser conhecidos.
Professor, nos endereços a seguir você pode saber mais sobre cartões-postais http://www.cartaopostal.fot.br/ ,
http://quiosqueazul.blogspot.com/2009/04/dia-do-cartao-postal.html
No decorrer dessas aulas observe o crescimento dos alunos em relação a capacidade de observação e de representação de alguns lugares de sua cidade em forma de desenho. Observe também se estão se desenvolvendo na escrita de palavras e de frases.
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