Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo e interpretando textos: criança não trabalha?

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sara Villas e Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Escutar, cantar e analisar os ritmos e significados de uma música.
• Participar das interações em sala da aula, expondo suas opiniões nos debates com os colegas e com o professor (desenvolvimento da oralidade).
• Apreender e valorizar o uso do desenho e da escrita, suas diferentes funções e o caráter relacional entre esses dois sistemas de representação.
• Refletir sobre os diferentes universos infantis presentes na sociedade.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para maior agilidade dessa aula é importante que os alunos tenham noção da diferenciação entre as letras e os demais símbolos gráficos, tais como: números e desenhos.

Estratégias e recursos da aula

I- Primeiros contatos: ouvindo a música


Inicie a aula fazendo tocar a música “Criança não Trabalha” do grupo Palavra Cantada – composição de Arnaldo Antunes CD: Canções Curiosas. Ela pode ser acessada no site: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/447926/. Deixe os alunos interagirem com a música de forma livre: alguns se sentirão mais tocados pelos sons, pelos instrumentos do que pela letra e expressarão com movimentos corporais, o que não deve ser reprimido. É muito provável também que eles cantem em voz alta o refrão da música, uma vez que ele é repetido muitas vezes e com entonação de “denúncia” e afirmação.
A partir da segunda audição solicite à turma que fique atenta à letra. Ao final incentive-os a repetir palavras ou parte da música que entenderam. Provavelmente conseguirão repetir vários nomes de coisas citadas nela, sobretudo porque fala de objetos que, em parte, fazem parte do universo deles (que são crianças).
Em roda, instigue a curiosidade dos alunos levantando questões tais como: a partir dessas palavras que ouviram, quem se arrisca a dizer qual é o assunto dessa música? Qual será o título dela? Incentive para que cada um expresse sua opinião. Deixe em suspenso, mesmo se acertarem. Em seguida distribua para cada aluno uma folha com a reprodução da letra da música, solicitando que ouçam novamente, acompanhando sua letra na folha.

CRIANÇA NÃO TRABALHA
(PALAVRA CANTADA/ COMPOSIÇÃO: ARNALDO ANTUNES E PAULO TATIT)
LÁPIS, CADERNO, CHICLETE, PIÃO
SOL, BICICLETA, SKATE, CALÇÃO
ESCONDERIJO, AVIÃO, CORRERIA, TAMBOR, GRITARIA, JARDIM, CONFUSÃO

BOLA, PELÚCIA, MERENDA, CRAYON
BANHO DE RIO, BANHO DE MAR, PULA CELA, BOMBOM
TANQUE DE AREIA, GNOMO, SEREIA, PIRATA, BALEIA, MANTEIGA NO PÃO

GIZ, MERTHIOLATE, BAND-AID, SABÃO
TÊNIS, CADARÇO, ALMOFADA, COLCHÃO
QUEBRA-CABEÇA, BONECA, PETECA, BOTÃO, PEGA-PEGA, PAPEL, PAPELÃO

CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO
CRIANÇA NÃO TRABALHA...

LÁPIS, CADERNO, CHICLETE, PIÃO
SOL, BICICLETA, SKATE, CALÇÃO
ESCONDERIJO, AVIÃO, CORRERIA, TAMBOR, GRITARIA, JARDIM, CONFUSÃO

BOLA, PELÚCIA, MERENDA, CRAYON
BANHO DE RIO, BANHO DE MAR, PULA CELA, BOMBOM
TANQUE DE AREIA, GNOMO, SEREIA, PIRATA, BALEIA, MANTEIGA NO PÃO

CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO
CRIANÇA NÃO TRABALHA...

GIZ, MERTHIOLATE, BAND-AID, SABÃO
TÊNIS, CADARÇO, ALMOFADA, COLCHÃO
QUEBRA-CABEÇA, BONECA, PETECA, BOTÃO, PEGA-PEGA, PAPEL, PAPELÃO

CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO
CRIANÇA NÃO TRABALHA...

1, 2 FEIJÃO COM ARROZ
3, 4 FEIJÃO NO PRATO
5, 6 TUDO OUTRA VEZ...

LÁPIS, CADERNO, CHICLETE, PIÃO
SOL, BICICLETA, SKATE, CALÇÃO
ESCONDERIJO, AVIÃO, CORRERIA, TAMBOR, GRITARIA, JARDIM, CONFUSÃO

BOLA, PELÚCIA, MERENDA, CRAYON
BANHO DE RIO, BANHO DE MAR, PULA CELA, BOMBOM
TANQUE DE AREIA, GNOMO, SEREIA, PIRATA, BALEIA, MANTEIGA NO PÃO

II- Compreendendo a letra da música e identificando palavras

Promova uma conversa coletiva sobre a compreensão que tiveram da música. Primeiramente enfatize o aspecto rítmico e de como as estrofes vão ganhando velocidade, como as várias palavras que vão sendo ditas estão organizadas quase que numa espécie de lista em que não há verbos, pronomes etc., e de como é difícil cantar acompanhando a letra devido à sua velocidade. .
Em seguida, você pode iniciar a análise sobre o significado da música chamando a atenção para o refrão, que se repete entre cada estrofe: “Criança não trabalha, criança dá trabalho”. Pergunte o que entendem por essa frase, tentando fazê-los compreender qual é o tipo de trabalho – no sentido literal (trabalho como profissão, ofício, cumprimento de tarefas) da primeira estrofe e o da segunda (trabalho no sentido figurad o). Em seguida q uestione se eles concordam com essa fr ase. Para isso pergu nte se eles conhecem alguma criança q ue trabalha. (se eles não se lembrarem você pode dar exemplos de crianças que vendem balas nos sinais de transito, fazem malabarismos, entre outros). Ainda sobre essa frase do refrão questione com os alunos se ela é real ou ideal, ou seja, se ele está dizendo que “criança não trabalha” ou se “criança não deveria trabalhar e sim brincar (ou seja, “dar trabalho”).
Dando continuidade à letra da música questione a turma sobre o significado dos objetos citados na letra, não cada um em particular, mas de um modo geral. Leve-os a identificar que são objetos que fazem parte do universo infantil de uma criança que brinca, que estuda, que passeia, que fantasia, etc. Chame a atenção ainda para o fato de que na letra são citados OBJETOS/ BRINCADEIRAS/SITUAÇÕES (provocadas por ações). Solicite, então, que encontrem exemplos entre os nomes citados na música, de objetos/brincadeiras/situações que conhecem e usam. Nessa discussão você, professor, deve incentivar a todos seus alunos que expressem sua opinião. Conduza a turma para a conclusão de que as crianças têm direito de brincar, de estudar e de ser feliz e que o trabalho infantil é proibido e não deveria existir, mas que mesmo assim existe em alguns lugares do Brasil e do mundo.
Questões que podem nortear a discussão:
1) O que têm em comum todas as palavras que são citadas na música?
2) Por que essa música se chama “criança não trabalha”?
3) Você conhece ou já viu alguma criança que trabalha regularmente, e que ganha dinheiro para isso? Por que você acha que ela faz isso?
4) Você faz algum tipo de trabalho na sua casa? Qual? Se sim, questione se o aluno é remunerado para realizar tal tarefa.
5) Os principais tipos de trabalho infantil na cidade e no campo: empregada doméstica/ babá/ vendedor ambulantes/ artistas de sinal de trânsito/ canaviais/ carvoarias/ entre outros.
Para finalizar coloque a música para tocar mais uma vez, solicitando que os alunos a acompanhem, cantando junto.


III- Desenhando e adaptando a música

Inicie a aula, pedindo que os alunos pensem na música estudada na aula anterior “Criança não trabalha”. Peça a eles que lembrem o nome de coisas citadas na música.
Divida o quadro em duas partes e escreva, de um lado “Coisas de crianças” e, do outro, “Coisas de pessoas que trabalham”. Registre então no quadro os nomes que se lembrarem e outros mais que surgirem.
Professor, de acordo com o nível de sua turma, pode ser que seja necessário ajudá-los a reconhecer os aspectos que compõem o universo adulto (de pessoas que trabalham). No entanto, possivelmente surgirão muitas outras palavras próprias do universo adulto, pondere a discussão e registre somente aquilo que for realmente significativo para a discussão.
Em seguida peça para que os alunos façam dois desenhos, um que represente o universo das crianças que estudam e brincam. Eles podem desenhar os objetos que identificaram na música e também os que foram acrescidos na discussão (que estarão no quadro); e outro que represente o universo das crianças que trabalham.

undefinedundefinedundefined

                              Imagem elaborada por Sara Villas

                            & nbsp; Fonte: Arquivo pessoal de Sara Villas

Para finalizar a aula faça uma exposição na sala dos desenhos da turma, de modo que as crianças possam socializar e identificar no desenho dos colegas aquilo que foi representado por cada um.

Recursos Complementares

Para enriquecer e aprofundar sua aula você pode utilizar e apresentar para a turma os livros “Serafina e a Criança que trabalha” a Cristina Porto e outro, Editora Ática e “os direitos da criança segundo Ruth Rocha” da editora Companhia das letrinhas, lendo alguns trechos do livro ou organizando para que cada aluno leve-o para casa e conheça-o juntamente com sua família. Para saber mais sobre esse livro acesse o site: http://www.companhiadasletras.com.br.
Você pode ainda acessar o site: http://www.direitosdacrianca.org.br/midia/publicacoes/eca-em-tirinhas-para-criancas que traz os direitos da criança e adolescente em linguagem acessível aos alunos. Na página 22 há uma tirinha dizendo da proibição do trabalho infantil. Você pode ler e interpreta-la com os alunos.
O site do grupo “Palavra Cantada” apresenta todas as letras, cds e shows. Para acessar a letra e o clipe da música entre nos sites:
LETRA: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/447926/
CLIP: http://vagalume.uol.com.br/palavra-cantada/videos/crianca-nao-trabalha.html

PALAVRA CANTADA: www.palavracantada.com.br

Avaliação


Sugerimos que seja observado o progresso, envolvimento e comprometimento dos alunos em relação aos objetivos propostos ao longo dessas aulas. Nesse sentido, analise se a turma, em geral, e cada aluno, individualmente, está se desenvolvendo quanto sua capacidade de reconhecer palavras, expressar idéias e refletir sobre o mundo que lhe cerca. Você deverá ficar atento se as crianças estão desenvolvendo suas habilidade de leitura e interpretação de palavras e textos. Observe se estão progredindo também na fluência da leitura e na capacidade de compreender e expressar através de desenhos as discussões sobre o tema proposto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Silvia Eloy, E.M.E.F. Professor Altimar de Alencar Pimentel , Paraíba - disse:
    sileloy@hotmail.com

    13/08/2013

    Cinco estrelas

    Não é a primeira vez que utilizo das canções do grupo Palavra Cantada. Adorei a proposta e utilizarei na minha turma de 2º ano, explorando palavras e refletindo seu rico conteúdo.


  • IVANETE MARTINS DA SILVA OLIVEIRA, Colégio Estadual Nercy Antônio Duarte , Bahia - disse:
    MARTINS.NETE@GMAIL.COM

    26/04/2011

    Quatro estrelas

    Adaptei essa aula para uma turma do 6° ano e ficou ótima. Parabéns!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.