Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Countries and Nationalities

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Países e Nacionalidades

Verbo "to be"

Duração das atividades
4 horas / aula de 50min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a obrigatoriedade de se trabalhar conhecimentos prévios, uma vez que essa pode ser uma das primeiras aulas do 6o ano do Ensino Fundamental, quando você, professor, apresentará o vocabulário relacionado a países e nacionalidades, bem como o verbo "to be". 

Essa aula pode também ser trabalhada no Ensino Médio, como uma revisão do conteúdo já trabalhado no Ensino Fundamental. 

Estratégias e recursos da aula

O material complementar foi elaborado pelas autoras e está disponível em: 

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/countries-and-nationalities (acesso 16/11/09)

Ele deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos. 

1ª aula

1.      Introduza o tópico da aula dizendo: “I’m Brazilian. / I’m from Brazil” e pergunte: “Where are you from?” Liste alguns nomes de pessoas famosas de nacionalidades distintas e pergunte: “Where is _________from?” Escreva as possíveis respostas no quadro: “He/She is _____________ (nationality). He/She is from ____________ (country)”. Algumas opções: Maradona, Barack Obama, Cristiano Ronaldo, David Beckham, Madonna, Queen Elizabeth, etc. 

2.      Distribua então o handout e peça que identifiquem os símbolos apresentados na atividade 1. Essa identificação facilitará a associação dos símbolos e dos países onde se encontram. Em seguida peça que façam a correspondência entre os símbolos e os países. Antes de corrigir, peça que comparem suas respostas em pares.

3.      Leia as respostas em voz alta e peça que os alunos repitam os nomes dos países.

Respostas - Atividade 1:

a. The LeaningTower of Pisa, Italy

b. The EiffelTower, France

c. The Statue of Liberty, USA

d. Great Wall of China, China

e. Christ the Redeemer, Brazil

f.  Flag, Canada

g. Big Ben / double decker bus, England

h. Mount Fuji, Japan

i.  Flag, Portugal

j.  Pyramid, Egypt

k. Sydney Opera House, Austrália

l.  The Brandenburg Gate, Germany

m. Taj Mahal, India

n. Flag, Argentina

4.      Leia o enunciado bem como os sufixos e as nacionalidades na tabela. Pergunte se os alunos conhecem mais nacionalidades com essas terminações e peça que observem os países listados na atividade anterior. Eles devem descobrir quais nacionalidades não aparecem na tabela, ou seja: Portuguese, Brazilian, American, British.

5.      Apresente a tabela com o Verbo “To Be”. Destaque a posição do verbo nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. Dê exemplos reais, como: Ivete Sangalo is baiana. She is from Bahia. / Gisele Bunchen is gaúcha. She is from Rio Grande do Sul. Os alunos devem então completar as frases usando a forma correta do verbo “to be”. Estabeleça um limite de aproximadamente 10 minutos e peça a voluntários que leiam as frases em voz alta para a correção.

Respostas:

a) Lynn lives in Toronto. But she isn’t Canadian. She was born in France.

b) We are Brazilian. We never left our country.

c) Is this car originally Japanese?

d) Are you American?

e) I think they are from Portugal. Their names are Manoel and Pedro.

f)  She isn’t  Argentinian. She was born in Europe.

g) I am not  from Germany. I was born in a hot country: Cuba.

h) They aren’t  Brazilian but they speak Portuguese very well.

6. Essa atividade pode ser feita em duplas. Oriente os alunos a observar as figuras e identificar a cada país cada uma se refere. Em seguida, devem buscar a nacionalidade correspondente e a forma correta do verbo “to be”.

a.       Hasani is  from Egypt. He is Egyptian

b.      Luigi is from Rome. He is Italian.

c.       These are  Brownie and Bro. They live in a zoo in the USA. But they  are  originally  Australian .

d.      Mr. Suzuki has a sushi restaurant in London, but he is Japanese, from Osaka.

e.       “We are American. We’re from Boston, USA.”

f.        Laura lives in Brasilia. She is Brazilian.

g.       Marie-Élise is from Paris. She isFrench.

h.       Devesh and Aditi live in Wales, but they only dress Indian clothes.

i.         Pat and her friends always have the traditional English tea at five o’clock.

j.        Juan and Rosita dance the tango very well. They are Argentinian.     

Avaliação

Opção 1: Procurar na Internet / Wikipedia informações sobre pessoas famosas e escrever sobre suas nacionalidades e onde vivem. Fazer pequenos cartazes (folha ofício) com a foto da pessoa e fazer o mural “Famous People around the world”.

Opção 2: Montar um jogo da memória gigante com os países e suas nacionalidades. Grupos de alunos recortam  um pedaço de papel cartão nas medidas: 20 x 15 cm e escrevem  (só de um lado de cada cartão) as nacionalidades e o nome dos países. As fichas devem ser colocadas simetricamente em uma mesa grande ou no chão da sala de aula com a face virada para baixo. Cada aluno (ou time) escolhe duas fichas. Se as fichas forem respectivos país e nacionalidade, o aluno (ou time) marca pontos, tem direito a mais uma jogada e as fichas são retiradas do jogo. Caso contrário, será a vez do próximo jogador. Ganha o aluno (ou time) que marcar mais pontos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gilvan Leal, GRÃO DE AREIA , Bahia - disse:
    navliggbi@gmail.com

    19/02/2013

    Cinco estrelas

    IT'S SO GOOD. I'M A TEACHER TOO AND I LIKE SO MUCH THIS CLASS PLAN. GOOD JOB


  • magali, Bélgica - disse:
    joaninharms@live.com.pt

    17/10/2010

    Três estrelas

    acho que devia acrescentar mais materia apesar de ter-me dado muito jeito


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.