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Atitudes Antienvelhecimento

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se
por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
- Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
- Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
- Estabelecer uma relação empática e solidária com os colegas, respeitando as diferenças socioculturais, de gênero, geração e etnia presentes no grupo.
- Discutir os cuidados necessários de atenção à saúde dos adultos enquanto indivíduos e enquanto trabalhadores.
- Escrever diferentes tipos de listas (lista de compras, lista de nomes de pessoas,
nomes de cidades, instrumentos de trabalho, animais, etc.).

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 02 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para discussão deste assunto.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa com texto copiado individualmente para os alunos ou copiado num cartaz pelo professor (ou copiado no quadro).
- Música à escolha do professor.

1º Passo:

a) O professor apresenta o texto abaixo, fazendo a leitura e chamando a atenção dos alunos para cada uma das atitudes sugeridas.

b) O professor faz uma nova leitura do texto, retomando em cada dica as palavras e expressões em negrito, inclusive o título, com o objetivo de esclarecer os sentidos das mesmas.
Atitudes Antienvelhecimento
29-10-2009
http://cenag.terra.com.br/noticias_ler.php?id=MTA2Ng

Semana passada listamos alguns cuidados que os baladeiros de plantão devem tomar com o corpo e com a pele (http://cenag.terra.com.br/noticias_ler.php?id=MTAyNA==). Agora iremos listar atitudes saudáveis que também ajudaram a evitar o envelhecimento precoce.
1. CASE-SE: Segundo estudo publicado no Health Psychology Journal, dos Estados Unidos, as pessoas que se mantêm em longas e bem-sucedidas uniões têm uma expectativa de vida maior em comparação àquelas que se casam novamente ou terminam a vida divorciadas (desde que estejam juntas por amor e não por aparência, conveniência ou obrigação social).

2. EXPRESSE SUAS EMOÇÕES: De acordo com o Journal of Clinical Psychology, da Inglaterra, aqueles que manifestam suas emoções por meio de alguma atividade artística, como cantar, escrever e pintar, são mais saudáveis do que as pessoas que não o fazem;
3. SEJA SOLIDÁRIO: Segundo estudo publicado na revista Psychology Science, dar apoio físico ou emocional a outras pessoas reduz em até 60% o risco de morte prematura no idoso.
4. PREFIRA AS COMÉDIAS. O riso espontâneo promove a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Também reduz os níveis de adrenalina e cortisol no sangue e aumenta a liberação de endorfinas, hormônios ligados às sensações de bem-estar e prazer. Quer mais? Ainda emagrece. Estudos da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, concluíram que dar boas risadas por um período de dez a quinze minutos faz uma pessoa queimar, em média, 50 calorias.
5. TENHA FÉ (Mas não seja um fanático): Segundo o International Journal of Psychiatry and Medicine, ter uma crença forte em algo ajuda a combater o stress e problemas emocionais.
6. MORE PERTO DE UM PARQUE: Um estudo realizado por pesquisadores japoneses concluiu que a expectativa de vida dos idosos que moram próximo a áreas verdes é maior do que a daqueles que vivem cercados de arranha-céus.
7. FAÇA SEXO: A atividade sexual traz sensações de prazer e bem-estar, combate o stress, aumenta a autoestima e ainda queima calorias. Estudos mostram que as pessoas sexualmente ativas são mais saudáveis. Segundo a OMS, o sexo é um dos quatro pilares da qualidade de vida, ao lado do prazer no trabalho, da harmonia familiar e do lazer.
8. TENHA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO: O conselho foi seguido por operadores da bolsa de valores de Nova York, avaliados em um estudo. Foi tão eficaz no combate ao stress que metade deles suspendeu o uso de medicamentos contra a hipertensão. Quem tem um bichinho em casa vai ao médico com menor freqüência, afirmam pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
9. INVISTA EM CULTURA: Depois de acompanhar 12 000 pessoas por nove anos, pesquisadores suecos observaram que, em média, as chances de uma pessoa alcançar a longevidade foram 36% maiores naquelas que cultivavam o hábito de realizar programas culturais, como visitar galerias de arte, assistir a peças de teatro e freqüentar concertos musicais.
10. MOVA-SE: De acordo com a Associação Americana do Coração, o sedentarismo, por si só, aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos, uma vez e meia. Exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida em até seis anos.

2º Passo:

a) O professor propõe a discussão oral das questões abaixo:

- Vocês concordam com todas estas dicas? Costumam praticá-las?
- Que outras atitudes vocês acham importantes para o Antienvelhecimento?


3º Passo:

a) O professor propõe que individualmente o aluno preencha o quadro abaixo, com informações de sua vida.

                                        INFORMAÇÕES PESSOAIS

ATITUDE SIM NÃO OBSERVAÇÃO
1. Casar
2. Expressar emoção
3. Ser solidário Ações:
4. Preferir comédias
5. Ter fé Religião:
6. Morar perto de parque ou frequentar parques
7. Vida sexual
8. Ter animal de estimação Nome do animal:
9. Investir em cultura (programas culturais)
10. Praticar exercícios

b) Socialização dos quadros individuais.

4ºpasso:

a) A partir do quadro com informações de cada aluno, o professor propõe o preenchimento do quadro da turma, com a freqüência que as dicas apareceram.

Número total de alunos presentes _______

                                          

 RESULTADO DA TURMA                           NÚMERO DE ALUNOS
          Atitude               Sim                 Não
1. Casar
2. Expressar emoção
3. Ser solidário
4. Preferir comédias
5. Ter fé
6. Morar perto de parque ou frequentar parques
7. Vida sexual
8. Ter animal de estimação
9. Investir em cultura
10. Praticar exercícios

b) Com as informações do quadro acima, o professor propõe a produção coletiva de um pequeno texto, resumindo os dados coletados e mostrando o perfil da turma.
Ex: Nossa turma demonstrou, através das respostas dadas, que não costuma praticar exercícios, freqüentam pouco os parques, mas têm muita fé. As principais religiões praticadas na turma são...

5º Passo:

a) O professor coloca uma valsa ou outra melodia de que goste muito, para que os alunos possam apreciar. Sugestões: 9ª Sinfonia de Beethoven; Valsa do Imperador (Strauss); Danúbio Azul: http://www.youtube.com/watch?v=8t8ywVHCiYk , etc.

b) Enquanto a música toca, o professor solicita que os alunos façam um desenho livre, inspirados na melodia que estão ouvindo.

c) O professor propõe a socialização dos desenhos solicitando-os que falem de seus sentimentos e pensamentos durante a realização do desenho e audição da música.

d) O professor discute com os alunos a relação entre o tema da aula e essa atividade para que percebam que essa pode ser também uma dica antienvelhecimento.

e) Coletivamente, organizam a exposição dos desenhos.

Recursos Complementares

- Bem viver http://www.saudebrasilnet.com.br/saude/trabalhos/019s.pdf


- Envelhecer bem http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=34


- Alimentação saudável para idosos http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1754


- Terceira idade: alimentação, exercícios e lazer http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1462


- Livro: Envelhecimento Atividade Física e Saúde. Roy J. Shephard. Ed. Phorte. 2003.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como o preenchimento do quadro de atitudes individuais e da turma, bem como o desenho livre, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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