20/11/2009
Fernando Celso Villar Marinho, Rita Maria Cardoso Meirelles
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
- Medir ângulos em graus e radianos.
- Reconhecer, calcular o comprimento e medir um arco (em graus e radianos).
- Rotação de vetores
- Comprimento da circunferência
O objetivo central desta aula é capacitar o aluno a medir arcos na circunferência, em graus e radianos, e determinar seu comprimento.
Sugerimos que, a partir da ideia de rotação, os arcos e suas medidas surjam naturalmente. Portanto, apresentamos uma situação em que o ponteiro dos minutos de um relógio analógico gira continuamente e, a cada horário determinado por ele, um arco é identificado. Observe:
Em seguida, há a necessidade de se definir a medida do arco em graus e radianos, para os alunos estarem aptos a fazerem as comparações, como:
Dessa forma, a partir de exemplos e atividades, todas com o uso da regra de três, os estudantes poderão medir arcos em graus e em radianos, bem como determinar seus comprimentos.
Apresentamos esta aula detalhada, comentada e com as atividades resolvidas no seguinte link:
Angles measured in degrees and radians
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14064/anglesmeasuredindegreesandradians.nbp
Aplicação de atividades que abordem o tema para a fixação dos conteúdos apresentados.
O link abaixo apresenta sugestões de exercícios para serem aplicados ao final desta aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!