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Juros compostos – Taxa de juros

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
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BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Médio Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Mostrar a matemática no dia-a-dia de compras, empréstimos, etc.
  • Calcular taxas equivalentes
Duração das atividades
4 horas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Operação com números decimais
  • Potenciação
  • Logaritmos
Estratégias e recursos da aula

               Professor, para motivar seus alunos apresente situações que sejam reais para o dia-a-dia. Por exemplo:

Uma determinada pessoa financiou um veículo (conforme contrato em anexo). Foram pagas 7 (sete) prestações de R$ 618,56 (seiscentos e dezoito reais e cinquenta e seis centavos) cada, os pagamentos foram realizados na data do vencimento de cada parcela. No dia 27/07/2008, esta pessoa solicitou a Instituição Financeira o boleto para quitar o saldo devedor, o valor informado pela financeira para a quitação foi de R$ 17.144,42 (dezessete mil, cento e quarenta e quatro reais e quarenta e dois centavos). Não concordando com valor, a pessoa ingressa com uma ação. Segue os quesitos formulados pela autora.

1) Qual é o valor financiado?

O valor financiado é R$ ______________ (____________________________________________________________________________) constituído do Valor da Compra, deduzindo-se o Valor da Entrada e acrescendo-se os valores do Imposto sobre Operações de Crédito (IOC) e a Taxa de Abertura de Crédito (TAC).

2) Qual é a taxa mensal equivalente de acordo com a taxa anual contratada?

A taxa contratada é de ________ a.a., resultando em uma taxa equivalente de ________.

3) Qual é o valor do saldo devedor em 27/07/2008?

O valor do saldo devedor é R$ ______________ (____________________________________________________).

               Professor, peça aos seus alunos que acessem leiam um pouco sobre o assunto, para isto, existem alguns sítios disponíveis:

Professor, tire as dúvidas que ainda persistirem. Reforce os conceitos ao invés das fórmulas, para desmistificar a utilização da matemática na vida pessoal dos alunos. Elabore uma lista de exercícios para que eles possam praticar um pouco.  Peça a eles que resolvam os exercícios e registrem a resolução em uma folha de papel. Nos sítios abaixo, estão disponíveis alguns exemplos:

               Existem alguns recursos disponíveis na internet que facilitará a verificação dos resultados exercícios realizados:

1) Planilha de cálculo em http://www.somatematica.com.br/softw/juroscomp.zip. Faça o download da mesma e execute-a, sua utilização é bem simples e auto-instrutiva.

Professor, estimule seus alunos a criarem sua própria planilha com os cálculos, algumas dicas estão em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091012120708AAZjuoV.

2) Outro recurso muito utilizado é a calculadora HP 12 C, orientações sobre a sua utilização esta disponível em  http://www.bematech.com.br/revendas/finan_matematica.asp. Caso não seja possível utilizá-la, em http://www.epx.com.br/ctb/ctb_calc_js.php existe uma calculadora financeira de simples utilização.

               Professor, é interessante uma atividade prática como: fazer o levantamento de taxa de juros dos diversos bancos para financiamento carros, curso superior, imóveis, eletrodomésticos, etc. Eles podem utilizar jornais, revistas ou sítios na internet.  Mostre a diferença de uma remuneração que um banco qualquer paga por uma aplicação e o que cobra de cheque especial (spread).Promova um debate sobre o assunto pesquisado, e durante o mesmo apresente o texto constitucional, art. 192 § 3º da CF, e peça que eles façam comentários:

Art. 192 da CF.: O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, será regulado em Lei Complementar, que disporá sobre:

........................................................;

§ 3º As taxas de juros reais, nelas incluídas comissões e quaisquer outras remunerações direta ou indiretamente referidas à concessão de crédito, não poderão ser superiores a doze por cento ao ano; a cobrança acima deste limite será conceituada como crime de usura, punido, em todas as suas modalidades, nos que a lei determinar.

Comentários sobre o texto o texto constitucional estão disponíveis em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=726.

                Professor, retorne a situação-problema apresentada no início da aula, a solução esta disponível em  http://www.pizzo.com.br/professor/facet/pericia/06%20-%202BIM.pdf.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniones

  • Moura, Moura , Rio de Janeiro - dijo:
    moura_prof@yahoo.com.br

    03/05/2011

    Cinco estrelas

    Valeu apena ter acesso. Bons conteúdos e referências de consulta.


  • evaldo da cruz costa, E E E M PLINIO PINHEIRO , Pará - dijo:
    evaldocruz@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabenizo o autor e o co-autor da aula pois a mesma permite que os discentes construam e divulguem um conhecimento que será importantíssimo para uma melhor educação financeira tão necessária em nosso cotidiano.


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