25/11/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Professor, para motivar seus alunos apresente situações que sejam reais para o dia-a-dia. Por exemplo:
Uma determinada pessoa financiou um veículo (conforme contrato em anexo). Foram pagas 7 (sete) prestações de R$ 618,56 (seiscentos e dezoito reais e cinquenta e seis centavos) cada, os pagamentos foram realizados na data do vencimento de cada parcela. No dia 27/07/2008, esta pessoa solicitou a Instituição Financeira o boleto para quitar o saldo devedor, o valor informado pela financeira para a quitação foi de R$ 17.144,42 (dezessete mil, cento e quarenta e quatro reais e quarenta e dois centavos). Não concordando com valor, a pessoa ingressa com uma ação. Segue os quesitos formulados pela autora.
1) Qual é o valor financiado?
O valor financiado é R$ ______________ (____________________________________________________________________________) constituído do Valor da Compra, deduzindo-se o Valor da Entrada e acrescendo-se os valores do Imposto sobre Operações de Crédito (IOC) e a Taxa de Abertura de Crédito (TAC).
2) Qual é a taxa mensal equivalente de acordo com a taxa anual contratada?
A taxa contratada é de ________ a.a., resultando em uma taxa equivalente de ________.
3) Qual é o valor do saldo devedor em 27/07/2008?
O valor do saldo devedor é R$ ______________ (____________________________________________________).
Professor, peça aos seus alunos que acessem leiam um pouco sobre o assunto, para isto, existem alguns sítios disponíveis:
Professor, tire as dúvidas que ainda persistirem. Reforce os conceitos ao invés das fórmulas, para desmistificar a utilização da matemática na vida pessoal dos alunos. Elabore uma lista de exercícios para que eles possam praticar um pouco. Peça a eles que resolvam os exercícios e registrem a resolução em uma folha de papel. Nos sítios abaixo, estão disponíveis alguns exemplos:
Existem alguns recursos disponíveis na internet que facilitará a verificação dos resultados exercícios realizados:
1) Planilha de cálculo em http://www.somatematica.com.br/softw/juroscomp.zip. Faça o download da mesma e execute-a, sua utilização é bem simples e auto-instrutiva.
Professor, estimule seus alunos a criarem sua própria planilha com os cálculos, algumas dicas estão em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091012120708AAZjuoV.
2) Outro recurso muito utilizado é a calculadora HP 12 C, orientações sobre a sua utilização esta disponível em http://www.bematech.com.br/revendas/finan_matematica.asp. Caso não seja possível utilizá-la, em http://www.epx.com.br/ctb/ctb_calc_js.php existe uma calculadora financeira de simples utilização.
Professor, é interessante uma atividade prática como: fazer o levantamento de taxa de juros dos diversos bancos para financiamento carros, curso superior, imóveis, eletrodomésticos, etc. Eles podem utilizar jornais, revistas ou sítios na internet. Mostre a diferença de uma remuneração que um banco qualquer paga por uma aplicação e o que cobra de cheque especial (spread).Promova um debate sobre o assunto pesquisado, e durante o mesmo apresente o texto constitucional, art. 192 § 3º da CF, e peça que eles façam comentários:
Art. 192 da CF.: O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, será regulado em Lei Complementar, que disporá sobre:
........................................................;
§ 3º As taxas de juros reais, nelas incluídas comissões e quaisquer outras remunerações direta ou indiretamente referidas à concessão de crédito, não poderão ser superiores a doze por cento ao ano; a cobrança acima deste limite será conceituada como crime de usura, punido, em todas as suas modalidades, nos que a lei determinar.
Comentários sobre o texto o texto constitucional estão disponíveis em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=726.
Professor, retorne a situação-problema apresentada no início da aula, a solução esta disponível em http://www.pizzo.com.br/professor/facet/pericia/06%20-%202BIM.pdf.
Parte teórica
Manual de Matemática financeira
Como criar uma Webquest, http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest:
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/05/2011
Cinco estrelasValeu apena ter acesso. Bons conteúdos e referências de consulta.
24/03/2010
Cinco estrelasParabenizo o autor e o co-autor da aula pois a mesma permite que os discentes construam e divulguem um conhecimento que será importantíssimo para uma melhor educação financeira tão necessária em nosso cotidiano.