08/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
- Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
- Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
- Produzir um texto segundo seu objetivo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para discussão deste assunto.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- leitura de imagens.
1º passo:
a) O professor apresenta essa imagem e solicita que os alunos falem o que acham que ela representa.
- Qual seria, na sua opinião, o assunto do texto que acompanha essa imagem?
Getty Images
2º passo:
a) O professor apresenta o texto, faz uma leitura e solicita que alguns alunos leiam para a turma.
Você sabe qual a função da língua das cobras?
Uma cobra rastejando - não importa o tamanho do "bichinho"- com sua língua aparente, causa arrepios em qualquer um, não é verdade? Descubra qual a verdadeira função da língua nas cobras, além é claro, de causar essa sensação de medo e arrepios?
De acordo com o livro 'Oh dúvida cruel', a língua das cobras funciona como uma poderosa antena, uma vez que as cobras são completamente surdas e muitas têm a visão muito limitada. Elas possuem um sentido químico auxiliar que é amplamente empregado na maioria das atividades.
Através da língua, a cobra capta partículas de odor no ar, e transmite as informações do ambiente a um receptor sensorial chamado "órgão de Jacobson", localizado no céu da boca desses répteis.
Além disso, a língua das cobras também consegue receber estímulos táteis. Assim, como a língua bifurcada projetada para fora, as cobras conseguem "tatear", sentir e cheirar o ambiente à sua volta.
http://saude.hsw.uol.com.br/questao242.htm
b) A partir da leitura, o professor propõe a discussão das questões:
- As hipóteses levantadas por vocês sobre o assunto do texto foram confirmadas?
- O que você aprendeu com o texto?
- Por que a expressão língua de cobra é um xingamento? O que significa?
- As informações curiosas sobre a língua das cobras são verdadeiras? Por quê?
- E os sentidos do ser humano quais são?
3º passo:
a) Pense em um animal diferente ou exótico, que você goste ou tenha medo e saiba descrevê-lo.
b) Faça o desenho desse animal.
c) A partir do desenho, escreva um descrevendo esse animal para que outras pessoas possam sentir curiosidade em conhecê-lo.
d) Socialização dos desenhos e dos textos.
e) Organização de uma exposição dos trabalhos na sala para apreciação de todos.
4º passo:
a) Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?
b) Entre no endereço http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/faleconosco.html
e envie já a sua pergunta.
c) O professor propõe a socialização das perguntas elaboradas pelos alunos.
Quantos sentidos tem o ser humano? http://saude.hsw.uol.com.br/questao242.htm
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como a leitura da curiosidade por cada dupla, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A produção do texto sobre o animal será um instrumento com o qual o professor pode avaliar a aprendizagem dos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!