Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CURIOSIDADE: Você sabe qual a função da língua das cobras?

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
- Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
- Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
- Produzir um texto segundo seu objetivo.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 01 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para discussão deste assunto.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- leitura de imagens.


1º passo:

a) O professor apresenta essa imagem e solicita que os alunos falem o que acham que ela representa.
- Qual seria, na sua opinião, o assunto do texto que acompanha essa imagem?

Getty Images

2º passo:

a) O professor apresenta o texto, faz uma leitura e solicita que alguns alunos leiam para a turma.


Você sabe qual a função da língua das cobras?


Uma cobra rastejando - não importa o tamanho do "bichinho"- com sua língua aparente, causa arrepios em qualquer um, não é verdade? Descubra qual a verdadeira função da língua nas cobras, além é claro, de causar essa sensação de medo e arrepios?
De acordo com o livro 'Oh dúvida cruel', a língua das cobras funciona como uma poderosa antena, uma vez que as cobras são completamente surdas e muitas têm a visão muito limitada. Elas possuem um sentido químico auxiliar que é amplamente empregado na maioria das atividades.
Através da língua, a cobra capta partículas de odor no ar, e transmite as informações do ambiente a um receptor sensorial chamado "órgão de Jacobson", localizado no céu da boca desses répteis.
Além disso, a língua das cobras também consegue receber estímulos táteis. Assim, como a língua bifurcada projetada para fora, as cobras conseguem "tatear", sentir e cheirar o ambiente à sua volta.

http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI4045721-EI8399,00-Voce+sabe+qual+a+funcao+da+lingua+das+cobras.html

http://saude.hsw.uol.com.br/questao242.htm


b) A partir da leitura, o professor propõe a discussão das questões:

- As hipóteses levantadas por vocês sobre o assunto do texto foram confirmadas?
- O que você aprendeu com o texto?
- Por que a expressão língua de cobra é um xingamento? O que significa?
- As informações curiosas sobre a língua das cobras são verdadeiras? Por quê?
- E os sentidos do ser humano quais são?


3º passo:

a) Pense em um animal diferente ou exótico, que você goste ou tenha medo e saiba descrevê-lo.

b) Faça o desenho desse animal.

c) A partir do desenho, escreva um descrevendo esse animal para que outras pessoas possam sentir curiosidade em conhecê-lo.

d) Socialização dos desenhos e dos textos.

e) Organização de uma exposição dos trabalhos na sala para apreciação de todos.


4º passo:

a) Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?

b) Entre no endereço http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/faleconosco.html

e envie já a sua pergunta.
c) O professor propõe a socialização das perguntas elaboradas pelos alunos.

Recursos Complementares

Quantos sentidos tem o ser humano? http://saude.hsw.uol.com.br/questao242.htm

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como a leitura da curiosidade por cada dupla, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. A produção do texto sobre o animal será um instrumento com o qual o professor pode avaliar a aprendizagem dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.