Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REDUZA - UM TEXTO COM HUMOR

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
- Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.
- Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa.
- Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
- Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
- Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
- Falar em voz alta para um pequeno público textos em prosa breves, previamente preparados.
- Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
- Ler historietas e anedotas.
- Utilizar adequadamente ponto (e letra maiúscula no início das frases), ponto de interrogação, vírgula e parágrafo na escrita de textos.

Duração das atividades
Aproximadamente 60 minutos; 01 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: piada: estrutura, função e linguagem.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- Cartaz com a tirinha (ou cópia individual para o aluno)


1º passo:

a) O professor inicia a aula discutindo:

- O que significa a palavra REDUZA?
- O que significa a sigla Km?
- O que é uma anedota? E o que significa uma anedota pública?

2º passo:

a) O professor apresenta os três primeiros quadrinhos da tirinha e solicita a leitura individual.

                           Recebido por e-mail em 2008

b) Onde está a graça, o humor nessa tirinha?
c) O professor solicita que os alunos imaginem como será o quarto quadrinho.

c) Após ouvir as hipóteses dos alunos, apresentar a tirinha completa.

d) E agora, onde está a graça, o humor nessa tirinha? O que é a palavra REDUZA, nesse texto?

e) O que nos permite entender a piada? (Explorar a linguagem desse gênero textual).

3º Passo:
a) A turma será dividida em grupos para que discutam sobre todos os elementos ( visuais e não visuais) de cada quadrinho.
b) Após a discussão, os alunos vão recontar oralmente a piada.
c) O grupo deverá transformar a tirinha em uma narrativa, substituindo todos os elementos visuais em textos verbais. É preciso lembrá-los de inserir o narrador e todos os elementos necessários à compreensão do texto.

d) Apresentação oral de cada história, por grupo e comentários sobre o que foi descrito a mais, ou esquecido em cada grupo.
4º passo:
a) O professor propõe a criação da HORA DO HUMOR e para isso solicita que os alunos façam uma relação de anedotas que conhecem.
b) Os alunos preparam e realizam a apresentação da HORA DO HUMOR.

Recursos Complementares

Uma piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piada

Ziraldo: As Melhores Anedotas do Mundo: http://www.ziraldo.com/leitura/piadas1.htm

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como a transformação da tirinha em uma narrativa, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.