08/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
- Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.
- Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa.
- Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
- Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
- Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
- Falar em voz alta para um pequeno público textos em prosa breves, previamente preparados.
- Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
- Ler historietas e anedotas.
- Utilizar adequadamente ponto (e letra maiúscula no início das frases), ponto de interrogação, vírgula e parágrafo na escrita de textos.
- Gênero textual: piada: estrutura, função e linguagem.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- Cartaz com a tirinha (ou cópia individual para o aluno)
1º passo:
a) O professor inicia a aula discutindo:
- O que significa a palavra REDUZA?
- O que significa a sigla Km?
- O que é uma anedota? E o que significa uma anedota pública?
2º passo:
a) O professor apresenta os três primeiros quadrinhos da tirinha e solicita a leitura individual.
Recebido por e-mail em 2008
b) Onde está a graça, o humor nessa tirinha?
c) O professor solicita que os alunos imaginem como será o quarto quadrinho.
c) Após ouvir as hipóteses dos alunos, apresentar a tirinha completa.
d) E agora, onde está a graça, o humor nessa tirinha? O que é a palavra REDUZA, nesse texto?
e) O que nos permite entender a piada? (Explorar a linguagem desse gênero textual).
3º Passo:
a) A turma será dividida em grupos para que discutam sobre todos os elementos ( visuais e não visuais) de cada quadrinho.
b) Após a discussão, os alunos vão recontar oralmente a piada.
c) O grupo deverá transformar a tirinha em uma narrativa, substituindo todos os elementos visuais em textos verbais. É preciso lembrá-los de inserir o narrador e todos os elementos necessários à compreensão do texto.
d) Apresentação oral de cada história, por grupo e comentários sobre o que foi descrito a mais, ou esquecido em cada grupo.
4º passo:
a) O professor propõe a criação da HORA DO HUMOR e para isso solicita que os alunos façam uma relação de anedotas que conhecem.
b) Os alunos preparam e realizam a apresentação da HORA DO HUMOR.
Uma piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piada
Ziraldo: As Melhores Anedotas do Mundo: http://www.ziraldo.com/leitura/piadas1.htm
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como a transformação da tirinha em uma narrativa, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!