Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


The Arts

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá habilidades orais e de leitura referentes ao tema arte. Através de uma reflexão sobre diferentes manifestções artísticas, os alunos poderão conhecer mais sore esse extenso universo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present tense
  • Simple Past Tense
  • Modal Verbs: Can e Would
Estratégias e recursos da aula

AULA 1

MOTIVAÇÃO

undefined

Fig 1: Banner

Fonte: http://geckostickers.com.br/blog/uploaded_images/art-799068.jpg - acesso em 16/11/09

Escreva no quadro a palavra art e pergunte:

  • What is art?

Esta é uma pergunda bem complexa. Afinal de contas, não é fácil definir o que é arte. Porém, tente extrair de seus alunos o máximo de informação possível sobre o assunto. Incentive-os a dar suas opiniões sobre o que é arte. Pergunte, também:

  • Do you know any famous artists? Who are they?
  • Do you appreciate art? Why (not)?

Em seguida, peça que os alunos trabalhem entregue a folha de atividades 1, disponível em http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/the-arts - acesso em 16/11/09

Para a pergunta "a", você pode sugerir:

  • Knitting (crochet)
  • Drawing (desenho)
  • Handicraft (artesanato)
  • Writing
  • Photography
  • Singing
  • Fashion design
  • Origami
  • etc

Para a pergunta "b", que se refere à habilidade dos alunos, instrua-os a usar o modal can, como em 'I can dance'.

O propósito desta atividade é mostrar que quando falamos de arte, não nos referimos somente a pinturas e esculturas, por exemplo. Muitos de seus alunos são grandes apreciadores das artes, mas talvez não saibam.

Ao final da atividade, proponha uma discussão a partir da seguinte questão:

  • How would the world be without art?
  • Is it possible to live without art?

AULA 2

Pergunte aos alunos se já ouviram falar do pintor Vincent van Gogh. 

Van Gogh foi um pintor muito inusitado. Dentro os fatos mais marcantes de sua vida, estão:

  • Vendeu um único quadro enquanto estava vivo.
  • Internou-se como paciente voluntário em um hospício (obs: a pintura Starry Night, mostrada abaixo, é uma representação do céu visto pelo pintor enquanto estava no sanatório).
  • Cortou parte de seua orelha em um aceso de raiva e depressão.
  • Deu um tiro em sua barriga e morreu dois dias depois, em 1890.

Mostre algumas das várias pinturas feitas por Van Gogh. Você pode imprimir as fotos em formato colorido, ou usar um retro-projetor para mostrá-las em transparências. Abaixo algumas sugestões:

undefined

Fig. 2: Starry Night

Fonte: http://www.oesquema.com.br/urbe/wp-content/uploads/2008/10/van-gogh-vincent-starry-night-7900566.jpg - acesso em 16/11/09

undefined

Fig. 3: Café Terrace on the Place du Forum

Fonte: http://www.vangoghgallery.com/catalog/Painting/53/Café-Terrace-on-the-Place-du-Forum,-Arles,-at-Night,-The.html  - acesso em 16/11/09

undefined

Fig. 4: Self Portrait

Fonte: http:// www.fineartprintsondem and.com/artists/van_go gh/self_portrait_with_ grey_hat-400.jpg - acesso em 16/11/09

Em seguida, pegunte:

  • What do you think of Van Gogh's painting?
  • Which of the three do you think is the most beautiful/attractive?
  • By looking at his name, can you guess where he's from?
  • What kind of man do you think he was?

Proponha uma atividade de Reading Comprehension. Entrgue a folha de atividades 2, disponível em http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/the-arts - acesso em 16/11/09

Você vai encontrar uma breve descrição da vida de Van Gogh e poderá ensinar mais a seus alunos sobre esse pintor.

Para mais informações sobre Vincent Van Gogh, acesse:

AULA 3

Volte ao assuntosobre a vida de Van Gogh e pergunte:

  • Van Gogh lived in a mental hospital. Was he insane?
  • Do you think artists have a different view of the world?
  • Why do some people say that artists are crazy?
  • How can you tell if a person is crazy?
  • Are there different types of madness?

Proponha uma atividade com música.

A canção é interpretada pela cantora canadense Alanis Morisette e é intitulada "Crazy". Essa música pode ser encontrada no  CD da cantora "Alanis Morissette: The Collection (2005)" ou no CD que contém a trilha sonora do filme "O Diabo Veste Prada".

O video clipe da cantora está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KV43rJ0a5iA&feature=fvsr - acesso em 17/11/09

Mostre o vídeo aos alunos e entregue a letra da música, diponível em: http://letras.terra.com.br/alanis-morissette/322418/ - acesso em 17/11/09

Orinalmente esta canção foi gravada pelo cantor Seal. Se você julgar pertinente, pode mostrar também seu vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=4Fc67yQsPqQ - acesso em 17/11/09

Avaliação

Os alunos devem fazer uma pesquisa sobre um artista favorito (cantor, ator, pintor) e descrever, em Inglês, fatos relevantes de sua vida. Eles podem expor seu trabalho em um cartaz e apresentar para a turma. Defina critérios de avaliação para que eles tenham uma orientação na realização do trabalho.

Seria interessante que eles explicassem por que o tipo de arte desenvolvida pela celebridade escolhida é apealativo para eles. Ainda, podem dizer como passaram a se interessar por determinada manifestação artística e como seriam suas vidas sem ela.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.