25/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
O aluno desenvolverá habilidades orais e de leitura referentes ao tema arte. Através de uma reflexão sobre diferentes manifestções artísticas, os alunos poderão conhecer mais sore esse extenso universo.
AULA 1
MOTIVAÇÃO
Fig 1: Banner
Fonte: http://geckostickers.com.br/blog/uploaded_images/art-799068.jpg - acesso em 16/11/09
Escreva no quadro a palavra art e pergunte:
Esta é uma pergunda bem complexa. Afinal de contas, não é fácil definir o que é arte. Porém, tente extrair de seus alunos o máximo de informação possível sobre o assunto. Incentive-os a dar suas opiniões sobre o que é arte. Pergunte, também:
Em seguida, peça que os alunos trabalhem entregue a folha de atividades 1, disponível em http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/the-arts - acesso em 16/11/09
Para a pergunta "a", você pode sugerir:
Para a pergunta "b", que se refere à habilidade dos alunos, instrua-os a usar o modal can, como em 'I can dance'.
O propósito desta atividade é mostrar que quando falamos de arte, não nos referimos somente a pinturas e esculturas, por exemplo. Muitos de seus alunos são grandes apreciadores das artes, mas talvez não saibam.
Ao final da atividade, proponha uma discussão a partir da seguinte questão:
AULA 2
Pergunte aos alunos se já ouviram falar do pintor Vincent van Gogh.
Van Gogh foi um pintor muito inusitado. Dentro os fatos mais marcantes de sua vida, estão:
Mostre algumas das várias pinturas feitas por Van Gogh. Você pode imprimir as fotos em formato colorido, ou usar um retro-projetor para mostrá-las em transparências. Abaixo algumas sugestões:
Fig. 2: Starry Night
Fonte: http://www.oesquema.com.br/urbe/wp-content/uploads/2008/10/van-gogh-vincent-starry-night-7900566.jpg - acesso em 16/11/09
Fig. 3: Café Terrace on the Place du Forum
Fonte: http://www.vangoghgallery.com/catalog/Painting/53/Café-Terrace-on-the-Place-du-Forum,-Arles,-at-Night,-The.html - acesso em 16/11/09
Fig. 4: Self Portrait
Fonte: http:// www.fineartprintsondem and.com/artists/van_go gh/self_portrait_with_ grey_hat-400.jpg - acesso em 16/11/09
Em seguida, pegunte:
Proponha uma atividade de Reading Comprehension. Entrgue a folha de atividades 2, disponível em http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/the-arts - acesso em 16/11/09
Você vai encontrar uma breve descrição da vida de Van Gogh e poderá ensinar mais a seus alunos sobre esse pintor.
Para mais informações sobre Vincent Van Gogh, acesse:
AULA 3
Volte ao assuntosobre a vida de Van Gogh e pergunte:
Proponha uma atividade com música.
A canção é interpretada pela cantora canadense Alanis Morisette e é intitulada "Crazy". Essa música pode ser encontrada no CD da cantora "Alanis Morissette: The Collection (2005)" ou no CD que contém a trilha sonora do filme "O Diabo Veste Prada".
O video clipe da cantora está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KV43rJ0a5iA&feature=fvsr - acesso em 17/11/09
Mostre o vídeo aos alunos e entregue a letra da música, diponível em: http://letras.terra.com.br/alanis-morissette/322418/ - acesso em 17/11/09
Orinalmente esta canção foi gravada pelo cantor Seal. Se você julgar pertinente, pode mostrar também seu vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=4Fc67yQsPqQ - acesso em 17/11/09
Os alunos devem fazer uma pesquisa sobre um artista favorito (cantor, ator, pintor) e descrever, em Inglês, fatos relevantes de sua vida. Eles podem expor seu trabalho em um cartaz e apresentar para a turma. Defina critérios de avaliação para que eles tenham uma orientação na realização do trabalho.
Seria interessante que eles explicassem por que o tipo de arte desenvolvida pela celebridade escolhida é apealativo para eles. Ainda, podem dizer como passaram a se interessar por determinada manifestação artística e como seriam suas vidas sem ela.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!