25/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
• Exprimir, por meio de exemplo, o conceito de cultura como algo dinâmico e plural.
• Reconhecer o caráter multiétnico e a diversidade cultural da sociedade brasileira, adotando perante tal pluralidade atitudes isentas de preconceitos.
• Observar mudanças ocorridas em aspectos da cultura no passado e no presente.
• Identificar traços culturais característicos de diferentes regiões do Brasil
Habilidades de codificação e decodificação
Gênero textual propaganda: forma composicional, linguagem e função.
Estratégias e recursos da aula:
-Vídeos
-Aula dialogada
-Áudio
-Leitura de Texto
-Interpretação de texto
- Produção de texto
- Revistas, papel manilha, tesoura, cola...
Desenvolvimento
1º passo:
a) O professor prepara a turma para assistir o vídeo sobre a diversidade da cultura brasileira, disponível nos recursos educacionais.
b) Solicitar que assistam ao vídeo, procurando identificar a mensagem desse documentário.
c) O professor propõe a socialização da mensagem percebida pelos alunos.
2º passo:
a) O professor retoma o vídeo a partir de alguns depoimentos e propõe a discussão:
- O Sr.Antônio Grassi faz um comentário sobre a cultura brasileira: ”A primeira impressão é que nós não conhecemos o nosso país”. O que ele quis dizer com este comentário?
-O jovem Calebe Pimentel ,de Porto de Galinhas, faz uma denuncia séria sobre os hábitos dos brasileiros afirmando que passamos a maior parte do nosso tempo de lazer em frente à TV. Você concorda com ele? Por que?
- O que, na sua opinião, Rubens Alves, escritor brasileiro, quis dizer quando afirmou “Isto aqui é uma Arca de Noé”.
b) O professor coloca no quadro as afirmativas abaixo, propondo que a turma faça uma análise das mesmas, argumentando contra ou a favor.
- Tornamos escravos dos meios de comunicação.
-Deixamos de valorizar o que é nosso para nos reverenciarmos aos valores de outros povos.
-Perdemos a oportunidade de conhecer melhor a nossa gente.
3º passo
a) O professor coloca no quadro a frase: O Brasil é conhecido internacionalmente por .....
b) Como cada um de vocês completaria essa frase? Ouvir as ideias dos alunos e o professor faz os comentários necessários que enriquecerão os conhecimentos da turma.
c) O professor prepara a turma para ouvir um o áudio, disponível nos recursos educacionais, sobre a história do Boi Bumbá e das festas juninas.
d) Após ouvir o áudio, o professor reforça com a turma as informações, valorizando a participação do branco, índio e do africano na construção da nossa identidade cultural.
e) A partir do áudio, identificar qual foi, na história do Boi Bumba, a influência do:
- Branco – ( no enredo)
- Negro – ( no ritmo)
- Índio - ( na dança)
f) Discutir com a turma as atribuições de cada um dos personagens do folguedo e as particularidades dessa festa nas diferentes regiões: no nordeste, o folguedo é apresentado na rua e tem um significado; no Pará e Amazônia já é apresentado no curral e tem uma maior influência dos índios.
4º passo:
a) Discutir com a turma a origem das festas juninas: origem, características...
b) Apresentar, a título de enriquecimento do trabalho, a festa de Parintins, disponível nos recursos educacionais.
5º passo
a) O professor distribui uma cópia do texto “A diversidade cultural no Brasil” e faz uma leitura oral, procurando comentar, coletivamente, parte a parte do texto.
b) Após a leitura, o professor propõe a leitura das imagens que acompanham o texto.
A diversidade cultural no Brasil
Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico, tentando através dos meios de comunicação criar uma sociedade homogênea, aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos, várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, configura uma vasta diversidade cultural no seu povo. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil .
Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo.
As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
O Centro-oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas Cavalhadas e Procissão do Fogaréu, no Estado de Goiás, o Cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena, e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o Pintado, Pacu e Dourado.
As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o Círio de Nazaré, Festival de Parintins a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré, mussarela de búfala. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti
No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do Divino, festejos da Páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Festa da Uva (cultura italiana) e a Oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.
Churrasco Gaúcho
. http://www.brasilescola.com/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm
7º passo
a) Dividir a turma em grupos para que, a partir das informações do texto trabalhado no item anterior, os alunos completem a tabela abaixo.
OBSERVAÇÃO: Como são inúmeras as contribuições de cada região, o grupo preencherá a tabela com sugestões de sua preferência.
REGIÕES | MANIFESTAÇÕES CULTURAIS | ARTESANATO | CULINÁRIA |
NORTE | |||
SUL | |||
CENTRO OESTE | |||
NORDESTE | |||
SUDESTE |
b) Socialização e comentários sobre os dados colocados na tabela.
c ) A partir das discussões dessa aula, propor que o grupo crie uma propaganda sobre a diversidade cultural brasileira, para ser colocada em uma revista especializada em turismo.
d) Socialização e comentários da propaganda.
Recursos Educacionais
Vídeo sobre a diversidade cultural do Brasil:
http://www.youtube.com/watch?v=0yv6Dw1L8d0
Áudio do portal do professor mostrando as festas tradicionais de nossa cultura.
Texto informativo sobre a cultura brasileira
http://www.brasilescola.com/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm
Vídeo de Parintins
http://www.youtube.com/watch?v=8CXDhC8B5Q8&NR=1
Série de vídeos sobre diversidade da cultura brasileira.
Historia do boi bumbá
http://www.youtube.com/watch?v=ZZQqMfdIJHA
Vídeo da cidade de Salvador
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=571
Vídeos sobre diversidade cultural
A participação e aprendizagem dos alunos serão avaliadas durante o desenrolar das atividades propostas.As idéias desenvolvidas durante as aulas serão avaliadas nas atitudes dos alunos nos trabalhos de grupos, nas discussões e na participação das interações em sala de aula. A produção da propaganda será um instrumento com o qual o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos
Cinco estrelas 1 classificações
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12/09/2011
Cinco estrelasGOSTEI MTO E SUPER IMTERESSANTE E SUPER LEGAL APRENDI BASTANTE VALEU