19/11/2009
Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Expressões e advérbios de frequência (always, sometimes, never, once a day, three times a week, etc.)
Atividades de rotina (acordar, tomar banho, etc) e de lazer (nadar, ir ao cinema, etc)
Simple Present
Question word: how often, when
O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/all-in-a-day (acesso 16/11/09)
Ele deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos.
1a aula:
1. Pergunte aos alunos: “Como foi seu dia ontem?” , “Como foi seu fim de semana?” “O que vocês fizeram que consideram atividades rotineiras?” “Fizeram algo que não faziam há muito tempo?” (=How was your day yesterday? How was your weekend? What did you do as a routine activity? Did you do anything you haven't done for a long time?)
2. Atividade 1: Distribua a primeira página do handout e chame a atenção dos alunos para as ilustrações. Peça que relacionem as figuras aos nomes das atividades que estão no centro do quadro. Mostre que a primeira ilustração já foi relacionada, é a letra “a” - do your homework or study. Permita aos alunos algum tempo para que terminem a atividade e faça a correção, praticando a pronúncia das expressões com os alunos.
Resposta: (No sentido horário, a partir do exemplo) a, d, c, n, h, m, e, g, l, j, i, b, f, k.
3. Atividade 2: Leia o enunciado com os alunos e cite um exemplo que seja verdadeiro para você em cada uma das situações. Por exemplo: Diga “I listen to music twice a day. In the morning, when I have a shower, and when I have dinner.” Os alunos podem responder oralmente, em uma atividade com toda a turma.
4. Atividade 3: Distribua a segunda página do handout e escolha alguns alunos para lerem as falas dos balões em voz alta. Certifique-se de que todos tenham compreendido os textos com pequenos comentários e gestos, como: “I drink water 6 times a day.” Em seguida, explique os quadros com as expressões e advérbios de frequência e peça que leiam os textos novamente, procurando exemplos destes nas sentenças e sublinhando-os.
Cheque as respostas: once a day, every Friday, twice a week, sometimes, never, always, three times a day.
Chame a atenção dos alunos para a ilustração do patrão que está intimidando a funcionária. Peça que observem a posição dos verbos e advérbios no balão e explique que os advérbios de freqüência vêm antes dos verbos, mas que este não é o caso do verbo be.
5. Peça aos alunos que elaborem, como atividade de para casa, 6 sentenças usando as expressões e advérbios de frequência que sejam verdadeiras para eles, amigos ou familiares.
2a aula:
1. Cheque com os alunos a atividade de para casa, pedindo a alguns que escrevam uma de suas sentenças no quadro e tirando dúvidas. Deixe algumas sentenças no quadro.
2. Peça aos alunos que leiam novamente os balões do diálogo entre as mulheres no restaurante, na página 2, distribuída na aula anterior. Chame a atenção para a pergunta “How often do you eat in this restautant?”. Explique que é assim que perguntamos com que frequência as pessoas realizam alguma atividade. Escolha no quadro uma das sentenças escritas pelos alunos e faça uma pergunta usando “How often do / does (...) ?” e peça que respondam usando uma das sentenças do quadro.
3. Atividade 4: Distribua a terceira página do handout. Peça aos alunos para circularem pela sala perguntando aos colegas com que frequência eles realiza m as atividades das il ustrações. Ele s devem, em seguida es crever as sente nças no quadro. Chame a atenção para a conjugação dos verbos na 3ª pessoa do singular. Monitore-os durante esta atividade, auxiliando-os com a pronúncia correta e na construção das sentenças. Recolha o material para correção.
3a aula: Avaliação
Atividade 5: Diga aos alunos que nesta aula eles farão uma pesquisa sobre a frequência com que seus colegas realizam algumas atividades. Distribua a última página do handout e leia com eles as instruções, explicando cada etapa. Os tópicos podem ser: hábitos higiênicos, atividades físicas, rotina de estudo, lazer, ou outro que envolva frequência de realização. Eles devem escrever a pergunta e três opções de resposta em inglês.
Eles devem entrevistar uma amostragem de 10 pessoas para calcular a porcentagem mais facilmente. O primeiro quadro do handout é para ilustrar um exemplo; o segundo pode ser usado pelo aluno para a condução de sua pesquisa. Os alunos deverão concluir a pesquisa em sala de aula.
A elaboração de um cartaz para divulgar os resultados da pesquisa pode ser feita em casa ou em uma aula com o professor de Artes.
Monte um painel com os cartazes na própria sala de aula ou em uma área de circulação dos alunos na escola, como corredores ou cantina. Antes da produção do cartaz, estabeleça critérios para a avaliação do trabalho a ser realizado.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!