20/11/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
• Brincar e se divertir fazendo caretas, dando abraços e criando novas formas de comunicação;
• Reconhecer palavras no contexto da brincadeira;
• Escrever o nome de um amigo da sala de aula;
• Conversar com os colegas e com sua família sobre sentimentos.
Levando em conta que toda turma de educação infantil trabalha o nome da criança por meio da ficha escrita, o professor pode desenvolver algumas atividades de identificação de tais fichas. Em uma rodinha por exemplo, pode colocar as fichas dos nomes de todos da turma no chão e pedir para que cada criança localize e pegue sua ficha. Depois pode inverter a brincadeira pedindo que peguem a ficha com o nome de outra coleguinha e tente identificar de quem é e qual o nome está escrito nela.
Ter contato com letras do alfabeto.
Objetivos da aula: 1. Colaborar com a manifestação de sentimentos diversos como tristeza, alegria, amizade e raiva.
2. Abordar a linguagem oral e escrita;
3. Possibilitar momentos de troca e interação entre as crianças.
A aula destina-se à crianças de 4 e 5 anos.
Primeiro Momento:
Em uma rodinha, apresentar um cartaz para a turma com o poema “Receita de espantar tristeza” de Roseana Murray. Recitar a poesia encenando cada parte que nela aparece:
Receita de Espantar a Tristeza
Roseana Murray
FAÇA UM CARETA
E MANDE A TRISTEZA
PRA LONGE PRO OUTRO LADO
DO MAR OU DA LUA
VÁ PARA O MEIO DA RUA
E PLANTE BANANEIRA
FAÇA ALGUMA BESTEIRA
DEPOIS ESTIQUE OS BRAÇOS
APANHE A PRIMEIRA ESTRELA
E PROCURE O MELHOR AMIGO
PARA UM LONGO E APERTADO ABRAÇO
Segundo Momento:
Em um dado grande e colorido, escreva e cole em suas faces alguns comandos como CARETA, PLANTAR BANANEIRA, BESTEIRA, ABRAÇO. Para completar o dado, dois dos comandos podem se repetir. Com as crianças em roda, você professor/a vai conduzindo a brincadeira dando o dado para uma ou duas crianças por vez. Elas terão que jogar o dado para cima e fazer o que sair em sua jogada. Por exemplo: se a face do dado que caiu estiver escrito ABRAÇO, ela terá que escolher um amigo para dar um abraço. E assim por diante. As crianças adoram fazer caretas e besteiras!
Terceiro Momento:
Depois que todas já tiverem jogado o dado, é hora de fazer o que mais diz a poesia: “DEPOIS ESTIQUE OS BRAÇOS, APANHE A PRIMEIRA ESTRELA E PROCURE O MELHOR AMIGO PARA UM LONGO E APERTADO ABRAÇO”.
Quarto Momento:
Fazer uma atividade de registro em que a criança irá escrever o nome do colega que a presenteou com a estrela colorida. Nessa escrita, a criança que sentir necessidade pode utilizar a ficha do nome do colega.
Fonte: PAIVA, N. S. G. Atividade realizada dia 29/10/2009.
Quinto Momento:
Para propiciar um diálogo entre a família e a escola, e entre a criança e seus familiares, proponha uma atividade em que cada criança conversará com sua família sobre o que gostam de fazer para espantar a tristeza.
Fonte: PAIVA, N. S. G. Atividade realizada dia 29/10/2009.
Sexto Momento:
Com o título bem criativo socialize as “receitas de espantar a tristeza” de cada família com o grupo por meio da leitura e exposição das mesmas na escola. Sugestão de título: “EI! VOCÊ ESTÁ TRISTE? ENTÃO É PORQUE NÃO CONHECE AS RECEITAS DE ESPANTAR TRISTEZA DA NOSSA TURMINHA!” afixar as receitas de todas as crianças em um lugar visível para todos da escola.
Papel colorido para fazer as estrelas.
Atividades de interação com a família e também com toda a escola
É importante observar o movimento das crianças. Elas conseguem criar formas de comunicação no momento da atividade com o dado? Gostaram da atividade proposta? Conseguiram escrever o nome do colega? As famílias se envolveram com a atividade proposta? As crianças reconheceram alguma palavra?
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/04/2010
Cinco estrelasParabéns pela sua esplanação. A aula é interessante apartir do título, que chama a tenção. O desenvolvimento não fica atraz. vou utiliza-la com meus pequenos. bj
24/03/2010
Cinco estrelasAmei esta atividade e com certeza irei realiza-la com minha turminha de 1° período. Parabéns e beijos!!