Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atchim.... Não é resfriado, é alergia!

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o mecanismo que envolve as reações alérgicas.

Identificar os fatores que podem desencadear alergias respiratórias.

Analisar possibilidades de evitar processos alérgicos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Professor, comece a aula mostrando o vídeo indicado abaixo:

Sítio Agência de Notícias de Florianópolis e região, “Menina de 12 anos não pára de espirrar”, disponível em: http://www.jornalfloripa.com.br/mundo/ver_info_jornalfloripa.asp?NewsID=1691 (acessado dia 15/11/09).

Pergunte a turma, por que a menina não pára de espirrar? Que doença ela apresenta? Há cura?

Agora apresente à turma a reportagem do Jornal do comércio, “Primavera é o pior período para quem sofre com alergias respiratórias”.

Disponível em: http://www.guiadigital.info/index.php?not=1&pesq_not=1&mostra=9039 (acessado dia 15/11/09).

 O professor poderá usar do retroprojetor ou datashow para mostrar à turma ou levá-los para ler a reportagem diretamente do computador.

DICA: Professor, para que a leitura da reportagem seja uma atividade dinâmica e motivadora, separe trechos que sejam mais relevantes e leia-os em voz alta para os alunos. Faça contextualização deste trecho com o cotidiano dos alunos, ou levante questionamentos para que eles pensem sobre o assunto. Caso a leitura do texto na íntegra seja necessária, lembre-se de fazer inserções ou pequenas explicações a partir de trechos do texto.

Faça um levantamento na sala de aula sobre quem tem alguma alergia, entre os alunos ou familiares. Alergia do que eles tem? Qual o período que mais se agrava? O que fazem para tratar deste problema?

A alergia pode ser considerada uma doença de proporção mundial? Afinal, quantas pessoas sofrem desta doença?

Estes questionamentos tem a intenção de instigar a curiosidade dos alunos para a instrumentalização de pesquisas e atividades sugeridas a seguir.

Encomende uma pesquisa para os alunos sobre as alergias respiratórias. Há uma seleção de sítios recomendados nos recursos adicionais que poderão nortear e enriquecer o conhecimento dos alunos.

Aproveite da pesquisa a ser feita no laboratório e apresente aos alunos os recursos de aprendizagem abaixo, que explicam como funciona o corpo humano frente à componentes alérgicos;

Imunidade       (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10069 acessado dia 16/11/09)

A animação explica como o sistema imune funciona. Mas o que ele tem a ver com as alergias e processos alérgicos?

Professor, divida a classe em equipes de 3 a 5 alunos. Instrua-os a fazer uma pesquisa à campo sobre as alergias respiratórias.

A primeira tarefa é cada aluno entrevistar 5 a 10 pessoas. As perguntas que eles farão têm por objetivo verificar: a quantidade de pessoas que tem alergias respiratórias se tem conhecimento deste assunto e de como tratar esta doença, períodos que a alergia é pior, locais que desencadeiam reações alérgicas.

Exemplo de roteiro de perguntas:

  1. Idade:
  2. Ocupação:
  3. Tem alguma alergia?  Conhece alguém que tenha? Qual?
  4. Sabe o que é alergia e como ela é desencadeada?
  5. Tem conhecimento de como tratar este problema?
  6. Como trata esta alergia?
  7.  Sabe onde buscar tratamento?
  8. Qual período (do dia ou do ano) que a alergia se agrava?
  9. Conhece locais que desencadeiam reações alérgicas?

Todos os dados deverão ser tabulados em planilha eletrônica para gerar estatísticas básicas. Estes dados estatísticos ajudarão a encaminhar a atividade de fechamento junto à comunidade.

A segunda tarefa será a en trevista de um agente de saúde (enfermeiro, agente de postos de saúde, médicos, etc). Os alunos deverão montar um roteiro de perguntas que visem embasar os dados encontrados nas entrevistas anteriores, e que complementem as informações já recolhidas pelas pesquisas.

A terceira tarefa é escolher um local para examinar as condições do ar. Eles deverão analisar se este local favorece o surgimento de alergias. Para isto, enumere com os alunos os possíveis poluentes que causam alergia, tais como:

• Solventes; 
• Compostos orgânicos voláteis (adesivos, carpetes, madeira manufaturada, máquinas fotocopiadoras, mobiliário, produtos de limpeza e pesticidas); 
• Tintas; 
• Fumaça de cigarro; 
• Produtos derivados da combustão (monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio) dos fogões, dos aquecedores e das lareiras; 
• Material particulado contendo poeira, ácaros, fezes de ácaros e fungos; 
• Fezes e restos de animais que eventualmente ocupam dutos do sistema de ar-condicionado;

    Pêlos de animais (gatos e cachorros);

    Pólen de flores;
• Microorganismos causadores de doenças no sistema respiratório (eliminados por indivíduos doentes dentro do edifício). 

 A presença de ar condicionado no local também deve ser verificada (se o filtro deste é trocado regularmente ou não). A umidade do local também deve ser analisada.

Os alunos deverão montar um relatório a ser entregue ao professor, contendo todas as tarefas realizadas. Também deverão montar uma apresentação para a turma, para isto é interessante que eles fotografem o local, os entrevistados que permitirem ser fotografados, busquem imagens dos agentes alérgicos na internet, a fim de enriquecer visualmente seu trabalho. Determine um tempo limite de apresentação, por exemplo, 7 minutos por equipe.

Ao fim das apresentações, discuta com os alunos os dados conseguidos pelas equipes no geral. Que conclusões eles chegaram? Quais locais, ou melhor, que situações desencadeiam processos alérgicos? O que pode ser feito para evitar alergias respiratórias?

Junto com os alunos, reúna os dados de todas as equipes, principalmente no que se refere ao conhecimento da comunidade. Verifique quais áreas as pessoas têm mais dificuldade de entendimento ou desconhecem e proponha aos alunos que montem uma campanha de conscientização e informação sobre as alergias. Esta campanha poderá ser na forma de palestras feitas pelos alunos  ou de uma apresentação teatral simples, também realizada pelos alunos. Ajude-os a montar um roteiro simples e eficiente que elucide a população local dos cuidados necessários com seus lares e locais de trabalho a fim de evitar alergias.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Avaliação

AVALIAÇÃO

Após o fim das apresentações o professor poderá encaminhar uma auto-avaliação com os alunos. Eles devem verificar quais os pontos que se saíram melhor, onde houve mais dificuldades e o que poderiam melhorar.

Os relatórios também poderão ser alvo de avaliação, para tanto o professor poderá usar da ferramenta rubrica. Determine com antecedência os critérios que analisará e explique-os para os alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Deusdete Dias da Silva, Esc. Mul.Minervino Damasceno Coelho , Pernambuco - disse:
    deusdetedias@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, Ezequiel e Rosângela, o trabalho de vocês é muito enriquecedor e curioso, acho que as pessoas irão gostar, pois envolve o assunto do nosso dia-a-dia. Adorei os videos e aprendi, irei indicar para amigos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.