Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Química na nossa vida!

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as áreas de atuação da química.

Compreender que a química está presente em nossas vidas.

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

A química é uma área do conhecimento que permeia vários setores de nossa vida. Você já olhou ao redor para ver que objetos existem devido aos avanços da química? Imagine o mundo sem o conhecimento do petróleo por exemplo. O que deixaria de existir?

Peça aos alunos que elaborem um mapa conceitual sobre a importância da química, que áreas da vida e do conhecimento ela abrange e influencia. Para isto, poderá levá-los ao laboratório de informática e usar o software CMap Tools. Para saber mais sobre mapas conceituais, visite os sítios indicados nos recursos adicionais.

Vamos trabalhar estes conceitos com a metodologia de desafios? Para isto o professor deverá ler o texto que disponibilizamos e preparar o “ambiente” para os alunos. A idéia é transformar a sala de aula (ou mesmo o próprio laboratório de química se a escola dispuser) em um laboratório de um cientista excêntrico. Neste dia em questão, o cientista desaparece e deixa a tarefa para seus estagiários, de encontrá-lo. Porém, para descobrir onde ele está os alunos deverão decifrar pistas, pesquisar temas de química e realizar pequenos experimentos.

Os alunos serão divididos em equipes, e representarão os papéis de estagiários deste cientista. O professor explicará com antecedência esta atividade de representação de papéis, onde eles deverão buscar por pistas e resolver os problemas que se apresentam na busca pela resposta do enigma.

Materiais necessários:

Espaço fechado (sala de aula ou laboratório de química).

Bureta(com papel da dica enrolado por fora).

Tubo de ensaio (com papel enrolado dentro com a dica).

Tabela Periódica

Extintor (ou impressão de imagem de um extintor) – dica afixada neste objeto ou nas costas da impressão.

Garrafinha com líquido (água) e rótulo com a fórmula do etanol (ou gasolina).

Sucata para montagem do modelo atômico do hidrogênio (ou material artístico para desenho desse modelo).

HISTÓRIA (Problematização)

Vocês fazem parte do grupo de estagiários do Dr. Mendelévio, um químico excêntrico e muito inteligente. Um belo dia, vocês chegam no laboratório para suas atividades diárias e não encontram o Dr. Mendelévio. Apenas um aviso na porta...

“A tarefa de vocês hoje é decifrar as pistas que deixei espalhadas. Se fizerem tudo certo vão saber onde estou. O tempo é curto! A primeira pista está em uma vidraria de laboratório muito conhecida de vocês. Procurem por ai.”

(A pista deve levar até o tubo de ensaio que o professor deverá deixar escondido em alguma parte da sala.Dentro do tubo de ensaio, eles encontrarão um papel com a dica.)

Pista 1 – Vocês sabem todos os materiais que precisamos em um laboratório? Acho que não.... Façam uma lista de todos os que vocês se lembram. A próxima pista estará em um desses materiais. Uma dica... ele tem nome engraçado, e vocês podem controlar quanto de líquido quer misturar com ele.

( A vidraria em questão é a bureta. Prenda pelo lado de fora o papel com a dica.)

Pista 2 – A química está em todos os cantos e presente em nossa vida. Não acredita? Busque o objeto do enigma: “Minha composição é igual ao do ar que você expira, mas quando a situação fica muito quente, eu posso salvar sua vida. (também posso ser constituído por bicarbonato de sódio)”.

( A resposta é Extintor de Incêndio. Se tiver um por perto ou dentro da sala ou laboratório, o professor poderá colocar a dica nele. Senão, o professor poderá imprimir uma imagem e no verso do papel escrever a próxima dica).

Pista 3 – Parabéns, você descobriu a composição do extintor de incêndio. Como que ele funciona, quimicamente falando? Pesquise a equação que mostra como ocorre a combustão e como o extintor pode acabar com incêndios. Aproveite para pesquisar que outros equipamentos são importantes para a segurança no laboratório de química. Monte uma lista para mostrar depois.

Ah sim... a próxima pista está em um dos componentes da equação química que pedi para pesquisarem.

(O professor poderá usar do componente “Ar” – simplesmente pendurando um papel em algum canto da sala ou usando de criatividade para referenciar este elemento - a indicação para a pista, neste caso será um experimento simples, disponível no Portal do Professor – Comprovação da existência do ar.)

Comprovação da existência do ar, usando uma seringa descartável

 disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17962 (acessado dia 17/11/09)

PISTA 4 – Sou um elemento essencial para ocorrer a combustão. Descubra e comprove minha existência com o experimento na mesa do professor. (a resposta é o ar)

Os alunos deverão fazer o experimento e responder as questões inerentes a ele.

(O ar é composto por uma série de elementos químicos... Onde esses elementos químicos estão organizados?) – Tabela Periódica.

Decifre as pistas e descubra onde o Dr. Mendelévio foi.

Sou um elemento químico, meu nome é um instrumento muito utilizado na cozinha, especificamente no fogão.

Eu sou um elemento que energizado pode até causar explosões nucleares.

Meu número atômico é 53.

Símbolo químico do alumínio.

Co + Número atômico 7+ Elemento de número 32+ Duas vezes o Enxofre+ Elemento mais importante para a manutenção da vida na Terra.

Professor, você poderá modificar quaisquer tarefas e enigmas sugeridos, de forma a melhor se adequar à sua realidade escolar. O importante é mostrar aos alunos que a química está presente em todos os segmentos da vida, e que é interessante e importante.

Discuta com os alunos sobre as áreas que a química influencia. Encomende uma breve pesquisa sobre estas áreas e o resultado da pesquisa deverá ser registrado nos mapas conceituais iniciados no começo das aulas.

Como atividade de fechamento deste tema, o professor poderá convidar um químico para falar um pouco sobre a profissão e importância que a química tem na sociedade e tecnologia.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Comprovação da existência do ar, usando uma seringa descartável Experimento prático
Recursos Complementares

Sobre mapas conceituais:

http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Mapas_Conceituais (acessado dia 17/11/09)

mapas conceituais no ensino de química: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0373-1.pdf (acessado dia 17/11/09)

Avaliação

Utilize as produções dos mapas conceituais e relatórios como parte da avaliação.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fábio, Escola Municipal Deputado Djalma Marinho , Rio Grande do Norte - disse:
    fabionc2@zipmail.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Falta mais detalhes de informações.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.