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Homem primata - Evolução biológica do ser humano

 

19/11/2009

Autor(es) e Coautor(es)
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ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a teoria de evolução biológica do ser humano.

Analisar as descobertas de fósseis com a evolução do homem.

Relacionar a evolução biológica com a evolução cultural do homem.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fundamentos da teoria da evolução. Darwinismo. Evidências da evolução.

Estratégias e recursos da aula

A nossa espécie surgiu há menos de 500.000 anos. A história da humanidade não dá conta de todo esse tempo, nem tampouco explica a relação entre nossa espécie e fósseis de hominídeos que datam de muito mais tempo atrás. Seriam esses fósseis os ancestrais da espécie humana?

Inicie a aula com uma imagem de Darwin com corpo de macaco.

Qual a história evolutiva do homem? Ele veio do macaco?  Qual o parentesco que o ser humano tem com os outros primatas?

A temática evolução, principalmente a evolução do ser humano pode ser polêmica, pois muitas vertentes religiosas apregoam que estas teorias são heresias. Portanto o professor deverá ter jogo de cintura ao trabalhar este conteúdo com a classe.

Entre a Prática Social Inicial do Conteúdo e a Problematização, convide os alunos a expressarem o que entendem sobre a evolução humana. É possível que muito se fale da evolução tecnológica de nossa espécie, como também das posturas contrárias à evolução. Neste momento, deixe que eles se expressem livremente.

DICA: Deixe claro aos alunos que a evolução biológica do homem não tem a ver com os preceitos religiosos que eles acreditam. Mas que é importante que eles conheçam e compreendam a explicação científica que liga nossa espécie aos demais primatas e como foi essa jornada de evolução.

Após a discussão preliminar, e as explicações do conteúdo apresentado pelo professor, peça que os alunos confeccionem um mapa conceitual. Este mapa inicial poderá conter todo o conteúdo que eles trazem consigo.

Para aprofundar o assunto, leve os alunos ao laboratório de informática.

Sugerimos a apresentação de dois vídeos. O primeiro, trabalha com a evolução do Homo sapiens sapiens, principalmente sua evolução tecnológica.

Navegantes: pré-história

Navegantes: pré-história – vídeo - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9113

O segundo vídeo, mostra como uma espécie de hominídio primitivo, ancestral da nossa espécie pode ter se desenvolvido no planeta pré-histórico.

 Vídeo Homem pré-histórico (7 min): http://www.youtube.com/watch?v=TrDkr8sb8BY&feature=related (acessado dia 14/11/09);

(Há ainda um terceiro vídeo, que poderia ser passado entre o primeiro e o segundo, caso o professor ache interessante e tenha tempo hábil para tanto. É o vídeo da National Geographic, Homem pré-histórico – vivendo entre as feras (9min) : http://www.youtube.com/watch?v=9GKSZOIF5wk – trata de como os homens pré-históricos se organizavam para caçar feras muito mais adaptadas à predação que nossa espécie(acessado dia 14/11/09))

Questione com os alunos as diferenças entre os vídeos os apresentados. Qual deles que é mais “real”, mais próximo de nossa realidade? Que aspectos do segundo vídeo que mostram que o hominídeo representado não é da nossa espécie? E quais aspectos apontam para que ele seja um dos ancestrais do Homo sapiens? Quais os aspectos mais relevantes do segundo vídeo, que podem mostrar indícios com o estilo de vida dos seres humanos de hoje?

Para o professor: Darwin acreditava que originalmente os ancestrais do homem eram catadores de frutas, vivendo em árvores, e gradualmente foram se aventurando no chão e comendo proteína animal. Há quem defenda que o fato de nos tornarmos carnívoros ajudou no desenvolvimento da inteligência. Este aspecto está bem representado no segundo vídeo.

O Homem de Neandertal.

Em 1856, trabalhadores em Neanderthal (Vale de Neander – Alemanha) encontraram uma coleção de ossos numa caverna de calcário. Os ossos eram claramente humanos, a despeito do crânio d e testa inclinada e grandes saliências acima dos olhos. O achado provocou controvérsias, tendo quem acreditasse que este era o “Elo Perdido” e outros mais céticos que achavam que era alguém com deformidade óssea.

Encomende aos alunos uma pesquisa sobre a evolução humana. Nos recursos adicionais sugerimos alguns livros que podem ser de grande ajuda a eles. Após a pesquisa, eles deverão complementar seus mapas conceituais iniciais.

Agora que os alunos já estudaram e debateram sobre o tema, instrua-os a fazer um objeto de aprendizagem (pequeno vídeo com animação ou tira de história em quadrinhos) que mostre a evolução do ser humano (principalmente do ponto de vista biológico, citando os principais hominídeos que já foram descobertos).

Para tanto, indicamos o uso de dois sítios na internet que disponibilizam recursos para edição de vídeo e criação de história em quadrinhos.

GO ANIMATE

Goanimate é um sítio da internet que possibilita a criação de animações simples (sem necessidade de instalação de software no computador). O endereço para acessar é: http://goanimate.com/ (acessado dia 17/11/09). Para saber mais, clique aqui ou acesse o endereço a seguir: http://andreacastagini.blogspot.com/ (acessado dia 17/11/09).

TOONDOO

Toondoo é um sítio da internet que disponibiliza um software portátil (dispensa instalação) onde é possível criar tiras de história em quadrinhos. O endereço para acessar é: http://www.toondoo.com/ (acessado dia 17/11/09)

No canto direito da página há um quadro “Toon Maker”. Clique sobre ele. Abrirá uma página pedindo que se logue no sítio. A inscrição é rápida, bastando ter um e-mail para a ativação da conta. Assim que finaliza a incrição, deve se logar na página, fornecendo os dados de nome de usuário (username) e senha (password). É remetido para a página inicial. Ali novamente poderá clicar sobre Toon Maker. Abre-se opções de quadrinhos que queira fazer (um pequeno, um só maior, dois, três quadrinhos).

Na parte de cima da página há opções de personagens, fundos, balões de texto, objetos e demais elementos para compor a tirinha em quadrinhos. Basta clicar sobre o quadro com a imagem que indica o elemento e escolher. É possível também personalizar a imagem escolhida.

Depois de confeccionado a tirinha é possível ter um preview e salvar no próprio sítio. O botão que possibilita isto está visível quando se clica sobre o primeiro ícone da barra horizontal superior, nomeado de “Toon Doo start here”.

HAGAQUÊ

O Software Hagaquê tem tutoriais em português, disponíveis em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/ (acessado dia 17/11/09) e http://materialdidatico.pbworks.com/Tutorial%20HagáQuê (acessado dia 17/11/09).

E o programa está disponível em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ (acessado dia 17/11/09)

Sugestão: O professor poderá definir temas específicos para grupos de alunos, de modo que cada produção tenha conteúdo diferenciado.

A lguns temas correlacionados podem ser:

- Eva Mitocondrial

- O homem de Piltdown

- A sequencia de fósseis de hominídeos que mostra a evolução do ser humano ( pode ser dividido em mais de uma equipe).

- A descoberta do fóssil Lucy

- As teorias de colonização do planeta – Saída da África

-  Posição filogenética da espécie humana

- A evolução física e mental da espécie humana

A apresentação destes temas poderá seguir uma ordem ou ser aleatória. O material apresentado poderá complementar os mapas conceituais iniciados anterioremente.

Após as apresentações das animações e histórias em quadrinho debata com os alunos sobre a importância das descobertas da história evolutiva do homem. Atente para ver se houve modificação no entendimento deles em relação aos fósseis encontrados de hominídeos e principalmente aos conceitos errôneos ou deturpados que possam estar presentes no início desta temática.

As produções dos alunos poderão ser mostradas para a escola, fazendo uma exposição e uma sessão de vídeos feitos por eles. Há também a possibilidade do professor fazer um blog e neste publicar as produções dos alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Navegantes: pré-história Vídeo
Recursos Complementares

Vídeo Evolução

http://www.youtube.com/watch?v=5UYGXHps2bY&feature=fvw (acessado dia 14/11/09);

Avaliação

A avaliação poderá se dar pela produção dos alunos. Lembre de criar e divulgar critérios de avaliação que terá. Uma ferramenta interessante é o uso de rubricas.

Também é possível fazer uma auto-avaliação com os alunos, sobre o que aprenderam com as aulas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Ariane, Escola Sete de Setembro , Minas Gerais - disse:
    arianebc11@yahoo.com.br

    09/02/2011

    Cinco estrelas

    Gostei demais, vou utilizar em minhas aulas


  • José Marcelino de Santana Silva, ACEAI , Bahia - disse:
    marcelinopaz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da metodologia e do encaminhamento para a produção dos vídeos, tenho certeza que esse tipo de aula desperta muito interesse pois os estudantes podem prodruzir com criatividade. A junção da pesquisa com produção de textos e vídeos considero perfeito para conteúdos considerados "difíceis".


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