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What are you going to do?

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá como usar a forma BE GOING TO para expressar futuro, bem como o nome de diversos feriados.

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer previamente:

- meses do ano.
- números ( 1 a 31, referente aos dias do mês).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1.

O objetivo dessa aula é apresentar, oralmente e por escrito, o vocabulário a ser trabalhado pelos alunos. Explique a eles que eles irão falar mais e posteriormente anotar o que aprenderam.

Pergunte aos alunos:

“What is your favourite Holiday?Why?”

Provavelmente os alunos vão dar os nomes dos feriados na língua materna, mas assim que eles mencionarem o nome, escreva-o no quadro em Inglês.

Oriente-os a anotar os nomes no caderno. Alguns feriados que provavelmente aparecerão entre as respostas dos alunos são:

New Year’s Eve / Day
Valentine’s Day
Independence Day
Halloween
Christmas Eve / Christmas
Mother’s Day
Father’s Day
Easter

Acrescente, com a ajuda dos alunos, palavras chaves referentes a cada feriado mencionado.

Ex.: New Year's Eve - December , white clothes, fireworks, parties, family, champagne

       Christmas - Santa Claus, presents/gifts, summer, midnight supper, family

       Valentine's Day - June, boyfriend, girlfriend, gifts, flowers, heart, chocolate, candies

       Easter - Easter bunny, eggs, April, Sunday, holy week, etc.

Logo após, pergunte novamente:

“Do you celebrate any of these holidays? How?”

Eles provavelmente vão responder coisas como parties, gifts, family, resting/relaxing, etc. Incentive a participação de todos, mesmo que seja na língua materna.

“Are there any other celebrations in Brazil?”

Lembre-os dos feriados santos, feriados referentes a padroeiros(as), aniversário de cidades, etc.

É importante que eles anotem essas informações no caderno.

Como tarefa de casa peça que eles escrevam um parágrafo respondendo a seguinte pergunta:

"What's your favorite holiday and why is it your favorite one ?" Ao fazer isso eles revisarão, em casa, o que foi visto em forma de vocabulário na sala de aula.

Aula 2.

Após revisar o vocabulário referente a HOLIDAYS, visto na aula anterior, questione-os o que eles farão em alguns desses períodos de descanso. Por exemplo:

“What are you going to do for Valentine’s Day?”
“What are you going to do for Mother’s Day?”
“What are you going to do for Christmas?”

Explique aos alunos qual é o uso e o significado da forma Be Going To. Acesse: http://www.colegioweb.com.br/ingles/be-going-to-future  (acesso em 14/11/2009) para mais informações sobre essa estrutura gramatical. Esse site é mais uma referência para você, mas se achar necessário, posteriormente, organize essas informações em um arquivo do WORD (.doc), faça cópias xerox e entregue aos alunos.

Explore, nesta atividade oral, o vocabulário aprendido na aula 1.

Sugestão adicional: organize os alunos em duplas. Cada um da dupla deverá anotar o que o outro vai fazer no feriado (especificar um feriado). Depois eles deverão reportar à turma o que descobriram sobre o colega.

Uma tarefa para casa: Peça aos alunos que pesquisem mais nomes de feriados (datas, celebrações, etc). 

Se tiver acesso ao laboratório de informática, acesse http://www.eslpdf.com/esl_holidays.html  (acesso em 14 de Novembro de 2009). Neste site há atividades para que os alunos aumentem o conhecimento sobre diversos feriados. Você poderá fazer cópias para os alunos, caso não tenha acesso ao laboratório. O professor poderá escolher com qual exercício irá traba lhar (escolha os exercícios referentes aos feriados existentes no país), pois, em todos os handouts oferecidos no site, o aluno terá a oportunidade de aprender vocabulário novo sobre hollidays ( ex: traditions,pagan, etc.).

Aula 3.

Utilize a pesquisa que os alunos fizeram em casa. Divida a sala em duplas, cada aluno da dupla deverá escolher um feriado e responder as seguintes perguntas:

Observação: Os alunos poderão basear as respostas nos exercícios oriundos do site mencionado na aula 2, pois, os mesmos darão maior suporte linguístico aos aprendizes para responder as perguntas  sobre feriados.

“What is the Holiday?”
“When is it?”
“What are you going to do?”
“Who is going to be with you?”
“Where are you going to go?”
“When are you going to go?”
“How are you going to get there?”


Depois, peça aos alunos que reportem os planos do companheiro de dupla para a sala.

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.
RECURSO - Dictionary.com
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false  
(acesso em 14 de Novembro de 2009)

Avaliação

Como primeira opção de avaliação,acesse: http://www.4shared.com/get/108508720/5271376f/holidays_leisure__NXPowerLite_.html;jsessionid=7FC9580DC31D45C1B886667205E647FF.dc156  (acesso em 14 de Novembro de 2009). Neste site, serão encontradas atividades que poderão ser impressas e servir como avaliação do conteúdo estudado durante as aulas. Entregue as atividades aos alunos e peça-os que as retorne, devidamente identificadas.

Os alunos também poderão ser avaliados por meio de uma gincana. Divida a sala em dois grandes grupos sendo que cada grupo deverá ter um líder já estabelecido. Os membros dos grupos deverão formular, no mínimo, 10 perguntas envolvendo o conteúdo exposto anteriormente (holidays, be going to). As perguntas dos dois grupos deverão ser colocadas separadas em sacos plásticos.  No momento da gincana, o líder de cada grupo escolhe um membro do grupo oposto para participar da competição. Escolhidos os competidores, cada um retira uma pergunta do saco plástico do grupo oposto. Os competidores terão 1 minuto para responder as perguntas. Se o grupo não souber a resposta ou responder de forma incorreta o grupo perde ponto. Ganha o grupo com mais pontos.

A quantidade de rodadas dessa gincana deve ser determinada de acordo com as necessidades do professor. Se a turma for muito grande, recomenda-se subdividir cada grupo em: participantes e apoiadores. Os apoiadores ajudam os participantes durante a competição.

Sugestão: Caso ache desconfortável trabalhar com grupos grandes, faça as modificações necessárias para ter mais grupos participantes.

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