20/11/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Jogos recreativos.
Estabelecer relações entre o brincar, o competir e o cooperar.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio
Aula 1
Atividade 1
Brincadeira Elástico
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que posibilite o desenvolvimento da atividade.
Materiais: 3 m de elástico e tesoura para cortar
Construir um elástico. Cortar um pedaço de 3 m de comprimento de elástico e unir as pontas com um nó. Depois colocar por entre os pés e tentar os comandos.
Dois alunos serão escolhidos para segurar o elástico. Eles ficam a aproximadamente 2 metros de distância um do outro, com o elástico na altura do tornozelo e com as pernas afastadas. O aluno que fica no centro do elástico tem de fazer os movimentos combinados com os colegas antes de iniciar a brincadeira. Pode ser pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro.
Conseguindo, ele passa para a próxima fase: executar a mesma sequência de movimentos com o elástico colocado em uma altura maior. Do tornozelo pasa para canela, depois para o joelho até chegar a coxa. Se o aluno errrar, troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico. Ganha quem chegar mais alto sem errar.
Atividade 2
Corrida de revesamento com bastão (estafeta)
Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que posibilite o desenvolvimento da atividade.
Materiais: cones (ou giz para demarcar o chão), pequenos bastões de madeira coloridos ou cabos de vasouras cortados em pedaços de 30 cm.
O professor dividirá a turma em quatro grupos e com o mesmo número de alunos em cada um. Caso, a turma tenha número ímpar, um aluno do grupo que estiver com um aluno a menos realizará a atividade duas vezes.
Organize os grupos em filas atrás de uma linha demarcada no chão e no final da quadra ou pátio. Os alunos de cada grupo devem aguardar a sua vez de correr. O primeiro aluno de cada grupo ficará com bastão nas mãos.
Coloque na frente de cada equipe, na distância combinada, um cone para que os alunos possam correr até ele, tocá-lo com o bastão e depois retornar correndo até seu grupo.
O aluno que estava correndo entregará o bastão ao companheiro que está na primeira posição da fila e irá para o final, até que todos tenham a oportunidade de correr. Vence o grupo que fazer todo o revezamento primeiro.
Aula 2
Atividade 1
Revezamento no banco
Espaços: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Materiais: quatro banco suecos ou bancos de madeiras.
Cada grupo ficará sentado em um banco na posicionado na diagonal. Quando chega ao seu banco, o aluno bate na mão do companheiro que está na primeira posição e senta-se na última. O aluno que recebeu o toque sairá correndo, e assim sucesivamente. Nesta variação, as equipes disputam simultaneamente
.
At vidade 2
Centopéia Corre
Espaços: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Materiais: 4 bolas e cones
Peça aos alunos que formem quatro grupos e se posicionem em fila. Depois, todos deverão sentar com as pernas abertas, encaixando-se um atrás do outro, parecendo uma centopéia. A uma determinada distância, coloque um cone à frente de cada grupo.
O primeiro aluno passará a bola para os demais , por isso todos deverão estar com as mãos levantadas para receber a bola, que deve pasar de mão em mão até o último da fila. Não poderão jogá-la para trás para adiantar. Quando a bola chegar ao último integrante, ele correrá para sentar-se a frente do primeiro e recomeçar a passar a bola. Dessa forma, a centopeia se movimenta até chegar perto do cone, onde a bola será colocada para concluir a atividade.
Dialogar com os alunos sobre como o brincar (divertir), o competir e o cooperar podem interagir nas mesmas atividades. Questionar se as limitações de cada um foi respeitada e qual dos três elementos prevalesceu masi na atividade.
Pergunte aos alunos que brincadeiras poderiam ser criadas à partir dos novos conhecimentos e das brincadeiras apresentadas;
Resgatar o desejo pela busca do conhecimento e tornar a aprendizagem prazerosa, no qual , o aluno passe a gostar cada vez mais de brincar.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/03/2015
Cinco estrelasmuito Excelente
11/10/2013
Cinco estrelasIsso só é a forma escrita de tudo que há 20 anos atrás fazia parte do nosso cotidiano. Era um algo a mais que completava o sentido de estar na escola e interagir com os colegas. Tempo bom, que precisa voltar com urgência.
01/02/2012
Cinco estrelasnossa muito legal,faz com que a criança se entejara com os colegas,tenha coordenação motora.