Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


sobre coesão e coerência textuais

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
Lazuita Goretti de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer e analisar elementos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da coesão textual;
  • identificar a interdependência semântica entre os elementos constituintes de um texto reponsáveis pelo estabelecimento da coerência.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter noções básicas de coesão e coerência textual;
  • reconhecer e empregar artigos, pronomes e conjunções em textos.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática.
  • atividades em pequenos grupos em sala de aula.


AULA 1
Atividade

A temática a ser abordada nessa aula trata-se da coerência e coesão textuais.

Importante: Professor, enquanto a coesão diz respeito às articulações gramaticais existentes entre palavras, frases e orações no plano linguístico, a coerência trata da relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, subjacentes aos mecanismos formais, e construída a partir do conhecimento compartilhado entre os usuários da língua. O conceito de coerência está ligado ao conteúdo, ou seja, está no sentido constituído pelo leitor.

Nessa aula, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que, em dupla, ele pesquisem sobre o assunto.
Disponíveis no site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coer%C3%AAncia_e_Coes%C3%A3o

Aula 2
Atividade

Em sala de aula, o professor deverá apresentar aos alunos o texto, “A incapacidade de ser verdadeiro” e analisá-lo com a participação deles. Objetiva-se com essa atividade, mostrar aos alunos alguns mecanismos responsáveis pelo estabelecimento da coesão e da coerência em um texto.

Texto:

A incapacidade de ser verdadeiro

Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_4gdUoHTN21Q/SpaZUornsrI/AAAAAAAAHYY/is-C3YG9YSU/s400/HQ+7.jpg

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois Dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte, ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez, Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pala chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
__Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.

ANDRADE, Carlos Drummond de. A cor de cada um. Rio de Janeiro, Ed. Record,1998

Disponível no site:

http://clatuveratanictu.blogspot.com/2005/05/incapacidade-de-ser-verdadeiro.html

Questões para direcionar a análise do texto. Estas questões poderão ser respondidas no caderno e o professor deverá corrigi-las, auxiliando o aluno em suas dificuldades.

1. Observe os termos em destaque no texto.
a. A que se referem os pronomes o e ele no segundo parágrafo?
b. Reescreva o trecho abaixo, substituindo os pronomes destacados pelo referente já mencionado no texto:
“A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola...”
c. Conclua: qual é a função dos pronomes e a sua importância na construção do texto?

2. Observe: “... um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos...”
a. Que palavra está sendo modificada pelo adjetivo cheio?
b. Conclua: A concordância é um mecanismo de coesão textual? Explique.

3. As conjunções também são responsáveis pela conexão entre partes do texto, possibilitando que se dê continuidade às idéias apresentadas.
Explique que relações são expressas por estes elementos nos trechos seguintes, retirados do texto.
a.“Quando o menino voltou [...]a mãe decidiu levá-lo ao médico”.
b.“Desta vez, Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.”
c. “A mãe botou-o de castigo, mas na sem ana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua..."

3. O emprego de sinônimos também é um recurso para o estabelecimento da coesão textual. Essa afirmação pode ser exemplificada na frase seguinte? Explique.
“Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram...”

4. Observe o emprego do artigo:

“Um dia chegou em casa...”; “Quando o menino voltou...”; “A mãe botou-o de castigo...”
Responda: Em que sentido os artigos (definidos e indefinidos) podem concorrer para a coesão de um texto?

5. Explique o emprego do pronome demonstrativo este, no trecho seguinte:
“__Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.”

6. Comente a afirmação seguinte:
Em relação à coerência, isto é, à manutenção da mesma referência temática, pode-se afirmar que o texto “A incapacidade de ser verdadeiro” apresenta-se coerente a partir do título.

7. Assinale a(s) afirmação(ões) verdadeira(s).
Em relação à coerência pode se dizer que o texto apresenta:
a. ( ) harmonia de sentido em decorrência da conexão estabelecida entre as partes.
b. ( ) expõe uma informação nova.
c. ( ) não apresenta contradições entre as idéias.
d. ( ) apresentar um ponto de vista, uma nova visão de mundo.

Aula 3
Atividade

O professor deverá propor aos alunos, em grupo de três pessoas, que realizem a análise do texto, “Maneiras de amar” de Carlos Drummond de Andrade, explorando os mecanismos responsáveis pelo estabelecimento da coesão e da coerência.
Para direcionar o trabalho dos alunos, o professor deverá destacar termos e expressões no texto a serem analisados.

Texto:
Maneiras de amar

(Carlos Drummond de Andrade)

Disponível em:

http://www.papeldeparede.etc.br/wallpapers/thumbs/1682_270.jpg


O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

Em vão, o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.

O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem. "Você o tratava mal, agora está arrependido?" "Não", respondeu "estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso e gostava".

Disponível no site:

http://www.napontadoslapis.com.br/2009/10/maneiras-de-amar-por-drummond-contos.html

Aula 4

Atividade

O professor deverá sortear dois grupos para expor a análise do texto para a sala. Os outros grupos participarão fazendo intervenções – com a mediação do professor- a respeito da análise realizada por eles.

Avaliação

A avaliação dar-se-á em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e também por meio da realização da atividade escrita: reconhecimento e análise dos mecanismos de coesão e coerência no texto proposto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elza, Una , Paraíba - disse:
    elzareichert6@hotmail.com

    15/09/2012

    Três estrelas

    Amei AS ATIVIDADES, mas n encontrei as respostas, como saber se acertei?


  • marcia soares, Escola de Ensino Médio Guaraciaba do Norte , Ceará - disse:
    professoramarcia5@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! Atividades assim com outros temas, seria muito bom


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.