Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Canção – prazer em aprender

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o/a aluno/a poderá conhecer o que é uma canção e sua estrutura textual; desenvolver a escuta e a memorização, estabelecer relações entre a fala e a escrita.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos - Três (3) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é preciso que os/as alunos/as já tenham domínio de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Aula - Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a para o desenvolvimento dessa aula sugerimos que trabalhe sobre o compositor Toquinho e sua canção Aquarela.
Para trabalhar a música Aquarela, primeiro apresente aos/às alunos/as os personagens principais dessa canção: o sol amarelo, o castelo, o barco a vela, o navio, a luva, o guarda-chuva, o mundo, a gaivota, o avião, o menino, a astronave, reproduzidos em E.V.A. ou papel cartão. Pergunte aos/às alunos/as se sabem que cenário representa aquelas imagens.
Convide os/as alunos/as a organizarem as imagens no espaço da lousa. Depois, peça para fazerem uma lista de todas as imagens no caderno.
Neste momento, faça uma roda de conversa e apresente aos/as alunos/as o compositor Toquinho e conte um pouco sobre a vida dele e suas canções. Tudo em uma linguagem bem simples e envolvente. Para se informar melhor sobre o cantor e compositor, sugerimos que acesse o sítio: http://www.toquinho.com.br/.

De modo coletivo, elabore um painel com a biografia de Toquinho e exponha na sala ou no mural da escola.
Apresente à turma a canção Aquarela. Para isso, professor/a, você terá as seguintes opções:
1. Poderá tocar a música que está disponível no CD Toquinho para as crianças, faixa 1, para que ouçam.
2. Poderá acessar o vídeo da música no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=IG1ZU56tsdo.

Independente da opção escolhida providencie para cada criança uma cópia da letra da canção.


Aquarela
Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...
Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...


Segunda aula - Uma (1) aula de 60 minutos


De posse da cópia da canção, trabalhe atividades de alfabetização bem direcionadas. Você poderá desenvolver a seguinte sequência:
Peça à turma que:
1) localize palavras especificas, que poderão ser aquelas a que se referem as imagens, fazendo um traço colorido embaixo delas;
2) localize o titulo e os compositores da canção, circulando com lápis de cor;
3)  preencha as lacunas da canção impressa, a fim de que fique igual a canção original;
4)  organize, conforme a canção original, as tiras recortadas e embaralhadas da canção impressa.


Terceira aula - Uma (1) aula de 60 minutos.


Professor/a organize as crianças em duplas ou trios, com base na canção memorizada, peça a elas que criem um poema, dando-lhe um título. Trabalhe com elas: o que é um poema, como ele é formado e suas características.
Estimule-as a criarem um poema sobre um tema de sua preferência. Você professor/a poderá perguntar se a turma prefere que cada criança escreva um poema sobre um tema livre ou se opta por eleger um tema comum. Se este ganhar proceda a votação e a apuração dos votos.
Feito os poemas, solicite que cada grupo apresente-os para a sala e exponha-os em um painel.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada em todas as etapas do processo de desenvolvimento da aula. Você professor/a deverá observar e registrar a capacidade de cada aluno/a em realizar as atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.